Bem estar do trabalhador docente em educação física ao longo da carreira doi: 10.4025/reveducfis.v24i2.16114

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Both, Jorge
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Nascimento, Juarez Vieira do, Sonoo, Christi Noriko, Lemos, Carlos Augusto Fogliarini, Borgatto, Adriano Ferreti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of Physical Education (Maringá)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/16114
Resumo: O objetivo do estudo foi analisar o Bem Estar do Trabalhador Docente (BETD) por meio do Parâmetro Socioambiental (Satisfação no Trabalho – ST) e do Parâmetro Individual (Estilo de Vida – EV) dos professores de Educação Física, considerando os Ciclos de Desenvolvimento Profissional (CDP). Participaram da pesquisa 1.645 professores dos magistérios públicos estaduais do sul do Brasil. Na coleta de dados foi utilizado um questionário sociodemográfico e profissional, bem como os instrumentos QVT-PEF e PEVI. Os resultados não evidenciaram associação entre o BETD e o CDP. Em relação aos Parâmetros Individuais e Socioambientais, não se constatou diferenças entre os ciclos de Diversificação e Estabilização quando a avaliada a ST. Na avaliação do EV, apenas o Comportamento Preventivo identificou diferenças significativas entre estes dois ciclos. Tais resultados demonstram elevada concordância de sentimentos e de comportamentos frente aos Parâmetros Individual e Socioambiental do Bem Estar do Trabalhador Docente após nove anos de docência.
id UEM-9_cd8830124ea8e78d4a755af3fe237402
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/16114
network_acronym_str UEM-9
network_name_str Journal of Physical Education (Maringá)
repository_id_str
spelling Bem estar do trabalhador docente em educação física ao longo da carreira doi: 10.4025/reveducfis.v24i2.16114ProfessorBem EstarEstilo de VidaSatisfação no TrabalhoEducação FísicaCarreira DocenteBem Estar do Trabalhador DocenteO objetivo do estudo foi analisar o Bem Estar do Trabalhador Docente (BETD) por meio do Parâmetro Socioambiental (Satisfação no Trabalho – ST) e do Parâmetro Individual (Estilo de Vida – EV) dos professores de Educação Física, considerando os Ciclos de Desenvolvimento Profissional (CDP). Participaram da pesquisa 1.645 professores dos magistérios públicos estaduais do sul do Brasil. Na coleta de dados foi utilizado um questionário sociodemográfico e profissional, bem como os instrumentos QVT-PEF e PEVI. Os resultados não evidenciaram associação entre o BETD e o CDP. Em relação aos Parâmetros Individuais e Socioambientais, não se constatou diferenças entre os ciclos de Diversificação e Estabilização quando a avaliada a ST. Na avaliação do EV, apenas o Comportamento Preventivo identificou diferenças significativas entre estes dois ciclos. Tais resultados demonstram elevada concordância de sentimentos e de comportamentos frente aos Parâmetros Individual e Socioambiental do Bem Estar do Trabalhador Docente após nove anos de docência.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2013-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Descritiva, Quantitativa, Transversalapplication/pdfimage/jpeghttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/16114Journal of Physical Education; Vol 24 No 2 (2013); 233-246Journal of Physical Education; Vol. 24 Núm. 2 (2013); 233-246Journal of Physical Education; v. 24 n. 2 (2013); 233-2462448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/16114/11807https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/16114/751375141524Both, JorgeNascimento, Juarez Vieira doSonoo, Christi NorikoLemos, Carlos Augusto FogliariniBorgatto, Adriano Ferretiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T15:38:17Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/16114Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2023-01-10T15:38:17Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Bem estar do trabalhador docente em educação física ao longo da carreira doi: 10.4025/reveducfis.v24i2.16114
title Bem estar do trabalhador docente em educação física ao longo da carreira doi: 10.4025/reveducfis.v24i2.16114
spellingShingle Bem estar do trabalhador docente em educação física ao longo da carreira doi: 10.4025/reveducfis.v24i2.16114
Both, Jorge
Professor
Bem Estar
Estilo de Vida
Satisfação no Trabalho
Educação Física
Carreira Docente
Bem Estar do Trabalhador Docente
title_short Bem estar do trabalhador docente em educação física ao longo da carreira doi: 10.4025/reveducfis.v24i2.16114
title_full Bem estar do trabalhador docente em educação física ao longo da carreira doi: 10.4025/reveducfis.v24i2.16114
title_fullStr Bem estar do trabalhador docente em educação física ao longo da carreira doi: 10.4025/reveducfis.v24i2.16114
title_full_unstemmed Bem estar do trabalhador docente em educação física ao longo da carreira doi: 10.4025/reveducfis.v24i2.16114
title_sort Bem estar do trabalhador docente em educação física ao longo da carreira doi: 10.4025/reveducfis.v24i2.16114
author Both, Jorge
author_facet Both, Jorge
Nascimento, Juarez Vieira do
Sonoo, Christi Noriko
Lemos, Carlos Augusto Fogliarini
Borgatto, Adriano Ferreti
author_role author
author2 Nascimento, Juarez Vieira do
Sonoo, Christi Noriko
Lemos, Carlos Augusto Fogliarini
Borgatto, Adriano Ferreti
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Both, Jorge
Nascimento, Juarez Vieira do
Sonoo, Christi Noriko
Lemos, Carlos Augusto Fogliarini
Borgatto, Adriano Ferreti
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Bem Estar
Estilo de Vida
Satisfação no Trabalho
Educação Física
Carreira Docente
Bem Estar do Trabalhador Docente
topic Professor
Bem Estar
Estilo de Vida
Satisfação no Trabalho
Educação Física
Carreira Docente
Bem Estar do Trabalhador Docente
description O objetivo do estudo foi analisar o Bem Estar do Trabalhador Docente (BETD) por meio do Parâmetro Socioambiental (Satisfação no Trabalho – ST) e do Parâmetro Individual (Estilo de Vida – EV) dos professores de Educação Física, considerando os Ciclos de Desenvolvimento Profissional (CDP). Participaram da pesquisa 1.645 professores dos magistérios públicos estaduais do sul do Brasil. Na coleta de dados foi utilizado um questionário sociodemográfico e profissional, bem como os instrumentos QVT-PEF e PEVI. Os resultados não evidenciaram associação entre o BETD e o CDP. Em relação aos Parâmetros Individuais e Socioambientais, não se constatou diferenças entre os ciclos de Diversificação e Estabilização quando a avaliada a ST. Na avaliação do EV, apenas o Comportamento Preventivo identificou diferenças significativas entre estes dois ciclos. Tais resultados demonstram elevada concordância de sentimentos e de comportamentos frente aos Parâmetros Individual e Socioambiental do Bem Estar do Trabalhador Docente após nove anos de docência.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Descritiva, Quantitativa, Transversal
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/16114
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/16114
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/16114/11807
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/16114/751375141524
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
image/jpeg
dc.publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Physical Education; Vol 24 No 2 (2013); 233-246
Journal of Physical Education; Vol. 24 Núm. 2 (2013); 233-246
Journal of Physical Education; v. 24 n. 2 (2013); 233-246
2448-2455
reponame:Journal of Physical Education (Maringá)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Journal of Physical Education (Maringá)
collection Journal of Physical Education (Maringá)
repository.name.fl_str_mv Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv ||revdef@uem.br
_version_ 1754732543445303296