Concepção e validação do protocolo de observação de aula (POA) do programa segundo tempo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Antonio Jorge Gonçalves
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Brito, Maria Jullyanne Cavalcanti de, Santos, Tony Meireles, Oliveira, Amauri Aparecido Bassoli de, Cardoso, Marcelo Silva, Vieira, José Luiz Lopes, Costa, Luciane Cristina Arantes da, Damasceno, Vinicius de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Journal of Physical Education (Maringá)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/39949
Resumo: Na oferta de uma educação esportiva de qualidade, o Programa Segundo Tempo (PST) teve a clareza de que um programa para funcionar em escala nacional deveria, além de construir padrões teóricos e metodológicos mínimos para fornecer ensino esportivo de qualidade, implementar um modelo de avaliação para medir a qualidade do ensino oferecido. Desse modo, o objetivo do presente estudo foi conceber o Protocolo de Observação de aula (POA), bem como estabelecer sua validade de face e de conteúdo. Para a construção do instrumento foram observadas as seguintes etapas15,: a. revisão dos documentos que fundamentam o PST; b. reuniões e consultas as equipes pedagógicas; c. construção da definição operacional; d. construção dos itens; e. estudo piloto (Índice de Concordância entre os observadores ao avaliarem a mesma aula). De uma forma geral, não foram encontradas divergências entre as equipes quanto a relevância dos itens e seus ponderamentos. Além disso, a aplicação piloto apresentou Índice de Concordância de 0,71 ± 0,22. Desse modo, o POA se mostrou consistente e um excelente balizador para medir a qualidade de entrega das aulas do PST nos núcleos.
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