A olimpíada e a escolarização da educação física no Espírito Santo: 1946-1954
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal of Physical Education (Maringá) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/26128 |
Resumo: | Analisa a temática da Olimpíada Escolar no Estado do Espírito Santo entre 1946 e 1954. Objetiva compreender a relação da Olimpíada Escolar com o processo de escolarização do esporte como conteúdo da Educação Física. Opera com o conceito de civilidade desenvolvido por Elias (1992) e Da Matta (1994), e com o modelo do paradigma indiciário e de circularidade proposto por Ginzburg (1989, 2000). Utiliza como fonte os jornais A Gazeta e A Tribuna e o arquivo pessoal de Aloyr Queiroz de Araújo. As Olimpíadas Escolares constituíram um importante evento para o governo e para a sociedade capixaba. Esse acontecimento tinha como foco os estudantes do ensino secundário, com o objetivo de envolvê-los em um projeto nacional, educativo e civilizatório que, por sua vez, era coordenado, entre os anos de 1946 e 1954, pelo Serviço de Educação Física, localizado na Escola de Educação Física do Espírito Santo. |
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A olimpíada e a escolarização da educação física no Espírito Santo: 1946-1954Olimpíada Escolar. Escolarização. Educação Física. Espírito Santo.Analisa a temática da Olimpíada Escolar no Estado do Espírito Santo entre 1946 e 1954. Objetiva compreender a relação da Olimpíada Escolar com o processo de escolarização do esporte como conteúdo da Educação Física. Opera com o conceito de civilidade desenvolvido por Elias (1992) e Da Matta (1994), e com o modelo do paradigma indiciário e de circularidade proposto por Ginzburg (1989, 2000). Utiliza como fonte os jornais A Gazeta e A Tribuna e o arquivo pessoal de Aloyr Queiroz de Araújo. As Olimpíadas Escolares constituíram um importante evento para o governo e para a sociedade capixaba. Esse acontecimento tinha como foco os estudantes do ensino secundário, com o objetivo de envolvê-los em um projeto nacional, educativo e civilizatório que, por sua vez, era coordenado, entre os anos de 1946 e 1954, pelo Serviço de Educação Física, localizado na Escola de Educação Física do Espírito Santo. Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2015-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa históricaapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/26128Journal of Physical Education; Vol 26 No 3 (2015); 389-400Journal of Physical Education; Vol. 26 Núm. 3 (2015); 389-400Journal of Physical Education; v. 26 n. 3 (2015); 389-4002448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/26128/15468Eller, Marcelo LaquiniBruschi, MarcelaNeto, Amarílio FerreiraSantos, Wagner dosSchneider, Omarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T08:42:36Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/26128Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:42:36Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
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