The constitution of teacher identification of a firs degree in Physical Education in the perspective of its students

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flores, Patric Paludett
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de, Martins, Rhaylla Gimenes de Lima, Both, Jorge, Krug, Hugo Norberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of Physical Education (Maringá)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/43744
Resumo: Este artigo traz apontamentos sobre o processo de identização docente de um curso de Licenciatura em Educação Física de uma Universidade Pública do estado do Rio Grande do Sul/Brasil na percepção dos seus discentes. Participaram da pesquisa seis acadêmicos em fase de conclusão do curso, através de debates em um grupo focal. Das informações coletadas emergiram-se duas categorias de análise: os facilitadores e as barreiras no processo de identização docente. Dos achados da pesquisa pode-se concluir que esse processo é reflexo da individualidade do sujeito, da participação em ações formativas proporcionadas no decorrer de sua formação inicial e de suas experiências de vida a partir das relações interpessoais que os motivam a seguir na profissão escolhida. Por isso, a importância de avaliações e reflexões contínuas sobre os conhecimentos e saberes proporcionados ao longo da trajetória formativa na universidade ao encontro com a escola.
id UEM-9_be242318d46cfeaf0ecfda582043821e
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/43744
network_acronym_str UEM-9
network_name_str Journal of Physical Education (Maringá)
repository_id_str
spelling The constitution of teacher identification of a firs degree in Physical Education in the perspective of its studentsO processo de identização docente em um curso de Educação Física na perspectiva de seus discentesEducação Superior. Capacitação de professores. Docentes. Educação Física.Este artigo traz apontamentos sobre o processo de identização docente de um curso de Licenciatura em Educação Física de uma Universidade Pública do estado do Rio Grande do Sul/Brasil na percepção dos seus discentes. Participaram da pesquisa seis acadêmicos em fase de conclusão do curso, através de debates em um grupo focal. Das informações coletadas emergiram-se duas categorias de análise: os facilitadores e as barreiras no processo de identização docente. Dos achados da pesquisa pode-se concluir que esse processo é reflexo da individualidade do sujeito, da participação em ações formativas proporcionadas no decorrer de sua formação inicial e de suas experiências de vida a partir das relações interpessoais que os motivam a seguir na profissão escolhida. Por isso, a importância de avaliações e reflexões contínuas sobre os conhecimentos e saberes proporcionados ao longo da trajetória formativa na universidade ao encontro com a escola.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2019-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/43744Journal of Physical Education; Vol 30 No 1 (2019); e-3075Journal of Physical Education; Vol. 30 Núm. 1 (2019); e-3075Journal of Physical Education; v. 30 n. 1 (2019); e-30752448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/43744/751375148562Flores, Patric PaludettOliveira, Amauri Aparecido Bássoli deMartins, Rhaylla Gimenes de LimaBoth, JorgeKrug, Hugo Norbertoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-11T20:49:49Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/43744Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2020-02-11T20:49:49Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv The constitution of teacher identification of a firs degree in Physical Education in the perspective of its students
O processo de identização docente em um curso de Educação Física na perspectiva de seus discentes
title The constitution of teacher identification of a firs degree in Physical Education in the perspective of its students
spellingShingle The constitution of teacher identification of a firs degree in Physical Education in the perspective of its students
Flores, Patric Paludett
Educação Superior. Capacitação de professores. Docentes. Educação Física.
title_short The constitution of teacher identification of a firs degree in Physical Education in the perspective of its students
title_full The constitution of teacher identification of a firs degree in Physical Education in the perspective of its students
title_fullStr The constitution of teacher identification of a firs degree in Physical Education in the perspective of its students
title_full_unstemmed The constitution of teacher identification of a firs degree in Physical Education in the perspective of its students
title_sort The constitution of teacher identification of a firs degree in Physical Education in the perspective of its students
author Flores, Patric Paludett
author_facet Flores, Patric Paludett
Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de
Martins, Rhaylla Gimenes de Lima
Both, Jorge
Krug, Hugo Norberto
author_role author
author2 Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de
Martins, Rhaylla Gimenes de Lima
Both, Jorge
Krug, Hugo Norberto
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Flores, Patric Paludett
Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de
Martins, Rhaylla Gimenes de Lima
Both, Jorge
Krug, Hugo Norberto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Superior. Capacitação de professores. Docentes. Educação Física.
topic Educação Superior. Capacitação de professores. Docentes. Educação Física.
description Este artigo traz apontamentos sobre o processo de identização docente de um curso de Licenciatura em Educação Física de uma Universidade Pública do estado do Rio Grande do Sul/Brasil na percepção dos seus discentes. Participaram da pesquisa seis acadêmicos em fase de conclusão do curso, através de debates em um grupo focal. Das informações coletadas emergiram-se duas categorias de análise: os facilitadores e as barreiras no processo de identização docente. Dos achados da pesquisa pode-se concluir que esse processo é reflexo da individualidade do sujeito, da participação em ações formativas proporcionadas no decorrer de sua formação inicial e de suas experiências de vida a partir das relações interpessoais que os motivam a seguir na profissão escolhida. Por isso, a importância de avaliações e reflexões contínuas sobre os conhecimentos e saberes proporcionados ao longo da trajetória formativa na universidade ao encontro com a escola.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/43744
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/43744
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/43744/751375148562
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Physical Education; Vol 30 No 1 (2019); e-3075
Journal of Physical Education; Vol. 30 Núm. 1 (2019); e-3075
Journal of Physical Education; v. 30 n. 1 (2019); e-3075
2448-2455
reponame:Journal of Physical Education (Maringá)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Journal of Physical Education (Maringá)
collection Journal of Physical Education (Maringá)
repository.name.fl_str_mv Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv ||revdef@uem.br
_version_ 1754732545584398336