Fatores associados à hipertensão arterial em professores da educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Renata Aparecida Rodrigues de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Mota Júnior, Rômulo José, Tavares, Debora Dornelas Ferreira, Moreira, Osvaldo Costa, Marins, João Carlos Bouzas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of Physical Education (Maringá)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/24693
Resumo: O objetivo do estudo foi analisar os fatores associados à hipertensão arterial em professores da educação básica. Foi realizado um estudo transversal em 200 professores de Viçosa-MG, com média de idade 43,2 + 10,2 anos. Avaliou-se variáveis antropométricas, bioquímicas, pressóricas e número de passos diários. Calculou-se a razão de chances (OR) para determinar a força da associação entre as variáveis. Foram encontrados 20% de hipertensos, com estes obtendo maiores valores de idade, índice de massa corporal, circunferência abdominal, relação cintura-quadril, percentual de gordura, glicemia e triglicerídeos; e menores valores de lipoproteína de alta densidade e número de passos em comparação aos normotensos (p < 0,05). Houve associação entre hipertensão e idade superior à 45 anos (OR=2,99; p=0,006), dislipidemia (OR=2,77; p=0,012), diabetes (OR=5,81; p=0,031) e excesso de peso (OR=5,39; p<0,001). Conclui-se que os fatores associados à hipertensão arterial em professores da educação básica foram idade, dislipidemia, diabetes mellitus e o excesso de peso.
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