Estudo do L-triptofano na depressão ocorrida pela doença de Alzheimer em modelos experimentais
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Journal of Physical Education (Maringá) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/33656 |
Resumo: | O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa caracterizado pelo comprometimento cognitivo comumente associado a transtornos do humor, os quais desencadeiam reações depressivas, comprometem o desempenho mental e a funcionalidade. O objetivo do presente estudo foi verificar os efeitos do L-triptofano e analisar o comportamento motor em modelos experimentais com depressão decorrente do processo de Alzheimer. A amostra foi composta por 40 ratos da linhagem wistar divididos igualmente em dois grupos, 20 animais tratados com L-triptofano e 20 animais pertencentes ao grupo controle. Ambos os grupos receberam treinamento da memória espacial no later water maze e foram submetidos à cirurgia estereotáxica para indução demencial. Verificou-se através do labirinto aquático de Morris que o grupo tratado obteve atividade para memória espacial melhor do que o grupo controle. O tratamento com L-Triptofano demonstrou melhor benefício na memória reativa. |
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Estudo do L-triptofano na depressão ocorrida pela doença de Alzheimer em modelos experimentaisAlzheimer. Demência. L-triptofano. Depressão. Serotonina.O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa caracterizado pelo comprometimento cognitivo comumente associado a transtornos do humor, os quais desencadeiam reações depressivas, comprometem o desempenho mental e a funcionalidade. O objetivo do presente estudo foi verificar os efeitos do L-triptofano e analisar o comportamento motor em modelos experimentais com depressão decorrente do processo de Alzheimer. A amostra foi composta por 40 ratos da linhagem wistar divididos igualmente em dois grupos, 20 animais tratados com L-triptofano e 20 animais pertencentes ao grupo controle. Ambos os grupos receberam treinamento da memória espacial no later water maze e foram submetidos à cirurgia estereotáxica para indução demencial. Verificou-se através do labirinto aquático de Morris que o grupo tratado obteve atividade para memória espacial melhor do que o grupo controle. O tratamento com L-Triptofano demonstrou melhor benefício na memória reativa.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2017-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Originalapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/33656Journal of Physical Education; Vol 28 No 1 (2017); e-2839Journal of Physical Education; Vol. 28 Núm. 1 (2017); e-2839Journal of Physical Education; v. 28 n. 1 (2017); e-28392448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporenghttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/33656/19357https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/33656/19739Copyright (c) 2017 Journal of Physical Education/UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessMiri, Andressa LeticiaPanegalli Hosni, AndressaCamargo Gomes, JossinelmaKerppers, Ivo Ilvanda Silva Pereira, Mário César2019-07-17T08:43:05Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/33656Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:43:05Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
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