O estado de flow no basquetebol em categorias de base: uma análise da interferência da idade e do tempo de prática.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Helder Zimmermann
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Miranda, Renato
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of Physical Education (Maringá)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/23041
Resumo: O objetivo do presente estudo foi analisar os níveis de flow e a interferência da idade e do tempo de prática em atletas de basquetebol de categorias de base. A amostra do estudo foi constituída de 59 atletas de 5 diferentes equipes da região sudeste, sendo duas dessas equipes consideradas de alto nível. Utilizou-se uma entrevista semi estruturada e um questionário para coletar dados gerais sobre os atletas. Para avaliar as entrevistas utilizou-se o método de análise de conteúdo. Para comparar a idade e o tempo de prática utilizou-se o teste de dependência de variáveis Pearson qui-quadrado e o teste exato de Fischer. Os resultados apontam que a idade pode influenciar as dimensões menos citadas (fusão entre ação e atenção, feedback claro e imediato, perda da autoconsciência,  perda da noção do tempo e flow total. O tempo de prática pode influenciar a dimensão mais citada, controle absoluto das ações.
id UEM-9_998d4b6f0afccbeb25aa0d8c0fec404f
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/23041
network_acronym_str UEM-9
network_name_str Journal of Physical Education (Maringá)
repository_id_str
spelling O estado de flow no basquetebol em categorias de base: uma análise da interferência da idade e do tempo de prática.BasquetebolPsicologiaDesempenho atléticoPsicologiaSensaçãoBasquetebolDesemO objetivo do presente estudo foi analisar os níveis de flow e a interferência da idade e do tempo de prática em atletas de basquetebol de categorias de base. A amostra do estudo foi constituída de 59 atletas de 5 diferentes equipes da região sudeste, sendo duas dessas equipes consideradas de alto nível. Utilizou-se uma entrevista semi estruturada e um questionário para coletar dados gerais sobre os atletas. Para avaliar as entrevistas utilizou-se o método de análise de conteúdo. Para comparar a idade e o tempo de prática utilizou-se o teste de dependência de variáveis Pearson qui-quadrado e o teste exato de Fischer. Os resultados apontam que a idade pode influenciar as dimensões menos citadas (fusão entre ação e atenção, feedback claro e imediato, perda da autoconsciência,  perda da noção do tempo e flow total. O tempo de prática pode influenciar a dimensão mais citada, controle absoluto das ações.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2015-04-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Experimentalapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/23041Journal of Physical Education; Vol 26 No 1 (2015); 89-96Journal of Physical Education; Vol. 26 Núm. 1 (2015); 89-96Journal of Physical Education; v. 26 n. 1 (2015); 89-962448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/23041/14985Oliveira, Helder ZimmermannMiranda, Renatoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T08:42:17Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/23041Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:42:17Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv O estado de flow no basquetebol em categorias de base: uma análise da interferência da idade e do tempo de prática.
title O estado de flow no basquetebol em categorias de base: uma análise da interferência da idade e do tempo de prática.
spellingShingle O estado de flow no basquetebol em categorias de base: uma análise da interferência da idade e do tempo de prática.
Oliveira, Helder Zimmermann
Basquetebol
Psicologia
Desempenho atlético
Psicologia
Sensação
Basquetebol
Desem
title_short O estado de flow no basquetebol em categorias de base: uma análise da interferência da idade e do tempo de prática.
title_full O estado de flow no basquetebol em categorias de base: uma análise da interferência da idade e do tempo de prática.
title_fullStr O estado de flow no basquetebol em categorias de base: uma análise da interferência da idade e do tempo de prática.
title_full_unstemmed O estado de flow no basquetebol em categorias de base: uma análise da interferência da idade e do tempo de prática.
title_sort O estado de flow no basquetebol em categorias de base: uma análise da interferência da idade e do tempo de prática.
author Oliveira, Helder Zimmermann
author_facet Oliveira, Helder Zimmermann
Miranda, Renato
author_role author
author2 Miranda, Renato
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Helder Zimmermann
Miranda, Renato
dc.subject.por.fl_str_mv Basquetebol
Psicologia
Desempenho atlético
Psicologia
Sensação
Basquetebol
Desem
topic Basquetebol
Psicologia
Desempenho atlético
Psicologia
Sensação
Basquetebol
Desem
description O objetivo do presente estudo foi analisar os níveis de flow e a interferência da idade e do tempo de prática em atletas de basquetebol de categorias de base. A amostra do estudo foi constituída de 59 atletas de 5 diferentes equipes da região sudeste, sendo duas dessas equipes consideradas de alto nível. Utilizou-se uma entrevista semi estruturada e um questionário para coletar dados gerais sobre os atletas. Para avaliar as entrevistas utilizou-se o método de análise de conteúdo. Para comparar a idade e o tempo de prática utilizou-se o teste de dependência de variáveis Pearson qui-quadrado e o teste exato de Fischer. Os resultados apontam que a idade pode influenciar as dimensões menos citadas (fusão entre ação e atenção, feedback claro e imediato, perda da autoconsciência,  perda da noção do tempo e flow total. O tempo de prática pode influenciar a dimensão mais citada, controle absoluto das ações.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Experimental
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/23041
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/23041
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/23041/14985
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Physical Education; Vol 26 No 1 (2015); 89-96
Journal of Physical Education; Vol. 26 Núm. 1 (2015); 89-96
Journal of Physical Education; v. 26 n. 1 (2015); 89-96
2448-2455
reponame:Journal of Physical Education (Maringá)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Journal of Physical Education (Maringá)
collection Journal of Physical Education (Maringá)
repository.name.fl_str_mv Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv ||revdef@uem.br
_version_ 1754732544185597952