Preocupações de professores de educação física conforme os ciclos de desenvolvimento profissional e características sociodemográficas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Suelen Vicente
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Beuttemmuller, Lucas Jacob, Both, Jorge
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Journal of Physical Education (Maringá)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/39172
Resumo: O objetivo desse estudo foi analisar as preocupações dos professores conforme os ciclos de desenvolvimento profissional e as variáveis sociodemográficas. A amostra foi composta por 92 professores de Educação Física efetivos das redes municipal e estadual do município de Maringá (Paraná). Para a coleta de dados utilizou-se um questionário sociodemográfico e a Escala de Preocupações dos Professores. Para a análise dos dados empregou-se os testes anova para amostras independentes e para medidas repetidas e teste t. Os resultados evidenciaram menores preocupações docentes com a dimensão consigo quando comparados com as dimensões tarefa e impacto da tarefa. Além disso, os professores do ciclo de renovação apresentaram maior índice de preocupação com a dimensão tarefa que os docentes do ciclo de consolidação. Ao avaliar as variáveis sociodemográficas, observou-se que professores vinculados à rede estadual de ensino e do sexo feminino demonstraram maior indice de preocupação com a dimensão tarefa, enquanto os docentes que atuavam em apenas uma escola demonstraram maior preocupação com a dimensão consigo. Conclui-se que as preocupações apresentam comportamento semelhante com o avanço da carreira e que variáveis sociodemográficas tem baixo impacto de influencia no nível de preocupação docente. 
id UEM-9_a43500a8ab4275fe455a22cdca0d9c76
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/39172
network_acronym_str UEM-9
network_name_str Journal of Physical Education (Maringá)
repository_id_str
spelling Preocupações de professores de educação física conforme os ciclos de desenvolvimento profissional e características sociodemográficasProfessores. Educação Física. Preocupações. Carreira Docente.O objetivo desse estudo foi analisar as preocupações dos professores conforme os ciclos de desenvolvimento profissional e as variáveis sociodemográficas. A amostra foi composta por 92 professores de Educação Física efetivos das redes municipal e estadual do município de Maringá (Paraná). Para a coleta de dados utilizou-se um questionário sociodemográfico e a Escala de Preocupações dos Professores. Para a análise dos dados empregou-se os testes anova para amostras independentes e para medidas repetidas e teste t. Os resultados evidenciaram menores preocupações docentes com a dimensão consigo quando comparados com as dimensões tarefa e impacto da tarefa. Além disso, os professores do ciclo de renovação apresentaram maior índice de preocupação com a dimensão tarefa que os docentes do ciclo de consolidação. Ao avaliar as variáveis sociodemográficas, observou-se que professores vinculados à rede estadual de ensino e do sexo feminino demonstraram maior indice de preocupação com a dimensão tarefa, enquanto os docentes que atuavam em apenas uma escola demonstraram maior preocupação com a dimensão consigo. Conclui-se que as preocupações apresentam comportamento semelhante com o avanço da carreira e que variáveis sociodemográficas tem baixo impacto de influencia no nível de preocupação docente. Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2018-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMétodo Quantitativoapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3917210.4025/jphyseduc.v29i1.2924Journal of Physical Education; Vol 29 No 1 (2018); e-2924Journal of Physical Education; Vol. 29 Núm. 1 (2018); e-2924Journal of Physical Education; v. 29 n. 1 (2018); e-29242448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporenghttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/39172/21934https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/39172/22014Copyright (c) 2018 Journal of Physical Education/UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Suelen VicenteBeuttemmuller, Lucas JacobBoth, Jorge2019-07-17T08:43:16Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/39172Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:43:16Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Preocupações de professores de educação física conforme os ciclos de desenvolvimento profissional e características sociodemográficas
title Preocupações de professores de educação física conforme os ciclos de desenvolvimento profissional e características sociodemográficas
spellingShingle Preocupações de professores de educação física conforme os ciclos de desenvolvimento profissional e características sociodemográficas
Vieira, Suelen Vicente
Professores. Educação Física. Preocupações. Carreira Docente.
title_short Preocupações de professores de educação física conforme os ciclos de desenvolvimento profissional e características sociodemográficas
title_full Preocupações de professores de educação física conforme os ciclos de desenvolvimento profissional e características sociodemográficas
title_fullStr Preocupações de professores de educação física conforme os ciclos de desenvolvimento profissional e características sociodemográficas
title_full_unstemmed Preocupações de professores de educação física conforme os ciclos de desenvolvimento profissional e características sociodemográficas
title_sort Preocupações de professores de educação física conforme os ciclos de desenvolvimento profissional e características sociodemográficas
author Vieira, Suelen Vicente
author_facet Vieira, Suelen Vicente
Beuttemmuller, Lucas Jacob
Both, Jorge
author_role author
author2 Beuttemmuller, Lucas Jacob
Both, Jorge
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Suelen Vicente
Beuttemmuller, Lucas Jacob
Both, Jorge
dc.subject.por.fl_str_mv Professores. Educação Física. Preocupações. Carreira Docente.
topic Professores. Educação Física. Preocupações. Carreira Docente.
description O objetivo desse estudo foi analisar as preocupações dos professores conforme os ciclos de desenvolvimento profissional e as variáveis sociodemográficas. A amostra foi composta por 92 professores de Educação Física efetivos das redes municipal e estadual do município de Maringá (Paraná). Para a coleta de dados utilizou-se um questionário sociodemográfico e a Escala de Preocupações dos Professores. Para a análise dos dados empregou-se os testes anova para amostras independentes e para medidas repetidas e teste t. Os resultados evidenciaram menores preocupações docentes com a dimensão consigo quando comparados com as dimensões tarefa e impacto da tarefa. Além disso, os professores do ciclo de renovação apresentaram maior índice de preocupação com a dimensão tarefa que os docentes do ciclo de consolidação. Ao avaliar as variáveis sociodemográficas, observou-se que professores vinculados à rede estadual de ensino e do sexo feminino demonstraram maior indice de preocupação com a dimensão tarefa, enquanto os docentes que atuavam em apenas uma escola demonstraram maior preocupação com a dimensão consigo. Conclui-se que as preocupações apresentam comportamento semelhante com o avanço da carreira e que variáveis sociodemográficas tem baixo impacto de influencia no nível de preocupação docente. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Método Quantitativo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/39172
10.4025/jphyseduc.v29i1.2924
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/39172
identifier_str_mv 10.4025/jphyseduc.v29i1.2924
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/39172/21934
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/39172/22014
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Journal of Physical Education/UEM
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Journal of Physical Education/UEM
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Physical Education; Vol 29 No 1 (2018); e-2924
Journal of Physical Education; Vol. 29 Núm. 1 (2018); e-2924
Journal of Physical Education; v. 29 n. 1 (2018); e-2924
2448-2455
reponame:Journal of Physical Education (Maringá)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Journal of Physical Education (Maringá)
collection Journal of Physical Education (Maringá)
repository.name.fl_str_mv Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv ||revdef@uem.br
_version_ 1754732545150287872