A relação entre o saque e a pontuação do jogo no tênis profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aburachid, Layla Maria Campos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Araújo, Nayanne Dias, Cortela, Caio Corrêa, Mazzardo, Tatiane, Monteiro, Gabriella Nelli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of Physical Education (Maringá)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/39097
Resumo: O objetivo do estudo foi analisar a relação existente entre o saque e o desdobramento dos pontos de jogadores em torneios profissionais de tênis de porte intermediário. Para isso, foram analisadas in loco,1569 ações realizadas por 12 tenistas destros, do sexo masculino, em 11 jogos de eventos de nível Challenger da Associação de Tenistas Profissionais. Para análise dos dados foram empregados cálculos estatísticos descritivos e inferenciais (Qui-quadrado, Kruskal-Wallis e Mann-Whithney). Os resultados indicaram que os jogadores vencem significativamente mais pontos (p=0,000) quando sacam (64,9%), com 60,1% desses pontos sendo associados à efetividade do serviço. O primeiro saque apresentou maior associação com o percentual de pontos vencidos (X²53,956; p=0,000), e efetividade quanto à forma de finalização dos pontos (p=0,000). No que se refere à direção aplicada, observou-se uma maior incidência de saques abertos e fechados (p=0,002). Os serviços orientados para essas direções foram responsáveis por aproximadamente 70% do êxito dos sacadores. Conclui-se que a efetividade do saque exerceu um papel determinante na pontuação do jogo. Como implicações práticas sugere-se aos treinadores que atuam com esse nível de jogadores, uma atenção aos trabalhos de saque dentro das sessões de treino, especialmente do primeiro saque direcionado as extremidades da quadra.
id UEM-9_6a87419cb7dd9e244e2cfd3ad0abed03
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/39097
network_acronym_str UEM-9
network_name_str Journal of Physical Education (Maringá)
repository_id_str
spelling A relação entre o saque e a pontuação do jogo no tênis profissionalTênis. Saque. Efetividade.O objetivo do estudo foi analisar a relação existente entre o saque e o desdobramento dos pontos de jogadores em torneios profissionais de tênis de porte intermediário. Para isso, foram analisadas in loco,1569 ações realizadas por 12 tenistas destros, do sexo masculino, em 11 jogos de eventos de nível Challenger da Associação de Tenistas Profissionais. Para análise dos dados foram empregados cálculos estatísticos descritivos e inferenciais (Qui-quadrado, Kruskal-Wallis e Mann-Whithney). Os resultados indicaram que os jogadores vencem significativamente mais pontos (p=0,000) quando sacam (64,9%), com 60,1% desses pontos sendo associados à efetividade do serviço. O primeiro saque apresentou maior associação com o percentual de pontos vencidos (X²53,956; p=0,000), e efetividade quanto à forma de finalização dos pontos (p=0,000). No que se refere à direção aplicada, observou-se uma maior incidência de saques abertos e fechados (p=0,002). Os serviços orientados para essas direções foram responsáveis por aproximadamente 70% do êxito dos sacadores. Conclui-se que a efetividade do saque exerceu um papel determinante na pontuação do jogo. Como implicações práticas sugere-se aos treinadores que atuam com esse nível de jogadores, uma atenção aos trabalhos de saque dentro das sessões de treino, especialmente do primeiro saque direcionado as extremidades da quadra.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2018-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3909710.4025/jphyseduc.v29i1.2968Journal of Physical Education; Vol 29 No 1 (2018); e-2968Journal of Physical Education; Vol. 29 Núm. 1 (2018); e-2968Journal of Physical Education; v. 29 n. 1 (2018); e-29682448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/39097/751375138353Copyright (c) 2018 Journal of Physical Education/UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessAburachid, Layla Maria CamposAraújo, Nayanne DiasCortela, Caio CorrêaMazzardo, TatianeMonteiro, Gabriella Nelli2019-07-17T08:43:16Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/39097Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:43:16Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv A relação entre o saque e a pontuação do jogo no tênis profissional
title A relação entre o saque e a pontuação do jogo no tênis profissional
spellingShingle A relação entre o saque e a pontuação do jogo no tênis profissional
Aburachid, Layla Maria Campos
Tênis. Saque. Efetividade.
title_short A relação entre o saque e a pontuação do jogo no tênis profissional
title_full A relação entre o saque e a pontuação do jogo no tênis profissional
title_fullStr A relação entre o saque e a pontuação do jogo no tênis profissional
title_full_unstemmed A relação entre o saque e a pontuação do jogo no tênis profissional
title_sort A relação entre o saque e a pontuação do jogo no tênis profissional
author Aburachid, Layla Maria Campos
author_facet Aburachid, Layla Maria Campos
Araújo, Nayanne Dias
Cortela, Caio Corrêa
Mazzardo, Tatiane
Monteiro, Gabriella Nelli
author_role author
author2 Araújo, Nayanne Dias
Cortela, Caio Corrêa
Mazzardo, Tatiane
Monteiro, Gabriella Nelli
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aburachid, Layla Maria Campos
Araújo, Nayanne Dias
Cortela, Caio Corrêa
Mazzardo, Tatiane
Monteiro, Gabriella Nelli
dc.subject.por.fl_str_mv Tênis. Saque. Efetividade.
topic Tênis. Saque. Efetividade.
description O objetivo do estudo foi analisar a relação existente entre o saque e o desdobramento dos pontos de jogadores em torneios profissionais de tênis de porte intermediário. Para isso, foram analisadas in loco,1569 ações realizadas por 12 tenistas destros, do sexo masculino, em 11 jogos de eventos de nível Challenger da Associação de Tenistas Profissionais. Para análise dos dados foram empregados cálculos estatísticos descritivos e inferenciais (Qui-quadrado, Kruskal-Wallis e Mann-Whithney). Os resultados indicaram que os jogadores vencem significativamente mais pontos (p=0,000) quando sacam (64,9%), com 60,1% desses pontos sendo associados à efetividade do serviço. O primeiro saque apresentou maior associação com o percentual de pontos vencidos (X²53,956; p=0,000), e efetividade quanto à forma de finalização dos pontos (p=0,000). No que se refere à direção aplicada, observou-se uma maior incidência de saques abertos e fechados (p=0,002). Os serviços orientados para essas direções foram responsáveis por aproximadamente 70% do êxito dos sacadores. Conclui-se que a efetividade do saque exerceu um papel determinante na pontuação do jogo. Como implicações práticas sugere-se aos treinadores que atuam com esse nível de jogadores, uma atenção aos trabalhos de saque dentro das sessões de treino, especialmente do primeiro saque direcionado as extremidades da quadra.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/39097
10.4025/jphyseduc.v29i1.2968
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/39097
identifier_str_mv 10.4025/jphyseduc.v29i1.2968
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/39097/751375138353
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Journal of Physical Education/UEM
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Journal of Physical Education/UEM
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Physical Education; Vol 29 No 1 (2018); e-2968
Journal of Physical Education; Vol. 29 Núm. 1 (2018); e-2968
Journal of Physical Education; v. 29 n. 1 (2018); e-2968
2448-2455
reponame:Journal of Physical Education (Maringá)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Journal of Physical Education (Maringá)
collection Journal of Physical Education (Maringá)
repository.name.fl_str_mv Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv ||revdef@uem.br
_version_ 1754732545148190720