Iniciação esportiva em ginástica rítmica: abordagens tradicional e o clima de motivação para a maestria
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal of Physical Education (Maringá) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/22382 |
Resumo: | Este estudo investigou a influência de programas de iniciação em Ginástica Rítmica (GR), tradicional e orientado para a maestria, no desempenho de habilidades motoras fundamentais (HMF) e habilidades especializadas da GR (HEGR). Participantes, 39 meninas (5 a 10 anos), foram avaliadas com TGMD-2 e com o protocolo de avaliação para HEGR; e, organizados em dois grupos interventivos, Tradicional (GT) e Maestria (GM). Os programas de intervenções foram conduzidos durante 3 meses/2 vezes por semana com enfoque nas HMF e habilidades especializadas do esporte. Resultados indicaram: (1) mudanças positivas e significativas nas HMF foram observadas no GM; (2) desempenhos semelhantes entre GM e GT nas HEGR no pós-intervenção; (3) correlações positivas entre as HMF e HEGR e entre a idade HEGR. O clima motivacional para a maestria foi eficiente em promover a proficiência motora de crianças nas habilidades motoras fundamentais e especializadas do esporte. |
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Iniciação esportiva em ginástica rítmica: abordagens tradicional e o clima de motivação para a maestriaIntervenção MotoraDestreza MotoraDesenvolvimento InfantilDesenvolvimento MotorEstudo InterventivoHabilidades Motoras EspecializadasHabilidades Motoras FundamentaisEste estudo investigou a influência de programas de iniciação em Ginástica Rítmica (GR), tradicional e orientado para a maestria, no desempenho de habilidades motoras fundamentais (HMF) e habilidades especializadas da GR (HEGR). Participantes, 39 meninas (5 a 10 anos), foram avaliadas com TGMD-2 e com o protocolo de avaliação para HEGR; e, organizados em dois grupos interventivos, Tradicional (GT) e Maestria (GM). Os programas de intervenções foram conduzidos durante 3 meses/2 vezes por semana com enfoque nas HMF e habilidades especializadas do esporte. Resultados indicaram: (1) mudanças positivas e significativas nas HMF foram observadas no GM; (2) desempenhos semelhantes entre GM e GT nas HEGR no pós-intervenção; (3) correlações positivas entre as HMF e HEGR e entre a idade HEGR. O clima motivacional para a maestria foi eficiente em promover a proficiência motora de crianças nas habilidades motoras fundamentais e especializadas do esporte.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2015-04-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Experimental Interventivaapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/22382Journal of Physical Education; Vol 26 No 1 (2015); 1-10Journal of Physical Education; Vol. 26 Núm. 1 (2015); 1-10Journal of Physical Education; v. 26 n. 1 (2015); 1-102448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/22382/14977Sampaio, Daisy FernandesValentini, Nadia Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T08:42:17Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/22382Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:42:17Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
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