Possibilidades lúdicas e humanizadas no contexto de atuação da educação física no Sistema Único de Saúde (SUS)
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal of Physical Education (Maringá) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/40477 |
Resumo: | Este estudo objetivou investigar as interfaces do componente lúdico no contexto dos Grupos de Atividade Física propiciados em cinco Centros de Saúde de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Foram realizadas observações sistemáticas durante dois meses nos Grupos, aplicadas entrevistas semiestruturadas com cinco profissionais de Educação Física e com 22 participantes. Os resultados apontam que, apesar da predominância de conteúdos e métodos tradicionais, os quais visam estritamente melhoras nos índices de aptidão física dos participantes, há espaço para as atividades lúdicas, ainda que de forma pontual, seja por meio de brincadeiras realizadas no interior das aulas e junto à prática das atividades físicas, seja em ocasiões especiais como datas festivas e passeios. Como desdobramento dos dados também são discutidos as relações entre participantes e profissionais e o potencial dos Grupos de Atividade Física como promotores de sociabilidades, inclusive, para além do espaço do próprio Grupo. |
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Possibilidades lúdicas e humanizadas no contexto de atuação da educação física no Sistema Único de Saúde (SUS)Atenção Primária à SaúdeHumanização da AssistênciaSaúde Pública.Este estudo objetivou investigar as interfaces do componente lúdico no contexto dos Grupos de Atividade Física propiciados em cinco Centros de Saúde de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Foram realizadas observações sistemáticas durante dois meses nos Grupos, aplicadas entrevistas semiestruturadas com cinco profissionais de Educação Física e com 22 participantes. Os resultados apontam que, apesar da predominância de conteúdos e métodos tradicionais, os quais visam estritamente melhoras nos índices de aptidão física dos participantes, há espaço para as atividades lúdicas, ainda que de forma pontual, seja por meio de brincadeiras realizadas no interior das aulas e junto à prática das atividades físicas, seja em ocasiões especiais como datas festivas e passeios. Como desdobramento dos dados também são discutidos as relações entre participantes e profissionais e o potencial dos Grupos de Atividade Física como promotores de sociabilidades, inclusive, para além do espaço do próprio Grupo.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2018-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/4047710.4025/jphyseduc.v29i1.2976Journal of Physical Education; Vol 29 No 1 (2018); e-2976Journal of Physical Education; Vol. 29 Núm. 1 (2018); e-2976Journal of Physical Education; v. 29 n. 1 (2018); e-29762448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/40477/751375138356Copyright (c) 2018 Journal of Physical Education/UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessWerle, VerônicaFigueiredo, Juliana de PaulaBataglion, Giandra AnceskiLecuona, Daliana StephanieMarinho, Alcyane2019-07-17T08:43:16Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/40477Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:43:16Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
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