Projetos e práticas em educação para a saúde na educação física escolar: possibilidades!
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal of Physical Education (Maringá) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/25600 |
Resumo: | Resumo: O estudo objetivou investigar como o tema da saúde é e/ou pode ser abordado nas práticas pedagógicas de Educação Física (EF) escolar e suas contribuições no desenvolvimento da educação para a saúde. Foi realizada uma pesquisa-ação com seis professores de EF da rede pública de ensino de Vitória/ES. A pesquisa-ação se articulou a uma formação continuada em que foram construídos e desenvolvidos cinco projetos que tematizaram a saúde. Os projetos buscaram trabalhar com um conceito ampliado de saúde, superando a concepção clássica de ausência de doença, orientada na biologia. Compreende-se que a saúde é um tema de responsabilidade de toda a escola e não uma “exclusividade” da EF. Para essa disciplina, a saúde é uma questão pedagógica, assim, sua contribuição situa-se no plano de uma educação para a saúde. Através de intervenções específicas, ligadas à cultura corporal de movimento, podem-se construir espaços de relacionamentos mais saudáveis.PROJECTS AND PRACTICES IN HEALTH EDUCATION ON SCHOOL PHYSICAL EDUCATION: POSSIBILITIES!Abstract: The study aimed to investigate how the health theme can be addressed in the educational practices of school physical education (PE) and their contributions in the development of health education. A research action with six PE teachers from the public school network of Vitória/ES/Brazil was performed, linked to a continued formation that was built and developed five projects focused on health. The projects sought to work with a broad concept of health, outperforming the classical conception of sickness absence, oriented in biology. One understands that health is a topic of responsibility of the whole school and not an “exclusivity” of PE. For this discipline, health is a pedagogical issue, so its contribution lies in an education for health plan. Through specific interventions linked to physical culture movement can build spaces for healthier relationships.Keywords: School Physical Education. School Health. Health Promotion. |
id |
UEM-9_66a1f9f41cf06b5dc6404fb2071fd84b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/25600 |
network_acronym_str |
UEM-9 |
network_name_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository_id_str |
|
spelling |
Projetos e práticas em educação para a saúde na educação física escolar: possibilidades!Educação Física EscolarSaúde EscolarPromoção da Saúde.Resumo: O estudo objetivou investigar como o tema da saúde é e/ou pode ser abordado nas práticas pedagógicas de Educação Física (EF) escolar e suas contribuições no desenvolvimento da educação para a saúde. Foi realizada uma pesquisa-ação com seis professores de EF da rede pública de ensino de Vitória/ES. A pesquisa-ação se articulou a uma formação continuada em que foram construídos e desenvolvidos cinco projetos que tematizaram a saúde. Os projetos buscaram trabalhar com um conceito ampliado de saúde, superando a concepção clássica de ausência de doença, orientada na biologia. Compreende-se que a saúde é um tema de responsabilidade de toda a escola e não uma “exclusividade” da EF. Para essa disciplina, a saúde é uma questão pedagógica, assim, sua contribuição situa-se no plano de uma educação para a saúde. Através de intervenções específicas, ligadas à cultura corporal de movimento, podem-se construir espaços de relacionamentos mais saudáveis.PROJECTS AND PRACTICES IN HEALTH EDUCATION ON SCHOOL PHYSICAL EDUCATION: POSSIBILITIES!Abstract: The study aimed to investigate how the health theme can be addressed in the educational practices of school physical education (PE) and their contributions in the development of health education. A research action with six PE teachers from the public school network of Vitória/ES/Brazil was performed, linked to a continued formation that was built and developed five projects focused on health. The projects sought to work with a broad concept of health, outperforming the classical conception of sickness absence, oriented in biology. One understands that health is a topic of responsibility of the whole school and not an “exclusivity” of PE. For this discipline, health is a pedagogical issue, so its contribution lies in an education for health plan. Through specific interventions linked to physical culture movement can build spaces for healthier relationships.Keywords: School Physical Education. School Health. Health Promotion.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2015-04-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/25600Journal of Physical Education; Vol 26 No 2 (2015); 243-255Journal of Physical Education; Vol. 26 Núm. 2 (2015); 243-255Journal of Physical Education; v. 26 n. 2 (2015); 243-2552448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/25600/15237Oliveira, Victor José Machado deMartins, Izabella RodriguesBracht, Valterinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T08:42:26Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/25600Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:42:26Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projetos e práticas em educação para a saúde na educação física escolar: possibilidades! |
title |
Projetos e práticas em educação para a saúde na educação física escolar: possibilidades! |
spellingShingle |
Projetos e práticas em educação para a saúde na educação física escolar: possibilidades! Oliveira, Victor José Machado de Educação Física Escolar Saúde Escolar Promoção da Saúde. |
title_short |
Projetos e práticas em educação para a saúde na educação física escolar: possibilidades! |
title_full |
Projetos e práticas em educação para a saúde na educação física escolar: possibilidades! |
title_fullStr |
Projetos e práticas em educação para a saúde na educação física escolar: possibilidades! |
title_full_unstemmed |
Projetos e práticas em educação para a saúde na educação física escolar: possibilidades! |
title_sort |
Projetos e práticas em educação para a saúde na educação física escolar: possibilidades! |
author |
Oliveira, Victor José Machado de |
author_facet |
Oliveira, Victor José Machado de Martins, Izabella Rodrigues Bracht, Valter |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Izabella Rodrigues Bracht, Valter |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Victor José Machado de Martins, Izabella Rodrigues Bracht, Valter |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Escolar Saúde Escolar Promoção da Saúde. |
topic |
Educação Física Escolar Saúde Escolar Promoção da Saúde. |
description |
Resumo: O estudo objetivou investigar como o tema da saúde é e/ou pode ser abordado nas práticas pedagógicas de Educação Física (EF) escolar e suas contribuições no desenvolvimento da educação para a saúde. Foi realizada uma pesquisa-ação com seis professores de EF da rede pública de ensino de Vitória/ES. A pesquisa-ação se articulou a uma formação continuada em que foram construídos e desenvolvidos cinco projetos que tematizaram a saúde. Os projetos buscaram trabalhar com um conceito ampliado de saúde, superando a concepção clássica de ausência de doença, orientada na biologia. Compreende-se que a saúde é um tema de responsabilidade de toda a escola e não uma “exclusividade” da EF. Para essa disciplina, a saúde é uma questão pedagógica, assim, sua contribuição situa-se no plano de uma educação para a saúde. Através de intervenções específicas, ligadas à cultura corporal de movimento, podem-se construir espaços de relacionamentos mais saudáveis.PROJECTS AND PRACTICES IN HEALTH EDUCATION ON SCHOOL PHYSICAL EDUCATION: POSSIBILITIES!Abstract: The study aimed to investigate how the health theme can be addressed in the educational practices of school physical education (PE) and their contributions in the development of health education. A research action with six PE teachers from the public school network of Vitória/ES/Brazil was performed, linked to a continued formation that was built and developed five projects focused on health. The projects sought to work with a broad concept of health, outperforming the classical conception of sickness absence, oriented in biology. One understands that health is a topic of responsibility of the whole school and not an “exclusivity” of PE. For this discipline, health is a pedagogical issue, so its contribution lies in an education for health plan. Through specific interventions linked to physical culture movement can build spaces for healthier relationships.Keywords: School Physical Education. School Health. Health Promotion. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/25600 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/25600 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/25600/15237 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Physical Education; Vol 26 No 2 (2015); 243-255 Journal of Physical Education; Vol. 26 Núm. 2 (2015); 243-255 Journal of Physical Education; v. 26 n. 2 (2015); 243-255 2448-2455 reponame:Journal of Physical Education (Maringá) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
collection |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository.name.fl_str_mv |
Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revdef@uem.br |
_version_ |
1754732544264241152 |