Effects of implicit, explicit and sequential learning in the acquisition of the basketball shooting skill in novices
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Journal of Physical Education (Maringá) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/38480 |
Resumo: | O objetivo do presente estudo foi verificar os efeitos da aprendizagem explícita e implícita em crianças, assim como a aplicação da aprendizagem sequencial, na aquisição da técnica de arremesso do basquetebol em um contexto ecológico. Os sujeitos (n=80) eram novatos no basquetebol, entre 9 e 12 anos. Os grupos experimentais seguiram um dos três diferentes métodos de treinamento, os quais combinaram aspectos técnicos e táticos: (a) explícito, (b) implícito, ou (c) sequencial (primeiro implícito e depois explícito). O grupo controle participou somente das fases de testes. Realizou-se um pré-teste e um pós-teste para avaliar o desempenho da técnica do arremesso de forma isolada. Também aplicou-se um teste de transferência no formato de um jogo de 3 vs. 3. Os resultados indicaram que todos os grupos experimentais melhoraram de forma semelhante como consequência do treinamento, não diferindo no desempenho da técnica do arremesso do basquete no teste de forma isolada ou no jogo. O grupo sequencial obteve uma queda de desempenho semelhante ao grupo explícito no teste de transferência, o que pode ser devido a quantidade de conhecimento explícito acumulado por eles. Conclui-se que os efeitos da aprendizagem motora implícita e explícita são semelhantes quando realizadas em ambientes complexos com crianças. |
id |
UEM-9_41290cff19deed4d9770571f04e24bff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/38480 |
network_acronym_str |
UEM-9 |
network_name_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository_id_str |
|
spelling |
Effects of implicit, explicit and sequential learning in the acquisition of the basketball shooting skill in novicesHabilidades motora. Aprendizagem. Criança. Basquetebol.O objetivo do presente estudo foi verificar os efeitos da aprendizagem explícita e implícita em crianças, assim como a aplicação da aprendizagem sequencial, na aquisição da técnica de arremesso do basquetebol em um contexto ecológico. Os sujeitos (n=80) eram novatos no basquetebol, entre 9 e 12 anos. Os grupos experimentais seguiram um dos três diferentes métodos de treinamento, os quais combinaram aspectos técnicos e táticos: (a) explícito, (b) implícito, ou (c) sequencial (primeiro implícito e depois explícito). O grupo controle participou somente das fases de testes. Realizou-se um pré-teste e um pós-teste para avaliar o desempenho da técnica do arremesso de forma isolada. Também aplicou-se um teste de transferência no formato de um jogo de 3 vs. 3. Os resultados indicaram que todos os grupos experimentais melhoraram de forma semelhante como consequência do treinamento, não diferindo no desempenho da técnica do arremesso do basquete no teste de forma isolada ou no jogo. O grupo sequencial obteve uma queda de desempenho semelhante ao grupo explícito no teste de transferência, o que pode ser devido a quantidade de conhecimento explícito acumulado por eles. Conclui-se que os efeitos da aprendizagem motora implícita e explícita são semelhantes quando realizadas em ambientes complexos com crianças.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2018-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Originalapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3848010.4025/jphyseduc.v29i1.2964Journal of Physical Education; Vol 29 No 1 (2018); e-2964Journal of Physical Education; Vol. 29 Núm. 1 (2018); e-2964Journal of Physical Education; v. 29 n. 1 (2018); e-29642448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMenghttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/38480/751375138315Copyright (c) 2018 Journal of Physical Education/UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Mariana CalábriaAlbuquerque, Maicon RodriguesRaab, Markus2019-07-17T08:43:16Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/38480Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:43:16Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Effects of implicit, explicit and sequential learning in the acquisition of the basketball shooting skill in novices |
title |
Effects of implicit, explicit and sequential learning in the acquisition of the basketball shooting skill in novices |
spellingShingle |
Effects of implicit, explicit and sequential learning in the acquisition of the basketball shooting skill in novices Lopes, Mariana Calábria Habilidades motora. Aprendizagem. Criança. Basquetebol. |
title_short |
Effects of implicit, explicit and sequential learning in the acquisition of the basketball shooting skill in novices |
title_full |
Effects of implicit, explicit and sequential learning in the acquisition of the basketball shooting skill in novices |
title_fullStr |
Effects of implicit, explicit and sequential learning in the acquisition of the basketball shooting skill in novices |
title_full_unstemmed |
Effects of implicit, explicit and sequential learning in the acquisition of the basketball shooting skill in novices |
title_sort |
Effects of implicit, explicit and sequential learning in the acquisition of the basketball shooting skill in novices |
author |
Lopes, Mariana Calábria |
author_facet |
Lopes, Mariana Calábria Albuquerque, Maicon Rodrigues Raab, Markus |
author_role |
author |
author2 |
Albuquerque, Maicon Rodrigues Raab, Markus |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Mariana Calábria Albuquerque, Maicon Rodrigues Raab, Markus |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Habilidades motora. Aprendizagem. Criança. Basquetebol. |
topic |
Habilidades motora. Aprendizagem. Criança. Basquetebol. |
description |
O objetivo do presente estudo foi verificar os efeitos da aprendizagem explícita e implícita em crianças, assim como a aplicação da aprendizagem sequencial, na aquisição da técnica de arremesso do basquetebol em um contexto ecológico. Os sujeitos (n=80) eram novatos no basquetebol, entre 9 e 12 anos. Os grupos experimentais seguiram um dos três diferentes métodos de treinamento, os quais combinaram aspectos técnicos e táticos: (a) explícito, (b) implícito, ou (c) sequencial (primeiro implícito e depois explícito). O grupo controle participou somente das fases de testes. Realizou-se um pré-teste e um pós-teste para avaliar o desempenho da técnica do arremesso de forma isolada. Também aplicou-se um teste de transferência no formato de um jogo de 3 vs. 3. Os resultados indicaram que todos os grupos experimentais melhoraram de forma semelhante como consequência do treinamento, não diferindo no desempenho da técnica do arremesso do basquete no teste de forma isolada ou no jogo. O grupo sequencial obteve uma queda de desempenho semelhante ao grupo explícito no teste de transferência, o que pode ser devido a quantidade de conhecimento explícito acumulado por eles. Conclui-se que os efeitos da aprendizagem motora implícita e explícita são semelhantes quando realizadas em ambientes complexos com crianças. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Original |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/38480 10.4025/jphyseduc.v29i1.2964 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/38480 |
identifier_str_mv |
10.4025/jphyseduc.v29i1.2964 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/38480/751375138315 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Journal of Physical Education/UEM info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Journal of Physical Education/UEM |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Physical Education; Vol 29 No 1 (2018); e-2964 Journal of Physical Education; Vol. 29 Núm. 1 (2018); e-2964 Journal of Physical Education; v. 29 n. 1 (2018); e-2964 2448-2455 reponame:Journal of Physical Education (Maringá) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
collection |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository.name.fl_str_mv |
Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revdef@uem.br |
_version_ |
1754732545145044992 |