Effects of implicit, explicit and sequential learning in the acquisition of the basketball shooting skill in novices

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Mariana Calábria
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Albuquerque, Maicon Rodrigues, Raab, Markus
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Journal of Physical Education (Maringá)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/38480
Resumo: O objetivo do presente estudo foi verificar os efeitos da aprendizagem explícita e implícita em crianças, assim como a aplicação da aprendizagem sequencial, na aquisição da técnica de arremesso do basquetebol em um contexto ecológico. Os sujeitos (n=80) eram novatos no basquetebol, entre 9 e 12 anos. Os grupos experimentais seguiram um dos três diferentes métodos de treinamento, os quais combinaram aspectos técnicos e táticos: (a) explícito, (b) implícito, ou (c) sequencial (primeiro implícito e depois explícito). O grupo controle participou somente das fases de testes. Realizou-se um pré-teste e um pós-teste para avaliar o desempenho da técnica do arremesso de forma isolada. Também aplicou-se um teste de transferência no formato de um jogo de 3 vs. 3. Os resultados indicaram que todos os grupos experimentais melhoraram de forma semelhante como consequência do treinamento, não diferindo no desempenho da técnica do arremesso do basquete no teste de forma isolada ou no jogo. O grupo sequencial obteve uma queda de desempenho semelhante ao grupo explícito no teste de transferência, o que pode ser devido a quantidade de conhecimento explícito acumulado por eles. Conclui-se que os efeitos da aprendizagem motora implícita e explícita são semelhantes quando realizadas em ambientes complexos com crianças.
id UEM-9_41290cff19deed4d9770571f04e24bff
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/38480
network_acronym_str UEM-9
network_name_str Journal of Physical Education (Maringá)
repository_id_str
spelling Effects of implicit, explicit and sequential learning in the acquisition of the basketball shooting skill in novicesHabilidades motora. Aprendizagem. Criança. Basquetebol.O objetivo do presente estudo foi verificar os efeitos da aprendizagem explícita e implícita em crianças, assim como a aplicação da aprendizagem sequencial, na aquisição da técnica de arremesso do basquetebol em um contexto ecológico. Os sujeitos (n=80) eram novatos no basquetebol, entre 9 e 12 anos. Os grupos experimentais seguiram um dos três diferentes métodos de treinamento, os quais combinaram aspectos técnicos e táticos: (a) explícito, (b) implícito, ou (c) sequencial (primeiro implícito e depois explícito). O grupo controle participou somente das fases de testes. Realizou-se um pré-teste e um pós-teste para avaliar o desempenho da técnica do arremesso de forma isolada. Também aplicou-se um teste de transferência no formato de um jogo de 3 vs. 3. Os resultados indicaram que todos os grupos experimentais melhoraram de forma semelhante como consequência do treinamento, não diferindo no desempenho da técnica do arremesso do basquete no teste de forma isolada ou no jogo. O grupo sequencial obteve uma queda de desempenho semelhante ao grupo explícito no teste de transferência, o que pode ser devido a quantidade de conhecimento explícito acumulado por eles. Conclui-se que os efeitos da aprendizagem motora implícita e explícita são semelhantes quando realizadas em ambientes complexos com crianças.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2018-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Originalapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3848010.4025/jphyseduc.v29i1.2964Journal of Physical Education; Vol 29 No 1 (2018); e-2964Journal of Physical Education; Vol. 29 Núm. 1 (2018); e-2964Journal of Physical Education; v. 29 n. 1 (2018); e-29642448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMenghttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/38480/751375138315Copyright (c) 2018 Journal of Physical Education/UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Mariana CalábriaAlbuquerque, Maicon RodriguesRaab, Markus2019-07-17T08:43:16Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/38480Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:43:16Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Effects of implicit, explicit and sequential learning in the acquisition of the basketball shooting skill in novices
title Effects of implicit, explicit and sequential learning in the acquisition of the basketball shooting skill in novices
spellingShingle Effects of implicit, explicit and sequential learning in the acquisition of the basketball shooting skill in novices
Lopes, Mariana Calábria
Habilidades motora. Aprendizagem. Criança. Basquetebol.
title_short Effects of implicit, explicit and sequential learning in the acquisition of the basketball shooting skill in novices
title_full Effects of implicit, explicit and sequential learning in the acquisition of the basketball shooting skill in novices
title_fullStr Effects of implicit, explicit and sequential learning in the acquisition of the basketball shooting skill in novices
title_full_unstemmed Effects of implicit, explicit and sequential learning in the acquisition of the basketball shooting skill in novices
title_sort Effects of implicit, explicit and sequential learning in the acquisition of the basketball shooting skill in novices
author Lopes, Mariana Calábria
author_facet Lopes, Mariana Calábria
Albuquerque, Maicon Rodrigues
Raab, Markus
author_role author
author2 Albuquerque, Maicon Rodrigues
Raab, Markus
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Mariana Calábria
Albuquerque, Maicon Rodrigues
Raab, Markus
dc.subject.por.fl_str_mv Habilidades motora. Aprendizagem. Criança. Basquetebol.
topic Habilidades motora. Aprendizagem. Criança. Basquetebol.
description O objetivo do presente estudo foi verificar os efeitos da aprendizagem explícita e implícita em crianças, assim como a aplicação da aprendizagem sequencial, na aquisição da técnica de arremesso do basquetebol em um contexto ecológico. Os sujeitos (n=80) eram novatos no basquetebol, entre 9 e 12 anos. Os grupos experimentais seguiram um dos três diferentes métodos de treinamento, os quais combinaram aspectos técnicos e táticos: (a) explícito, (b) implícito, ou (c) sequencial (primeiro implícito e depois explícito). O grupo controle participou somente das fases de testes. Realizou-se um pré-teste e um pós-teste para avaliar o desempenho da técnica do arremesso de forma isolada. Também aplicou-se um teste de transferência no formato de um jogo de 3 vs. 3. Os resultados indicaram que todos os grupos experimentais melhoraram de forma semelhante como consequência do treinamento, não diferindo no desempenho da técnica do arremesso do basquete no teste de forma isolada ou no jogo. O grupo sequencial obteve uma queda de desempenho semelhante ao grupo explícito no teste de transferência, o que pode ser devido a quantidade de conhecimento explícito acumulado por eles. Conclui-se que os efeitos da aprendizagem motora implícita e explícita são semelhantes quando realizadas em ambientes complexos com crianças.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Original
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/38480
10.4025/jphyseduc.v29i1.2964
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/38480
identifier_str_mv 10.4025/jphyseduc.v29i1.2964
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/38480/751375138315
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Journal of Physical Education/UEM
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Journal of Physical Education/UEM
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Physical Education; Vol 29 No 1 (2018); e-2964
Journal of Physical Education; Vol. 29 Núm. 1 (2018); e-2964
Journal of Physical Education; v. 29 n. 1 (2018); e-2964
2448-2455
reponame:Journal of Physical Education (Maringá)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Journal of Physical Education (Maringá)
collection Journal of Physical Education (Maringá)
repository.name.fl_str_mv Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv ||revdef@uem.br
_version_ 1754732545145044992