Bem estar do trabalhador docente em educação física ao longo da carreira doi: 10.4025/reveducfis.v24i2.16114
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal of Physical Education (Maringá) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/16114 |
Resumo: | O objetivo do estudo foi analisar o Bem Estar do Trabalhador Docente (BETD) por meio do Parâmetro Socioambiental (Satisfação no Trabalho – ST) e do Parâmetro Individual (Estilo de Vida – EV) dos professores de Educação Física, considerando os Ciclos de Desenvolvimento Profissional (CDP). Participaram da pesquisa 1.645 professores dos magistérios públicos estaduais do sul do Brasil. Na coleta de dados foi utilizado um questionário sociodemográfico e profissional, bem como os instrumentos QVT-PEF e PEVI. Os resultados não evidenciaram associação entre o BETD e o CDP. Em relação aos Parâmetros Individuais e Socioambientais, não se constatou diferenças entre os ciclos de Diversificação e Estabilização quando a avaliada a ST. Na avaliação do EV, apenas o Comportamento Preventivo identificou diferenças significativas entre estes dois ciclos. Tais resultados demonstram elevada concordância de sentimentos e de comportamentos frente aos Parâmetros Individual e Socioambiental do Bem Estar do Trabalhador Docente após nove anos de docência. |
id |
UEM-9_cd8830124ea8e78d4a755af3fe237402 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/16114 |
network_acronym_str |
UEM-9 |
network_name_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository_id_str |
|
spelling |
Bem estar do trabalhador docente em educação física ao longo da carreira doi: 10.4025/reveducfis.v24i2.16114ProfessorBem EstarEstilo de VidaSatisfação no TrabalhoEducação FísicaCarreira DocenteBem Estar do Trabalhador DocenteO objetivo do estudo foi analisar o Bem Estar do Trabalhador Docente (BETD) por meio do Parâmetro Socioambiental (Satisfação no Trabalho – ST) e do Parâmetro Individual (Estilo de Vida – EV) dos professores de Educação Física, considerando os Ciclos de Desenvolvimento Profissional (CDP). Participaram da pesquisa 1.645 professores dos magistérios públicos estaduais do sul do Brasil. Na coleta de dados foi utilizado um questionário sociodemográfico e profissional, bem como os instrumentos QVT-PEF e PEVI. Os resultados não evidenciaram associação entre o BETD e o CDP. Em relação aos Parâmetros Individuais e Socioambientais, não se constatou diferenças entre os ciclos de Diversificação e Estabilização quando a avaliada a ST. Na avaliação do EV, apenas o Comportamento Preventivo identificou diferenças significativas entre estes dois ciclos. Tais resultados demonstram elevada concordância de sentimentos e de comportamentos frente aos Parâmetros Individual e Socioambiental do Bem Estar do Trabalhador Docente após nove anos de docência.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2013-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Descritiva, Quantitativa, Transversalapplication/pdfimage/jpeghttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/16114Journal of Physical Education; Vol 24 No 2 (2013); 233-246Journal of Physical Education; Vol. 24 Núm. 2 (2013); 233-246Journal of Physical Education; v. 24 n. 2 (2013); 233-2462448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/16114/11807https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/16114/751375141524Both, JorgeNascimento, Juarez Vieira doSonoo, Christi NorikoLemos, Carlos Augusto FogliariniBorgatto, Adriano Ferretiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T15:38:17Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/16114Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2023-01-10T15:38:17Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bem estar do trabalhador docente em educação física ao longo da carreira doi: 10.4025/reveducfis.v24i2.16114 |
title |
Bem estar do trabalhador docente em educação física ao longo da carreira doi: 10.4025/reveducfis.v24i2.16114 |
spellingShingle |
Bem estar do trabalhador docente em educação física ao longo da carreira doi: 10.4025/reveducfis.v24i2.16114 Both, Jorge Professor Bem Estar Estilo de Vida Satisfação no Trabalho Educação Física Carreira Docente Bem Estar do Trabalhador Docente |
title_short |
Bem estar do trabalhador docente em educação física ao longo da carreira doi: 10.4025/reveducfis.v24i2.16114 |
title_full |
Bem estar do trabalhador docente em educação física ao longo da carreira doi: 10.4025/reveducfis.v24i2.16114 |
title_fullStr |
Bem estar do trabalhador docente em educação física ao longo da carreira doi: 10.4025/reveducfis.v24i2.16114 |
title_full_unstemmed |
Bem estar do trabalhador docente em educação física ao longo da carreira doi: 10.4025/reveducfis.v24i2.16114 |
title_sort |
Bem estar do trabalhador docente em educação física ao longo da carreira doi: 10.4025/reveducfis.v24i2.16114 |
author |
Both, Jorge |
author_facet |
Both, Jorge Nascimento, Juarez Vieira do Sonoo, Christi Noriko Lemos, Carlos Augusto Fogliarini Borgatto, Adriano Ferreti |
author_role |
author |
author2 |
Nascimento, Juarez Vieira do Sonoo, Christi Noriko Lemos, Carlos Augusto Fogliarini Borgatto, Adriano Ferreti |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Both, Jorge Nascimento, Juarez Vieira do Sonoo, Christi Noriko Lemos, Carlos Augusto Fogliarini Borgatto, Adriano Ferreti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Bem Estar Estilo de Vida Satisfação no Trabalho Educação Física Carreira Docente Bem Estar do Trabalhador Docente |
topic |
Professor Bem Estar Estilo de Vida Satisfação no Trabalho Educação Física Carreira Docente Bem Estar do Trabalhador Docente |
description |
O objetivo do estudo foi analisar o Bem Estar do Trabalhador Docente (BETD) por meio do Parâmetro Socioambiental (Satisfação no Trabalho – ST) e do Parâmetro Individual (Estilo de Vida – EV) dos professores de Educação Física, considerando os Ciclos de Desenvolvimento Profissional (CDP). Participaram da pesquisa 1.645 professores dos magistérios públicos estaduais do sul do Brasil. Na coleta de dados foi utilizado um questionário sociodemográfico e profissional, bem como os instrumentos QVT-PEF e PEVI. Os resultados não evidenciaram associação entre o BETD e o CDP. Em relação aos Parâmetros Individuais e Socioambientais, não se constatou diferenças entre os ciclos de Diversificação e Estabilização quando a avaliada a ST. Na avaliação do EV, apenas o Comportamento Preventivo identificou diferenças significativas entre estes dois ciclos. Tais resultados demonstram elevada concordância de sentimentos e de comportamentos frente aos Parâmetros Individual e Socioambiental do Bem Estar do Trabalhador Docente após nove anos de docência. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Descritiva, Quantitativa, Transversal |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/16114 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/16114 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/16114/11807 https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/16114/751375141524 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf image/jpeg |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Physical Education; Vol 24 No 2 (2013); 233-246 Journal of Physical Education; Vol. 24 Núm. 2 (2013); 233-246 Journal of Physical Education; v. 24 n. 2 (2013); 233-246 2448-2455 reponame:Journal of Physical Education (Maringá) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
collection |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository.name.fl_str_mv |
Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revdef@uem.br |
_version_ |
1754732543445303296 |