Contribuições da competição de tênis na educação e formação de crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Gabriel Henrique Treter
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Klering, Roberto Tierling, Aires, Hannah, Balbinotti, Carlos Adelar Abaide
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Journal of Physical Education (Maringá)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/29328
Resumo: Este estudo trata da competição de tênis infantil e sua relação com a educação e formação de crianças. O estudo se justifica pelo fato do tênis ser um esporte que culturalmente valoriza aspectos morais e éticos e por ter recentemente alterado suas regras para competições infantis. O objetivo geral do estudo é descrever e explorar o atual modelo competitivo de tênis das categorias até 10 anos quanto aos seus aspectos educativos e de formação pessoal, segundo a opinião de especialistas. Foram entrevistados onze treinadores de tênis com experiência na área e os resultados indicaram uma importante evolução com relação ao modelo competitivo anterior. No entanto, algumas adequações ainda parecem necessárias. As principais seriam: novas modalidades competitivas, tornando o esporte mais inclusivo e educativo; maior valorização do empenho, consequentemente menor foco no resultado; e maior número de participações competitivas, podendo-se alterar formatos competitivos e calendário.
id UEM-9_94a7deaf053f04f741ef47c6d2d248a6
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/29328
network_acronym_str UEM-9
network_name_str Journal of Physical Education (Maringá)
repository_id_str
spelling Contribuições da competição de tênis na educação e formação de criançasTênis. Esporte. Educação.Este estudo trata da competição de tênis infantil e sua relação com a educação e formação de crianças. O estudo se justifica pelo fato do tênis ser um esporte que culturalmente valoriza aspectos morais e éticos e por ter recentemente alterado suas regras para competições infantis. O objetivo geral do estudo é descrever e explorar o atual modelo competitivo de tênis das categorias até 10 anos quanto aos seus aspectos educativos e de formação pessoal, segundo a opinião de especialistas. Foram entrevistados onze treinadores de tênis com experiência na área e os resultados indicaram uma importante evolução com relação ao modelo competitivo anterior. No entanto, algumas adequações ainda parecem necessárias. As principais seriam: novas modalidades competitivas, tornando o esporte mais inclusivo e educativo; maior valorização do empenho, consequentemente menor foco no resultado; e maior número de participações competitivas, podendo-se alterar formatos competitivos e calendário.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2016-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMétodo qualitativoapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/29328Journal of Physical Education; Vol 27 No 1 (2016); e-2738Journal of Physical Education; Vol. 27 Núm. 1 (2016); e-2738Journal of Physical Education; v. 27 n. 1 (2016); e-27382448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporenghttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/29328/17170https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/29328/17507Copyright (c) 2016 Journal of Physical Education/UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Gabriel Henrique TreterKlering, Roberto TierlingAires, HannahBalbinotti, Carlos Adelar Abaide2019-07-17T08:42:55Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/29328Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:42:55Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições da competição de tênis na educação e formação de crianças
title Contribuições da competição de tênis na educação e formação de crianças
spellingShingle Contribuições da competição de tênis na educação e formação de crianças
Gonçalves, Gabriel Henrique Treter
Tênis. Esporte. Educação.
title_short Contribuições da competição de tênis na educação e formação de crianças
title_full Contribuições da competição de tênis na educação e formação de crianças
title_fullStr Contribuições da competição de tênis na educação e formação de crianças
title_full_unstemmed Contribuições da competição de tênis na educação e formação de crianças
title_sort Contribuições da competição de tênis na educação e formação de crianças
author Gonçalves, Gabriel Henrique Treter
author_facet Gonçalves, Gabriel Henrique Treter
Klering, Roberto Tierling
Aires, Hannah
Balbinotti, Carlos Adelar Abaide
author_role author
author2 Klering, Roberto Tierling
Aires, Hannah
Balbinotti, Carlos Adelar Abaide
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Gabriel Henrique Treter
Klering, Roberto Tierling
Aires, Hannah
Balbinotti, Carlos Adelar Abaide
dc.subject.por.fl_str_mv Tênis. Esporte. Educação.
topic Tênis. Esporte. Educação.
description Este estudo trata da competição de tênis infantil e sua relação com a educação e formação de crianças. O estudo se justifica pelo fato do tênis ser um esporte que culturalmente valoriza aspectos morais e éticos e por ter recentemente alterado suas regras para competições infantis. O objetivo geral do estudo é descrever e explorar o atual modelo competitivo de tênis das categorias até 10 anos quanto aos seus aspectos educativos e de formação pessoal, segundo a opinião de especialistas. Foram entrevistados onze treinadores de tênis com experiência na área e os resultados indicaram uma importante evolução com relação ao modelo competitivo anterior. No entanto, algumas adequações ainda parecem necessárias. As principais seriam: novas modalidades competitivas, tornando o esporte mais inclusivo e educativo; maior valorização do empenho, consequentemente menor foco no resultado; e maior número de participações competitivas, podendo-se alterar formatos competitivos e calendário.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Método qualitativo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/29328
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/29328
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/29328/17170
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/29328/17507
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Journal of Physical Education/UEM
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Journal of Physical Education/UEM
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Physical Education; Vol 27 No 1 (2016); e-2738
Journal of Physical Education; Vol. 27 Núm. 1 (2016); e-2738
Journal of Physical Education; v. 27 n. 1 (2016); e-2738
2448-2455
reponame:Journal of Physical Education (Maringá)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Journal of Physical Education (Maringá)
collection Journal of Physical Education (Maringá)
repository.name.fl_str_mv Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv ||revdef@uem.br
_version_ 1754732544623902720