Educação do corpo, modernidade e os Salesianos em escolas brasileiras no início do Século XX
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal of Physical Education (Maringá) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/34910 |
Resumo: | Qual seria a melhor estratégia de educação do corpo em uma instituição católica? Esse foi um debate que acomodou discursos modernos e tradições religiosas em escolas brasileiras no início do século XX. Analisar esse contexto pode ajudar a melhor compreender as relações entre os projetos de modernidade e as religiões em conciliação naquele período no Brasil. Tendo em vista tal consideração, esse estudo tem por objetivo observar como as práticas corporais eram utilizadas como conteúdos educacionais em instituições salesianas de ensino. Adotamos como recorte temporal as três primeiras décadas do século XX, momento crucial no que tange à estruturação da escolarização da educação física no Brasil. Conclui que os Salesianos em nenhum momento negaram suas tradições, mas souberam acomodar em seu cotidiano práticas corporais que até então eram estranhas, já que eram metódicas, racionalizadas, mas propiciavam por meio da educação do corpo a divulgação para as elites de seu projeto educacional marcadamente católico, mas ao mesmo tempo atual e dinâmico, condizente com os tempos modernos do início do século XX. |
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Educação do corpo, modernidade e os Salesianos em escolas brasileiras no início do Século XXHistória. Educação. Religiões. Educação Física.Qual seria a melhor estratégia de educação do corpo em uma instituição católica? Esse foi um debate que acomodou discursos modernos e tradições religiosas em escolas brasileiras no início do século XX. Analisar esse contexto pode ajudar a melhor compreender as relações entre os projetos de modernidade e as religiões em conciliação naquele período no Brasil. Tendo em vista tal consideração, esse estudo tem por objetivo observar como as práticas corporais eram utilizadas como conteúdos educacionais em instituições salesianas de ensino. Adotamos como recorte temporal as três primeiras décadas do século XX, momento crucial no que tange à estruturação da escolarização da educação física no Brasil. Conclui que os Salesianos em nenhum momento negaram suas tradições, mas souberam acomodar em seu cotidiano práticas corporais que até então eram estranhas, já que eram metódicas, racionalizadas, mas propiciavam por meio da educação do corpo a divulgação para as elites de seu projeto educacional marcadamente católico, mas ao mesmo tempo atual e dinâmico, condizente com os tempos modernos do início do século XX.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2018-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa históricaapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3491010.4025/jphyseduc.v29i1.2927Journal of Physical Education; Vol 29 No 1 (2018); e-2927Journal of Physical Education; Vol. 29 Núm. 1 (2018); e-2927Journal of Physical Education; v. 29 n. 1 (2018); e-29272448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/34910/22046Copyright (c) 2018 Journal of Physical Education/UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Diego FerreiraGois Junior, Edivaldo2019-07-17T08:43:15Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/34910Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:43:15Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
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