Iniciação esportiva em ginástica rítmica: abordagens tradicional e o clima de motivação para a maestria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Daisy Fernandes
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Valentini, Nadia Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of Physical Education (Maringá)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/22382
Resumo: Este estudo investigou a influência de programas de iniciação em Ginástica Rítmica (GR), tradicional e orientado para a maestria, no desempenho de habilidades motoras fundamentais (HMF) e habilidades especializadas da GR (HEGR). Participantes, 39 meninas (5 a 10 anos), foram avaliadas com TGMD-2 e com o protocolo de avaliação para HEGR; e, organizados em dois grupos interventivos, Tradicional (GT) e Maestria (GM). Os programas de intervenções foram conduzidos durante 3 meses/2 vezes por semana com enfoque nas HMF e habilidades especializadas do esporte. Resultados indicaram: (1) mudanças positivas e significativas nas HMF foram observadas no GM; (2) desempenhos semelhantes entre GM e GT nas HEGR no pós-intervenção; (3) correlações positivas entre as HMF e HEGR e entre a idade HEGR. O clima motivacional para a maestria foi eficiente em promover a proficiência motora de crianças nas habilidades motoras fundamentais e especializadas do esporte.
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