The constitution of teacher identification of a firs degree in Physical Education in the perspective of its students
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal of Physical Education (Maringá) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/43744 |
Resumo: | Este artigo traz apontamentos sobre o processo de identização docente de um curso de Licenciatura em Educação Física de uma Universidade Pública do estado do Rio Grande do Sul/Brasil na percepção dos seus discentes. Participaram da pesquisa seis acadêmicos em fase de conclusão do curso, através de debates em um grupo focal. Das informações coletadas emergiram-se duas categorias de análise: os facilitadores e as barreiras no processo de identização docente. Dos achados da pesquisa pode-se concluir que esse processo é reflexo da individualidade do sujeito, da participação em ações formativas proporcionadas no decorrer de sua formação inicial e de suas experiências de vida a partir das relações interpessoais que os motivam a seguir na profissão escolhida. Por isso, a importância de avaliações e reflexões contínuas sobre os conhecimentos e saberes proporcionados ao longo da trajetória formativa na universidade ao encontro com a escola. |
id |
UEM-9_be242318d46cfeaf0ecfda582043821e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/43744 |
network_acronym_str |
UEM-9 |
network_name_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository_id_str |
|
spelling |
The constitution of teacher identification of a firs degree in Physical Education in the perspective of its studentsO processo de identização docente em um curso de Educação Física na perspectiva de seus discentesEducação Superior. Capacitação de professores. Docentes. Educação Física.Este artigo traz apontamentos sobre o processo de identização docente de um curso de Licenciatura em Educação Física de uma Universidade Pública do estado do Rio Grande do Sul/Brasil na percepção dos seus discentes. Participaram da pesquisa seis acadêmicos em fase de conclusão do curso, através de debates em um grupo focal. Das informações coletadas emergiram-se duas categorias de análise: os facilitadores e as barreiras no processo de identização docente. Dos achados da pesquisa pode-se concluir que esse processo é reflexo da individualidade do sujeito, da participação em ações formativas proporcionadas no decorrer de sua formação inicial e de suas experiências de vida a partir das relações interpessoais que os motivam a seguir na profissão escolhida. Por isso, a importância de avaliações e reflexões contínuas sobre os conhecimentos e saberes proporcionados ao longo da trajetória formativa na universidade ao encontro com a escola.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2019-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/43744Journal of Physical Education; Vol 30 No 1 (2019); e-3075Journal of Physical Education; Vol. 30 Núm. 1 (2019); e-3075Journal of Physical Education; v. 30 n. 1 (2019); e-30752448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/43744/751375148562Flores, Patric PaludettOliveira, Amauri Aparecido Bássoli deMartins, Rhaylla Gimenes de LimaBoth, JorgeKrug, Hugo Norbertoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-11T20:49:49Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/43744Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2020-02-11T20:49:49Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The constitution of teacher identification of a firs degree in Physical Education in the perspective of its students O processo de identização docente em um curso de Educação Física na perspectiva de seus discentes |
title |
The constitution of teacher identification of a firs degree in Physical Education in the perspective of its students |
spellingShingle |
The constitution of teacher identification of a firs degree in Physical Education in the perspective of its students Flores, Patric Paludett Educação Superior. Capacitação de professores. Docentes. Educação Física. |
title_short |
The constitution of teacher identification of a firs degree in Physical Education in the perspective of its students |
title_full |
The constitution of teacher identification of a firs degree in Physical Education in the perspective of its students |
title_fullStr |
The constitution of teacher identification of a firs degree in Physical Education in the perspective of its students |
title_full_unstemmed |
The constitution of teacher identification of a firs degree in Physical Education in the perspective of its students |
title_sort |
The constitution of teacher identification of a firs degree in Physical Education in the perspective of its students |
author |
Flores, Patric Paludett |
author_facet |
Flores, Patric Paludett Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de Martins, Rhaylla Gimenes de Lima Both, Jorge Krug, Hugo Norberto |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de Martins, Rhaylla Gimenes de Lima Both, Jorge Krug, Hugo Norberto |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Flores, Patric Paludett Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de Martins, Rhaylla Gimenes de Lima Both, Jorge Krug, Hugo Norberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Superior. Capacitação de professores. Docentes. Educação Física. |
topic |
Educação Superior. Capacitação de professores. Docentes. Educação Física. |
description |
Este artigo traz apontamentos sobre o processo de identização docente de um curso de Licenciatura em Educação Física de uma Universidade Pública do estado do Rio Grande do Sul/Brasil na percepção dos seus discentes. Participaram da pesquisa seis acadêmicos em fase de conclusão do curso, através de debates em um grupo focal. Das informações coletadas emergiram-se duas categorias de análise: os facilitadores e as barreiras no processo de identização docente. Dos achados da pesquisa pode-se concluir que esse processo é reflexo da individualidade do sujeito, da participação em ações formativas proporcionadas no decorrer de sua formação inicial e de suas experiências de vida a partir das relações interpessoais que os motivam a seguir na profissão escolhida. Por isso, a importância de avaliações e reflexões contínuas sobre os conhecimentos e saberes proporcionados ao longo da trajetória formativa na universidade ao encontro com a escola. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/43744 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/43744 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/43744/751375148562 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Physical Education; Vol 30 No 1 (2019); e-3075 Journal of Physical Education; Vol. 30 Núm. 1 (2019); e-3075 Journal of Physical Education; v. 30 n. 1 (2019); e-3075 2448-2455 reponame:Journal of Physical Education (Maringá) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
collection |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository.name.fl_str_mv |
Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revdef@uem.br |
_version_ |
1754732545584398336 |