Qualidade de vida em acadêmicos ingressantes em cursos de Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Claumann, Gaia Salvador
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Maccari, Fernanda Emanuella, Ribovski, Marina, Pinto, André de Araújo, Felden, Erico Pereira Gomes, Pelegrini, Andreia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of Physical Education (Maringá)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/32980
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar a qualidade de vida de acadêmicos ingressantes em cursos de Educação Física e compará-la entre os sexos, cursos, status do peso, imagem corporal e níveis de atividade física dos participantes. Participaram 198 acadêmicos (Bacharelado= 104 e Licenciatura= 94), com média de idade de 20,6 (4,6) anos. Os participantes responderam a um questionário sobre sexo, idade, massa corporal e estatura (para cálculo do IMC e classificação do status do peso), imagem corporal (escala de silhuetas), nível de atividade física (IPAQ curto) e qualidade de vida (WHOQOL-Bref). A média da qualidade de vida geral foi de 74,9 pontos. Verificou-se melhor qualidade de vida nos domínios físico e social e pior no ambiental. Observaram-se diferenças na qualidade de vida geral e nos domínios físico, psicológico e social entre as categorias da imagem corporal. Houve diferença também na qualidade de vida geral e nos domínios físico e ambiental entre os níveis de atividade física. Conclui-se que os acadêmicos apresentaram boa qualidade de vida. Comparados aos seus pares, os insatisfeitos com sua imagem corporal tinham qualidade de vida inferior e os ativos fisicamente, superior. Não houve diferenças na qualidade de vida entre os sexos, cursos ou status do peso.
id UEM-9_72bf57c239357c226813184c4948af9b
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/32980
network_acronym_str UEM-9
network_name_str Journal of Physical Education (Maringá)
repository_id_str
spelling Qualidade de vida em acadêmicos ingressantes em cursos de Educação FísicaEstudantes. Educação física. Qualidade de vida. Imagem corporal. Atividade física.Este estudo teve como objetivo analisar a qualidade de vida de acadêmicos ingressantes em cursos de Educação Física e compará-la entre os sexos, cursos, status do peso, imagem corporal e níveis de atividade física dos participantes. Participaram 198 acadêmicos (Bacharelado= 104 e Licenciatura= 94), com média de idade de 20,6 (4,6) anos. Os participantes responderam a um questionário sobre sexo, idade, massa corporal e estatura (para cálculo do IMC e classificação do status do peso), imagem corporal (escala de silhuetas), nível de atividade física (IPAQ curto) e qualidade de vida (WHOQOL-Bref). A média da qualidade de vida geral foi de 74,9 pontos. Verificou-se melhor qualidade de vida nos domínios físico e social e pior no ambiental. Observaram-se diferenças na qualidade de vida geral e nos domínios físico, psicológico e social entre as categorias da imagem corporal. Houve diferença também na qualidade de vida geral e nos domínios físico e ambiental entre os níveis de atividade física. Conclui-se que os acadêmicos apresentaram boa qualidade de vida. Comparados aos seus pares, os insatisfeitos com sua imagem corporal tinham qualidade de vida inferior e os ativos fisicamente, superior. Não houve diferenças na qualidade de vida entre os sexos, cursos ou status do peso.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2017-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/32980Journal of Physical Education; Vol 28 No 1 (2017); e-2824Journal of Physical Education; Vol. 28 Núm. 1 (2017); e-2824Journal of Physical Education; v. 28 n. 1 (2017); e-28242448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/32980/19182Copyright (c) 2017 Journal of Physical Education/UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessClaumann, Gaia SalvadorMaccari, Fernanda EmanuellaRibovski, MarinaPinto, André de AraújoFelden, Erico Pereira GomesPelegrini, Andreia2019-07-17T08:43:05Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/32980Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:43:05Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade de vida em acadêmicos ingressantes em cursos de Educação Física
title Qualidade de vida em acadêmicos ingressantes em cursos de Educação Física
spellingShingle Qualidade de vida em acadêmicos ingressantes em cursos de Educação Física
Claumann, Gaia Salvador
Estudantes. Educação física. Qualidade de vida. Imagem corporal. Atividade física.
title_short Qualidade de vida em acadêmicos ingressantes em cursos de Educação Física
title_full Qualidade de vida em acadêmicos ingressantes em cursos de Educação Física
title_fullStr Qualidade de vida em acadêmicos ingressantes em cursos de Educação Física
title_full_unstemmed Qualidade de vida em acadêmicos ingressantes em cursos de Educação Física
title_sort Qualidade de vida em acadêmicos ingressantes em cursos de Educação Física
author Claumann, Gaia Salvador
author_facet Claumann, Gaia Salvador
Maccari, Fernanda Emanuella
Ribovski, Marina
Pinto, André de Araújo
Felden, Erico Pereira Gomes
Pelegrini, Andreia
author_role author
author2 Maccari, Fernanda Emanuella
Ribovski, Marina
Pinto, André de Araújo
Felden, Erico Pereira Gomes
Pelegrini, Andreia
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Claumann, Gaia Salvador
Maccari, Fernanda Emanuella
Ribovski, Marina
Pinto, André de Araújo
Felden, Erico Pereira Gomes
Pelegrini, Andreia
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes. Educação física. Qualidade de vida. Imagem corporal. Atividade física.
topic Estudantes. Educação física. Qualidade de vida. Imagem corporal. Atividade física.
description Este estudo teve como objetivo analisar a qualidade de vida de acadêmicos ingressantes em cursos de Educação Física e compará-la entre os sexos, cursos, status do peso, imagem corporal e níveis de atividade física dos participantes. Participaram 198 acadêmicos (Bacharelado= 104 e Licenciatura= 94), com média de idade de 20,6 (4,6) anos. Os participantes responderam a um questionário sobre sexo, idade, massa corporal e estatura (para cálculo do IMC e classificação do status do peso), imagem corporal (escala de silhuetas), nível de atividade física (IPAQ curto) e qualidade de vida (WHOQOL-Bref). A média da qualidade de vida geral foi de 74,9 pontos. Verificou-se melhor qualidade de vida nos domínios físico e social e pior no ambiental. Observaram-se diferenças na qualidade de vida geral e nos domínios físico, psicológico e social entre as categorias da imagem corporal. Houve diferença também na qualidade de vida geral e nos domínios físico e ambiental entre os níveis de atividade física. Conclui-se que os acadêmicos apresentaram boa qualidade de vida. Comparados aos seus pares, os insatisfeitos com sua imagem corporal tinham qualidade de vida inferior e os ativos fisicamente, superior. Não houve diferenças na qualidade de vida entre os sexos, cursos ou status do peso.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/32980
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/32980
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/32980/19182
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Journal of Physical Education/UEM
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Journal of Physical Education/UEM
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Physical Education; Vol 28 No 1 (2017); e-2824
Journal of Physical Education; Vol. 28 Núm. 1 (2017); e-2824
Journal of Physical Education; v. 28 n. 1 (2017); e-2824
2448-2455
reponame:Journal of Physical Education (Maringá)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Journal of Physical Education (Maringá)
collection Journal of Physical Education (Maringá)
repository.name.fl_str_mv Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv ||revdef@uem.br
_version_ 1754732544741343232