Apropriações das práticas avaliativas para o exercício da docência de estudantes de licenciatura em Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frossard, Matheus Lima
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Cassani, Juliana Martins, Stieg, Ronildo, Paula, Sayonara Cunha, Santos, Wagner dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of Physical Education (Maringá)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/40461
Resumo: Objetiva analisar as apropriações e os usos que 45 estudantes dos Cursos de Licenciatura em Educação Física de sete universidades federais brasileiras fazem das práticas avaliativas vivenciadas na formação inicial e o modo como as mobilizam no contexto de atuação profissional. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória e utiliza, como instrumentos para a produção de dados, sete entrevistas coletivas do tipo narrativas. Os resultados evidenciam: a potencialidade das experiências avaliativas em situações concretas de docência, em que se produz a profissionalidade docente; a (re)significação da dicotomia teoria e prática na avaliação do ensino e da aprendizagem no contexto da educação básica. De modo geral, as oportunidades em estar na condição de professor e ter experiências práticas em avaliar e/ou projetar o modo como fariam na escola permitiram aos alunos enfatizar a relação entre as aprendizagens na formação inicial e a atuação profissional.
id UEM-9_798d9674c87bab05863496a6071efc22
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/40461
network_acronym_str UEM-9
network_name_str Journal of Physical Education (Maringá)
repository_id_str
spelling Apropriações das práticas avaliativas para o exercício da docência de estudantes de licenciatura em Educação FísicaAvaliação. Formação de professores. Educação Física.Objetiva analisar as apropriações e os usos que 45 estudantes dos Cursos de Licenciatura em Educação Física de sete universidades federais brasileiras fazem das práticas avaliativas vivenciadas na formação inicial e o modo como as mobilizam no contexto de atuação profissional. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória e utiliza, como instrumentos para a produção de dados, sete entrevistas coletivas do tipo narrativas. Os resultados evidenciam: a potencialidade das experiências avaliativas em situações concretas de docência, em que se produz a profissionalidade docente; a (re)significação da dicotomia teoria e prática na avaliação do ensino e da aprendizagem no contexto da educação básica. De modo geral, as oportunidades em estar na condição de professor e ter experiências práticas em avaliar e/ou projetar o modo como fariam na escola permitiram aos alunos enfatizar a relação entre as aprendizagens na formação inicial e a atuação profissional.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2018-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/4046110.4025/jphyseduc.v29i1.2970Journal of Physical Education; Vol 29 No 1 (2018); e-2970Journal of Physical Education; Vol. 29 Núm. 1 (2018); e-2970Journal of Physical Education; v. 29 n. 1 (2018); e-29702448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/40461/751375138348Copyright (c) 2018 Journal of Physical Education/UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessFrossard, Matheus LimaCassani, Juliana MartinsStieg, RonildoPaula, Sayonara CunhaSantos, Wagner dos2019-07-17T08:43:16Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/40461Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:43:16Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Apropriações das práticas avaliativas para o exercício da docência de estudantes de licenciatura em Educação Física
title Apropriações das práticas avaliativas para o exercício da docência de estudantes de licenciatura em Educação Física
spellingShingle Apropriações das práticas avaliativas para o exercício da docência de estudantes de licenciatura em Educação Física
Frossard, Matheus Lima
Avaliação. Formação de professores. Educação Física.
title_short Apropriações das práticas avaliativas para o exercício da docência de estudantes de licenciatura em Educação Física
title_full Apropriações das práticas avaliativas para o exercício da docência de estudantes de licenciatura em Educação Física
title_fullStr Apropriações das práticas avaliativas para o exercício da docência de estudantes de licenciatura em Educação Física
title_full_unstemmed Apropriações das práticas avaliativas para o exercício da docência de estudantes de licenciatura em Educação Física
title_sort Apropriações das práticas avaliativas para o exercício da docência de estudantes de licenciatura em Educação Física
author Frossard, Matheus Lima
author_facet Frossard, Matheus Lima
Cassani, Juliana Martins
Stieg, Ronildo
Paula, Sayonara Cunha
Santos, Wagner dos
author_role author
author2 Cassani, Juliana Martins
Stieg, Ronildo
Paula, Sayonara Cunha
Santos, Wagner dos
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Frossard, Matheus Lima
Cassani, Juliana Martins
Stieg, Ronildo
Paula, Sayonara Cunha
Santos, Wagner dos
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação. Formação de professores. Educação Física.
topic Avaliação. Formação de professores. Educação Física.
description Objetiva analisar as apropriações e os usos que 45 estudantes dos Cursos de Licenciatura em Educação Física de sete universidades federais brasileiras fazem das práticas avaliativas vivenciadas na formação inicial e o modo como as mobilizam no contexto de atuação profissional. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória e utiliza, como instrumentos para a produção de dados, sete entrevistas coletivas do tipo narrativas. Os resultados evidenciam: a potencialidade das experiências avaliativas em situações concretas de docência, em que se produz a profissionalidade docente; a (re)significação da dicotomia teoria e prática na avaliação do ensino e da aprendizagem no contexto da educação básica. De modo geral, as oportunidades em estar na condição de professor e ter experiências práticas em avaliar e/ou projetar o modo como fariam na escola permitiram aos alunos enfatizar a relação entre as aprendizagens na formação inicial e a atuação profissional.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/40461
10.4025/jphyseduc.v29i1.2970
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/40461
identifier_str_mv 10.4025/jphyseduc.v29i1.2970
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/40461/751375138348
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Journal of Physical Education/UEM
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Journal of Physical Education/UEM
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Physical Education; Vol 29 No 1 (2018); e-2970
Journal of Physical Education; Vol. 29 Núm. 1 (2018); e-2970
Journal of Physical Education; v. 29 n. 1 (2018); e-2970
2448-2455
reponame:Journal of Physical Education (Maringá)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Journal of Physical Education (Maringá)
collection Journal of Physical Education (Maringá)
repository.name.fl_str_mv Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv ||revdef@uem.br
_version_ 1754732545188036608