Preocupações de professores de educação física conforme os ciclos de desenvolvimento profissional e características sociodemográficas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Journal of Physical Education (Maringá) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/39172 |
Resumo: | O objetivo desse estudo foi analisar as preocupações dos professores conforme os ciclos de desenvolvimento profissional e as variáveis sociodemográficas. A amostra foi composta por 92 professores de Educação Física efetivos das redes municipal e estadual do município de Maringá (Paraná). Para a coleta de dados utilizou-se um questionário sociodemográfico e a Escala de Preocupações dos Professores. Para a análise dos dados empregou-se os testes anova para amostras independentes e para medidas repetidas e teste t. Os resultados evidenciaram menores preocupações docentes com a dimensão consigo quando comparados com as dimensões tarefa e impacto da tarefa. Além disso, os professores do ciclo de renovação apresentaram maior índice de preocupação com a dimensão tarefa que os docentes do ciclo de consolidação. Ao avaliar as variáveis sociodemográficas, observou-se que professores vinculados à rede estadual de ensino e do sexo feminino demonstraram maior indice de preocupação com a dimensão tarefa, enquanto os docentes que atuavam em apenas uma escola demonstraram maior preocupação com a dimensão consigo. Conclui-se que as preocupações apresentam comportamento semelhante com o avanço da carreira e que variáveis sociodemográficas tem baixo impacto de influencia no nível de preocupação docente. |
id |
UEM-9_a43500a8ab4275fe455a22cdca0d9c76 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/39172 |
network_acronym_str |
UEM-9 |
network_name_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository_id_str |
|
spelling |
Preocupações de professores de educação física conforme os ciclos de desenvolvimento profissional e características sociodemográficasProfessores. Educação Física. Preocupações. Carreira Docente.O objetivo desse estudo foi analisar as preocupações dos professores conforme os ciclos de desenvolvimento profissional e as variáveis sociodemográficas. A amostra foi composta por 92 professores de Educação Física efetivos das redes municipal e estadual do município de Maringá (Paraná). Para a coleta de dados utilizou-se um questionário sociodemográfico e a Escala de Preocupações dos Professores. Para a análise dos dados empregou-se os testes anova para amostras independentes e para medidas repetidas e teste t. Os resultados evidenciaram menores preocupações docentes com a dimensão consigo quando comparados com as dimensões tarefa e impacto da tarefa. Além disso, os professores do ciclo de renovação apresentaram maior índice de preocupação com a dimensão tarefa que os docentes do ciclo de consolidação. Ao avaliar as variáveis sociodemográficas, observou-se que professores vinculados à rede estadual de ensino e do sexo feminino demonstraram maior indice de preocupação com a dimensão tarefa, enquanto os docentes que atuavam em apenas uma escola demonstraram maior preocupação com a dimensão consigo. Conclui-se que as preocupações apresentam comportamento semelhante com o avanço da carreira e que variáveis sociodemográficas tem baixo impacto de influencia no nível de preocupação docente. Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2018-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMétodo Quantitativoapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3917210.4025/jphyseduc.v29i1.2924Journal of Physical Education; Vol 29 No 1 (2018); e-2924Journal of Physical Education; Vol. 29 Núm. 1 (2018); e-2924Journal of Physical Education; v. 29 n. 1 (2018); e-29242448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporenghttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/39172/21934https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/39172/22014Copyright (c) 2018 Journal of Physical Education/UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Suelen VicenteBeuttemmuller, Lucas JacobBoth, Jorge2019-07-17T08:43:16Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/39172Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:43:16Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Preocupações de professores de educação física conforme os ciclos de desenvolvimento profissional e características sociodemográficas |
title |
Preocupações de professores de educação física conforme os ciclos de desenvolvimento profissional e características sociodemográficas |
spellingShingle |
Preocupações de professores de educação física conforme os ciclos de desenvolvimento profissional e características sociodemográficas Vieira, Suelen Vicente Professores. Educação Física. Preocupações. Carreira Docente. |
title_short |
Preocupações de professores de educação física conforme os ciclos de desenvolvimento profissional e características sociodemográficas |
title_full |
Preocupações de professores de educação física conforme os ciclos de desenvolvimento profissional e características sociodemográficas |
title_fullStr |
Preocupações de professores de educação física conforme os ciclos de desenvolvimento profissional e características sociodemográficas |
title_full_unstemmed |
Preocupações de professores de educação física conforme os ciclos de desenvolvimento profissional e características sociodemográficas |
title_sort |
Preocupações de professores de educação física conforme os ciclos de desenvolvimento profissional e características sociodemográficas |
author |
Vieira, Suelen Vicente |
author_facet |
Vieira, Suelen Vicente Beuttemmuller, Lucas Jacob Both, Jorge |
author_role |
author |
author2 |
Beuttemmuller, Lucas Jacob Both, Jorge |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Suelen Vicente Beuttemmuller, Lucas Jacob Both, Jorge |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores. Educação Física. Preocupações. Carreira Docente. |
topic |
Professores. Educação Física. Preocupações. Carreira Docente. |
description |
O objetivo desse estudo foi analisar as preocupações dos professores conforme os ciclos de desenvolvimento profissional e as variáveis sociodemográficas. A amostra foi composta por 92 professores de Educação Física efetivos das redes municipal e estadual do município de Maringá (Paraná). Para a coleta de dados utilizou-se um questionário sociodemográfico e a Escala de Preocupações dos Professores. Para a análise dos dados empregou-se os testes anova para amostras independentes e para medidas repetidas e teste t. Os resultados evidenciaram menores preocupações docentes com a dimensão consigo quando comparados com as dimensões tarefa e impacto da tarefa. Além disso, os professores do ciclo de renovação apresentaram maior índice de preocupação com a dimensão tarefa que os docentes do ciclo de consolidação. Ao avaliar as variáveis sociodemográficas, observou-se que professores vinculados à rede estadual de ensino e do sexo feminino demonstraram maior indice de preocupação com a dimensão tarefa, enquanto os docentes que atuavam em apenas uma escola demonstraram maior preocupação com a dimensão consigo. Conclui-se que as preocupações apresentam comportamento semelhante com o avanço da carreira e que variáveis sociodemográficas tem baixo impacto de influencia no nível de preocupação docente. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Método Quantitativo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/39172 10.4025/jphyseduc.v29i1.2924 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/39172 |
identifier_str_mv |
10.4025/jphyseduc.v29i1.2924 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/39172/21934 https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/39172/22014 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Journal of Physical Education/UEM info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Journal of Physical Education/UEM |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Physical Education; Vol 29 No 1 (2018); e-2924 Journal of Physical Education; Vol. 29 Núm. 1 (2018); e-2924 Journal of Physical Education; v. 29 n. 1 (2018); e-2924 2448-2455 reponame:Journal of Physical Education (Maringá) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
collection |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository.name.fl_str_mv |
Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revdef@uem.br |
_version_ |
1754732545150287872 |