Apropriações das práticas avaliativas para o exercício da docência de estudantes de licenciatura em Educação Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal of Physical Education (Maringá) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/40461 |
Resumo: | Objetiva analisar as apropriações e os usos que 45 estudantes dos Cursos de Licenciatura em Educação Física de sete universidades federais brasileiras fazem das práticas avaliativas vivenciadas na formação inicial e o modo como as mobilizam no contexto de atuação profissional. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória e utiliza, como instrumentos para a produção de dados, sete entrevistas coletivas do tipo narrativas. Os resultados evidenciam: a potencialidade das experiências avaliativas em situações concretas de docência, em que se produz a profissionalidade docente; a (re)significação da dicotomia teoria e prática na avaliação do ensino e da aprendizagem no contexto da educação básica. De modo geral, as oportunidades em estar na condição de professor e ter experiências práticas em avaliar e/ou projetar o modo como fariam na escola permitiram aos alunos enfatizar a relação entre as aprendizagens na formação inicial e a atuação profissional. |
id |
UEM-9_798d9674c87bab05863496a6071efc22 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/40461 |
network_acronym_str |
UEM-9 |
network_name_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository_id_str |
|
spelling |
Apropriações das práticas avaliativas para o exercício da docência de estudantes de licenciatura em Educação FísicaAvaliação. Formação de professores. Educação Física.Objetiva analisar as apropriações e os usos que 45 estudantes dos Cursos de Licenciatura em Educação Física de sete universidades federais brasileiras fazem das práticas avaliativas vivenciadas na formação inicial e o modo como as mobilizam no contexto de atuação profissional. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória e utiliza, como instrumentos para a produção de dados, sete entrevistas coletivas do tipo narrativas. Os resultados evidenciam: a potencialidade das experiências avaliativas em situações concretas de docência, em que se produz a profissionalidade docente; a (re)significação da dicotomia teoria e prática na avaliação do ensino e da aprendizagem no contexto da educação básica. De modo geral, as oportunidades em estar na condição de professor e ter experiências práticas em avaliar e/ou projetar o modo como fariam na escola permitiram aos alunos enfatizar a relação entre as aprendizagens na formação inicial e a atuação profissional.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2018-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/4046110.4025/jphyseduc.v29i1.2970Journal of Physical Education; Vol 29 No 1 (2018); e-2970Journal of Physical Education; Vol. 29 Núm. 1 (2018); e-2970Journal of Physical Education; v. 29 n. 1 (2018); e-29702448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/40461/751375138348Copyright (c) 2018 Journal of Physical Education/UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessFrossard, Matheus LimaCassani, Juliana MartinsStieg, RonildoPaula, Sayonara CunhaSantos, Wagner dos2019-07-17T08:43:16Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/40461Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:43:16Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Apropriações das práticas avaliativas para o exercício da docência de estudantes de licenciatura em Educação Física |
title |
Apropriações das práticas avaliativas para o exercício da docência de estudantes de licenciatura em Educação Física |
spellingShingle |
Apropriações das práticas avaliativas para o exercício da docência de estudantes de licenciatura em Educação Física Frossard, Matheus Lima Avaliação. Formação de professores. Educação Física. |
title_short |
Apropriações das práticas avaliativas para o exercício da docência de estudantes de licenciatura em Educação Física |
title_full |
Apropriações das práticas avaliativas para o exercício da docência de estudantes de licenciatura em Educação Física |
title_fullStr |
Apropriações das práticas avaliativas para o exercício da docência de estudantes de licenciatura em Educação Física |
title_full_unstemmed |
Apropriações das práticas avaliativas para o exercício da docência de estudantes de licenciatura em Educação Física |
title_sort |
Apropriações das práticas avaliativas para o exercício da docência de estudantes de licenciatura em Educação Física |
author |
Frossard, Matheus Lima |
author_facet |
Frossard, Matheus Lima Cassani, Juliana Martins Stieg, Ronildo Paula, Sayonara Cunha Santos, Wagner dos |
author_role |
author |
author2 |
Cassani, Juliana Martins Stieg, Ronildo Paula, Sayonara Cunha Santos, Wagner dos |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Frossard, Matheus Lima Cassani, Juliana Martins Stieg, Ronildo Paula, Sayonara Cunha Santos, Wagner dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação. Formação de professores. Educação Física. |
topic |
Avaliação. Formação de professores. Educação Física. |
description |
Objetiva analisar as apropriações e os usos que 45 estudantes dos Cursos de Licenciatura em Educação Física de sete universidades federais brasileiras fazem das práticas avaliativas vivenciadas na formação inicial e o modo como as mobilizam no contexto de atuação profissional. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória e utiliza, como instrumentos para a produção de dados, sete entrevistas coletivas do tipo narrativas. Os resultados evidenciam: a potencialidade das experiências avaliativas em situações concretas de docência, em que se produz a profissionalidade docente; a (re)significação da dicotomia teoria e prática na avaliação do ensino e da aprendizagem no contexto da educação básica. De modo geral, as oportunidades em estar na condição de professor e ter experiências práticas em avaliar e/ou projetar o modo como fariam na escola permitiram aos alunos enfatizar a relação entre as aprendizagens na formação inicial e a atuação profissional. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/40461 10.4025/jphyseduc.v29i1.2970 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/40461 |
identifier_str_mv |
10.4025/jphyseduc.v29i1.2970 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/40461/751375138348 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Journal of Physical Education/UEM info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Journal of Physical Education/UEM |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Physical Education; Vol 29 No 1 (2018); e-2970 Journal of Physical Education; Vol. 29 Núm. 1 (2018); e-2970 Journal of Physical Education; v. 29 n. 1 (2018); e-2970 2448-2455 reponame:Journal of Physical Education (Maringá) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
collection |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository.name.fl_str_mv |
Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revdef@uem.br |
_version_ |
1754732545188036608 |