Do Surf ao Tow-in – por uma análise da emergência do campo dos “Esportes de prancha”
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Journal of Physical Education (Maringá) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/33620 |
Resumo: | Resumo: Nesse artigo, temos por objetivo sugerir um programa de pesquisa para análise da emergência do campo dos “esportes de prancha” evidenciando alguns dos agentes, estruturas e práticas que foram centrais nesse processo. A hipótese que nos guia nesse percurso se respalda no entendimento de que modalidades como o bodyboarding, sandboard, wakeboard, skate, entre outras, são derivações do surf. Em termos teórico-metodológicos, nos aprouve fazer um levantamento de artigos, produções literárias, relatos de experiência bem como de reportagens em sites e blogs especializados versando sobre os “esportes de prancha”, para em seguida, analisar esse material a partir das contribuições de Bourdieu, Featherstone e Giddens. |
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Do Surf ao Tow-in – por uma análise da emergência do campo dos “Esportes de prancha”“Esportes de prancha”Estilos de vidaSociedade do consumo.Resumo: Nesse artigo, temos por objetivo sugerir um programa de pesquisa para análise da emergência do campo dos “esportes de prancha” evidenciando alguns dos agentes, estruturas e práticas que foram centrais nesse processo. A hipótese que nos guia nesse percurso se respalda no entendimento de que modalidades como o bodyboarding, sandboard, wakeboard, skate, entre outras, são derivações do surf. Em termos teórico-metodológicos, nos aprouve fazer um levantamento de artigos, produções literárias, relatos de experiência bem como de reportagens em sites e blogs especializados versando sobre os “esportes de prancha”, para em seguida, analisar esse material a partir das contribuições de Bourdieu, Featherstone e Giddens. Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2017-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/33620Journal of Physical Education; Vol 28 No 1 (2017); e-2858Journal of Physical Education; Vol. 28 Núm. 1 (2017); e-2858Journal of Physical Education; v. 28 n. 1 (2017); e-28582448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/33620/19356Copyright (c) 2017 Journal of Physical Education/UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarchi, Katia Bortolottide Souza, JulianoCavichiolli, Fernando RenatoJunior, Wanderley Marchi2019-07-17T08:43:05Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/33620Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:43:05Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
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