A Ginástica nos Cursos de Licenciaturas em Educação Física nas universidades federais do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Razeira, Mauricio Berndt
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Pereira, Flávio Medeiros, Machado, Carla Rosane Carret, Ribeiro, José Antonio Bicca, Afonso, Mariângela da Rosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of Physical Education (Maringá)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/30031
Resumo: Este estudo objetivou analisar a Ginástica Escolar (GE) nos cursos de Licenciatura em Educação Física das Universidades Federais do Rio Grande do Sul. A pesquisa caracteriza-se como descritiva e a amostra contou com a participação de cinco universidades. Na coleta dos dados, foram analisados documentos disponíveis nos sites dos cursos, e foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os professores responsáveis pelas disciplinas de GE, nas universidades. Os resultados mostraram que as disciplinas de GE representam 1,6% do total dos componentes curriculares relativos aos conteúdos de natureza científico-cultural. Inexistiam projetos de ensino e extensão centrados na GE, e a produção científica dos professores responsáveis pelas disciplinas de GE, também era pequena. É possível destacar que as fragilidades encontradas relativas à GE podem refletir e influenciar negativamente na formação dos acadêmicos e consequentemente, na realidade da GE no âmbito escolar.
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