Validade de critério da Escala de Autoavaliação do saque do voleibol: Relação entre eficácia, efetividade e autoavaliação do saque de atletas brasileiras infantis
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Journal of Physical Education (Maringá) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/27647 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi relacionar a autoavaliação do saque, eficiência e eficácia deste fundamento. Participaram do estudo duas equipes femininas de voleibol da categoria infantil, com média de idade 14,63 ± 0,5 anos e tempo de prática 4,92 ± 1,87 anos. Aplicou-se a Escala de Autoavaliação do Saque no Voleibol e realizado escalte técnico do saque. Os resultados apontaram diferenças na eficiência da Equipe “A” (37,26 ± 19,38) e Equipe “B” (53,89 ± 14,18) (p=0,02) e eficácia da Equipe “A” (91,50 ± 5,51) e Equipe “B” (96,21 ± 4,46) (p=0,02). Na autoavaliação houve diferença entre a Equipe “A” 45,20 ± 5,11 e a Equipe “B” 41,78 ± 3,19 (p=0,05). Houve correlação moderada (r= 0,65 p=0,00) entre a autoavaliação e o tempo de prática de ambas as equipes. Conclui-se que a equipe que conquistou a melhor colocação foi a que se apresentou mais eficiente e eficaz na execução do saque. |
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Validade de critério da Escala de Autoavaliação do saque do voleibol: Relação entre eficácia, efetividade e autoavaliação do saque de atletas brasileiras infantiseficiênciaeficácia e voleibolO objetivo deste estudo foi relacionar a autoavaliação do saque, eficiência e eficácia deste fundamento. Participaram do estudo duas equipes femininas de voleibol da categoria infantil, com média de idade 14,63 ± 0,5 anos e tempo de prática 4,92 ± 1,87 anos. Aplicou-se a Escala de Autoavaliação do Saque no Voleibol e realizado escalte técnico do saque. Os resultados apontaram diferenças na eficiência da Equipe “A” (37,26 ± 19,38) e Equipe “B” (53,89 ± 14,18) (p=0,02) e eficácia da Equipe “A” (91,50 ± 5,51) e Equipe “B” (96,21 ± 4,46) (p=0,02). Na autoavaliação houve diferença entre a Equipe “A” 45,20 ± 5,11 e a Equipe “B” 41,78 ± 3,19 (p=0,05). Houve correlação moderada (r= 0,65 p=0,00) entre a autoavaliação e o tempo de prática de ambas as equipes. Conclui-se que a equipe que conquistou a melhor colocação foi a que se apresentou mais eficiente e eficaz na execução do saque. Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2016-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionOriginalapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/27647Journal of Physical Education; Vol 27 No 1 (2016); e-2716Journal of Physical Education; Vol. 27 Núm. 1 (2016); e-2716Journal of Physical Education; v. 27 n. 1 (2016); e-27162448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporenghttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/27647/16805https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/27647/16877Copyright (c) 2016 Journal of Physical Education/UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Thais do AmaralValentim, Fernanda PatriciaStefanello, Joice Mara Facco2019-07-17T08:42:55Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/27647Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:42:55Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
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