Estratégias de transição ofensiva e defensiva no handebol na perspectiva de treinadores experientes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal of Physical Education (Maringá) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/30783 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa foi mapear as estratégias de contra-ataque e retorno defensivo elucidadas por quatro treinadores experientes de handebol, cujos depoimentos foram tabulados, analisados e interpretados baseando-se na técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). O DSC apontou que os treinadores exploram o contra-ataque como estratégia sempre que possível e consideram relevantes aspectos como a saída antecipada e sistematizada dos jogadores (no contra-ataque) e a pressão na saída de bola e o retorno antecipado dos jogadores (no retorno defensivo). A elaboração de princípios operacionais para as transições podem balizar seu treinamento específico. |
id |
UEM-9_47033c9d77d08bdba677c96ce5201dd6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/30783 |
network_acronym_str |
UEM-9 |
network_name_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégias de transição ofensiva e defensiva no handebol na perspectiva de treinadores experientesPedagogia do esporteHandebolJogo de transição.O objetivo desta pesquisa foi mapear as estratégias de contra-ataque e retorno defensivo elucidadas por quatro treinadores experientes de handebol, cujos depoimentos foram tabulados, analisados e interpretados baseando-se na técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). O DSC apontou que os treinadores exploram o contra-ataque como estratégia sempre que possível e consideram relevantes aspectos como a saída antecipada e sistematizada dos jogadores (no contra-ataque) e a pressão na saída de bola e o retorno antecipado dos jogadores (no retorno defensivo). A elaboração de princípios operacionais para as transições podem balizar seu treinamento específico.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2016-10-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/30783Journal of Physical Education; Vol 27 No 1 (2016); e-2753Journal of Physical Education; Vol. 27 Núm. 1 (2016); e-2753Journal of Physical Education; v. 27 n. 1 (2016); e-27532448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/30783/17992Copyright (c) 2016 Journal of Physical Education/UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessMenezes, Rafael PomboMorato, Márcio PereiraMarques, Renato Francisco Rodrigues2019-07-17T08:42:56Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/30783Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:42:56Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de transição ofensiva e defensiva no handebol na perspectiva de treinadores experientes |
title |
Estratégias de transição ofensiva e defensiva no handebol na perspectiva de treinadores experientes |
spellingShingle |
Estratégias de transição ofensiva e defensiva no handebol na perspectiva de treinadores experientes Menezes, Rafael Pombo Pedagogia do esporte Handebol Jogo de transição. |
title_short |
Estratégias de transição ofensiva e defensiva no handebol na perspectiva de treinadores experientes |
title_full |
Estratégias de transição ofensiva e defensiva no handebol na perspectiva de treinadores experientes |
title_fullStr |
Estratégias de transição ofensiva e defensiva no handebol na perspectiva de treinadores experientes |
title_full_unstemmed |
Estratégias de transição ofensiva e defensiva no handebol na perspectiva de treinadores experientes |
title_sort |
Estratégias de transição ofensiva e defensiva no handebol na perspectiva de treinadores experientes |
author |
Menezes, Rafael Pombo |
author_facet |
Menezes, Rafael Pombo Morato, Márcio Pereira Marques, Renato Francisco Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Morato, Márcio Pereira Marques, Renato Francisco Rodrigues |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menezes, Rafael Pombo Morato, Márcio Pereira Marques, Renato Francisco Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia do esporte Handebol Jogo de transição. |
topic |
Pedagogia do esporte Handebol Jogo de transição. |
description |
O objetivo desta pesquisa foi mapear as estratégias de contra-ataque e retorno defensivo elucidadas por quatro treinadores experientes de handebol, cujos depoimentos foram tabulados, analisados e interpretados baseando-se na técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). O DSC apontou que os treinadores exploram o contra-ataque como estratégia sempre que possível e consideram relevantes aspectos como a saída antecipada e sistematizada dos jogadores (no contra-ataque) e a pressão na saída de bola e o retorno antecipado dos jogadores (no retorno defensivo). A elaboração de princípios operacionais para as transições podem balizar seu treinamento específico. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/30783 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/30783 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/30783/17992 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Journal of Physical Education/UEM info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Journal of Physical Education/UEM |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Physical Education; Vol 27 No 1 (2016); e-2753 Journal of Physical Education; Vol. 27 Núm. 1 (2016); e-2753 Journal of Physical Education; v. 27 n. 1 (2016); e-2753 2448-2455 reponame:Journal of Physical Education (Maringá) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
collection |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository.name.fl_str_mv |
Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revdef@uem.br |
_version_ |
1754732544679477248 |