Nível de desenvolvimento técnico-tático de jovens jogadores de futsal considerando a experiência esportiva
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal of Physical Education (Maringá) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/20333 |
Resumo: | O objetivo do presente estudo foi verificar o nível desenvovimento técnico-tático de jovens jogadores de futsal considerando a experiência esportiva. Participaram do estudo 34 jogadores de futsal, sendo 9 experientes e 25 não experientes, pertencentes às categorias sub-13 e sub-15. Foi utilizado o Instrumento de Avaliação do Desempenho Técnico-Tático Individual de Saad et al. (2012), para analisar as ações técnico-táticas. Para avaliar as diferenças do desempenho entre grupos foi empregado o teste t para amostras independentes com p ≤ 5%. Os resultados encontrados indicam que o processo de treinamento contribui efetivamente na melhoria do desempenho técnico-tático individual dos jogadores. Isso se evidencia nos componentes adaptação e eficácia, além dos indicadores de marcação sem a bola, condução, finalização e drible. As evidências encontradas no presente estudo demonstram que a experiência esportiva tem favorecido o nível de desenvolvimento técnico-tático de jogadores de futsal. |
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Nível de desenvolvimento técnico-tático de jovens jogadores de futsal considerando a experiência esportivaO objetivo do presente estudo foi verificar o nível desenvovimento técnico-tático de jovens jogadores de futsal considerando a experiência esportiva. Participaram do estudo 34 jogadores de futsal, sendo 9 experientes e 25 não experientes, pertencentes às categorias sub-13 e sub-15. Foi utilizado o Instrumento de Avaliação do Desempenho Técnico-Tático Individual de Saad et al. (2012), para analisar as ações técnico-táticas. Para avaliar as diferenças do desempenho entre grupos foi empregado o teste t para amostras independentes com p ≤ 5%. Os resultados encontrados indicam que o processo de treinamento contribui efetivamente na melhoria do desempenho técnico-tático individual dos jogadores. Isso se evidencia nos componentes adaptação e eficácia, além dos indicadores de marcação sem a bola, condução, finalização e drible. As evidências encontradas no presente estudo demonstram que a experiência esportiva tem favorecido o nível de desenvolvimento técnico-tático de jogadores de futsal.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2013-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/20333Journal of Physical Education; Vol 24 No 4 (2013); 535-544Journal of Physical Education; Vol. 24 Núm. 4 (2013); 535-544Journal of Physical Education; v. 24 n. 4 (2013); 535-5442448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/20333/12991Saad, Michel AngilloNascimento, Juarez Vieira doMilistetd, Michelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T08:41:29Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/20333Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:41:29Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
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