Qualidade de vida em acadêmicos ingressantes em cursos de Educação Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal of Physical Education (Maringá) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/32980 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo analisar a qualidade de vida de acadêmicos ingressantes em cursos de Educação Física e compará-la entre os sexos, cursos, status do peso, imagem corporal e níveis de atividade física dos participantes. Participaram 198 acadêmicos (Bacharelado= 104 e Licenciatura= 94), com média de idade de 20,6 (4,6) anos. Os participantes responderam a um questionário sobre sexo, idade, massa corporal e estatura (para cálculo do IMC e classificação do status do peso), imagem corporal (escala de silhuetas), nível de atividade física (IPAQ curto) e qualidade de vida (WHOQOL-Bref). A média da qualidade de vida geral foi de 74,9 pontos. Verificou-se melhor qualidade de vida nos domínios físico e social e pior no ambiental. Observaram-se diferenças na qualidade de vida geral e nos domínios físico, psicológico e social entre as categorias da imagem corporal. Houve diferença também na qualidade de vida geral e nos domínios físico e ambiental entre os níveis de atividade física. Conclui-se que os acadêmicos apresentaram boa qualidade de vida. Comparados aos seus pares, os insatisfeitos com sua imagem corporal tinham qualidade de vida inferior e os ativos fisicamente, superior. Não houve diferenças na qualidade de vida entre os sexos, cursos ou status do peso. |
id |
UEM-9_72bf57c239357c226813184c4948af9b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/32980 |
network_acronym_str |
UEM-9 |
network_name_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository_id_str |
|
spelling |
Qualidade de vida em acadêmicos ingressantes em cursos de Educação FísicaEstudantes. Educação física. Qualidade de vida. Imagem corporal. Atividade física.Este estudo teve como objetivo analisar a qualidade de vida de acadêmicos ingressantes em cursos de Educação Física e compará-la entre os sexos, cursos, status do peso, imagem corporal e níveis de atividade física dos participantes. Participaram 198 acadêmicos (Bacharelado= 104 e Licenciatura= 94), com média de idade de 20,6 (4,6) anos. Os participantes responderam a um questionário sobre sexo, idade, massa corporal e estatura (para cálculo do IMC e classificação do status do peso), imagem corporal (escala de silhuetas), nível de atividade física (IPAQ curto) e qualidade de vida (WHOQOL-Bref). A média da qualidade de vida geral foi de 74,9 pontos. Verificou-se melhor qualidade de vida nos domínios físico e social e pior no ambiental. Observaram-se diferenças na qualidade de vida geral e nos domínios físico, psicológico e social entre as categorias da imagem corporal. Houve diferença também na qualidade de vida geral e nos domínios físico e ambiental entre os níveis de atividade física. Conclui-se que os acadêmicos apresentaram boa qualidade de vida. Comparados aos seus pares, os insatisfeitos com sua imagem corporal tinham qualidade de vida inferior e os ativos fisicamente, superior. Não houve diferenças na qualidade de vida entre os sexos, cursos ou status do peso.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2017-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/32980Journal of Physical Education; Vol 28 No 1 (2017); e-2824Journal of Physical Education; Vol. 28 Núm. 1 (2017); e-2824Journal of Physical Education; v. 28 n. 1 (2017); e-28242448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/32980/19182Copyright (c) 2017 Journal of Physical Education/UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessClaumann, Gaia SalvadorMaccari, Fernanda EmanuellaRibovski, MarinaPinto, André de AraújoFelden, Erico Pereira GomesPelegrini, Andreia2019-07-17T08:43:05Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/32980Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:43:05Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Qualidade de vida em acadêmicos ingressantes em cursos de Educação Física |
title |
Qualidade de vida em acadêmicos ingressantes em cursos de Educação Física |
spellingShingle |
Qualidade de vida em acadêmicos ingressantes em cursos de Educação Física Claumann, Gaia Salvador Estudantes. Educação física. Qualidade de vida. Imagem corporal. Atividade física. |
title_short |
Qualidade de vida em acadêmicos ingressantes em cursos de Educação Física |
title_full |
Qualidade de vida em acadêmicos ingressantes em cursos de Educação Física |
title_fullStr |
Qualidade de vida em acadêmicos ingressantes em cursos de Educação Física |
title_full_unstemmed |
Qualidade de vida em acadêmicos ingressantes em cursos de Educação Física |
title_sort |
Qualidade de vida em acadêmicos ingressantes em cursos de Educação Física |
author |
Claumann, Gaia Salvador |
author_facet |
Claumann, Gaia Salvador Maccari, Fernanda Emanuella Ribovski, Marina Pinto, André de Araújo Felden, Erico Pereira Gomes Pelegrini, Andreia |
author_role |
author |
author2 |
Maccari, Fernanda Emanuella Ribovski, Marina Pinto, André de Araújo Felden, Erico Pereira Gomes Pelegrini, Andreia |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Claumann, Gaia Salvador Maccari, Fernanda Emanuella Ribovski, Marina Pinto, André de Araújo Felden, Erico Pereira Gomes Pelegrini, Andreia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudantes. Educação física. Qualidade de vida. Imagem corporal. Atividade física. |
topic |
Estudantes. Educação física. Qualidade de vida. Imagem corporal. Atividade física. |
description |
Este estudo teve como objetivo analisar a qualidade de vida de acadêmicos ingressantes em cursos de Educação Física e compará-la entre os sexos, cursos, status do peso, imagem corporal e níveis de atividade física dos participantes. Participaram 198 acadêmicos (Bacharelado= 104 e Licenciatura= 94), com média de idade de 20,6 (4,6) anos. Os participantes responderam a um questionário sobre sexo, idade, massa corporal e estatura (para cálculo do IMC e classificação do status do peso), imagem corporal (escala de silhuetas), nível de atividade física (IPAQ curto) e qualidade de vida (WHOQOL-Bref). A média da qualidade de vida geral foi de 74,9 pontos. Verificou-se melhor qualidade de vida nos domínios físico e social e pior no ambiental. Observaram-se diferenças na qualidade de vida geral e nos domínios físico, psicológico e social entre as categorias da imagem corporal. Houve diferença também na qualidade de vida geral e nos domínios físico e ambiental entre os níveis de atividade física. Conclui-se que os acadêmicos apresentaram boa qualidade de vida. Comparados aos seus pares, os insatisfeitos com sua imagem corporal tinham qualidade de vida inferior e os ativos fisicamente, superior. Não houve diferenças na qualidade de vida entre os sexos, cursos ou status do peso. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/32980 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/32980 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/32980/19182 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Journal of Physical Education/UEM info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Journal of Physical Education/UEM |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Physical Education; Vol 28 No 1 (2017); e-2824 Journal of Physical Education; Vol. 28 Núm. 1 (2017); e-2824 Journal of Physical Education; v. 28 n. 1 (2017); e-2824 2448-2455 reponame:Journal of Physical Education (Maringá) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
collection |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository.name.fl_str_mv |
Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revdef@uem.br |
_version_ |
1754732544741343232 |