Arbitragem no contexto do esporte escolar: percepções de violência narradas por árbitros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bressan, João Carlos Martins
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Carneiro, Kleber Tuxen, Silveira, Viviane Teixeira, dos Santos, Dominique Stefany Gomes, Reverdito, Riller Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Journal of Physical Education (Maringá)
DOI: 10.4025/jphyseduc.v30i13056
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/42696
Resumo: O árbitro/a ocupa uma posição de destaque no esporte, tendo a responsabilidade de realizar a gestão do jogo, função que o/a expõe a situações de violência. Em competições em nível escolar, a pesquisa nesse campo ainda é incipiente. Assim, o objetivo do estudo foi reconhecer a violência percebida por árbitros/as no contexto dos jogos escolares da juventude. Lança mão de uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, e fora realizado na fase estadual dos jogos em 2016 no estado de mato grosso. Participaram da pesquisa árbitros/as (n=19), das categorias a e b. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas, registradas em um gravador digital (sonyⓇ icd-px312) e transcritas na íntegra, empregou-se a análise de conteúdo, usando o software nvivoⓇ10. Com base nos resultados, observou-se que todos/as sofreram ou vivenciaram algum tipo de violência, bem como a relativizam considerando o contexto investigado. Revelou-se também a fragilidade no sistema de controle dessas situações, atribuindo ao/a árbitro/a a exclusiva responsabilidade pela gestão do ambiente de competição. O papel do/a árbitro/a deverá ser abordado como conteúdo do processo de formação de jovens no esporte e, nesse sentido, deverão compreender que são corresponsáveis pela educação esportiva.  
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