Domínio social da qualidade de vida de adolescentes e sua associação com variáveis comportamentais, biológicas e sociodemográficas
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Journal of Physical Education (Maringá) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/23066 |
Resumo: | Objetivou-se analisar a percepção do domínio relações sociais da qualidade de vida de adolescentes e fatores associados. Participaram do estudo 608 adolescentes (14-19 anos), do município da Lapa, PR. Mensurou-se a massa corporal e a estatura para obtenção do índice de massa corporal. A qualidade de vida, nível de atividade física, consumo de álcool e condição socioeconômica foram avaliados através de questionários. O teste do Qui-quadrado, exato de Fisher e Regressão Logística binária foram utilizados (p<0,05). O escore médio da qualidade de vida global e do domínio relações sociais foi de 67,3 e 72,7, respectivamente. Adolescentes inativos (RC=1,63), obesos (RC=3,93) e iniciantes no ensino médio (RC=1,79) tiveram mais chance para possuir percepção negativa do domínio relações sociais. Estes achados indicam que ações de promoção da qualidade de vida de adolescentes devem considerar o nível de atividade física, o índice de massa corporal e a série escolar. |
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Domínio social da qualidade de vida de adolescentes e sua associação com variáveis comportamentais, biológicas e sociodemográficasAtividade MotoraObesidadeQualidade de VidaObjetivou-se analisar a percepção do domínio relações sociais da qualidade de vida de adolescentes e fatores associados. Participaram do estudo 608 adolescentes (14-19 anos), do município da Lapa, PR. Mensurou-se a massa corporal e a estatura para obtenção do índice de massa corporal. A qualidade de vida, nível de atividade física, consumo de álcool e condição socioeconômica foram avaliados através de questionários. O teste do Qui-quadrado, exato de Fisher e Regressão Logística binária foram utilizados (p<0,05). O escore médio da qualidade de vida global e do domínio relações sociais foi de 67,3 e 72,7, respectivamente. Adolescentes inativos (RC=1,63), obesos (RC=3,93) e iniciantes no ensino médio (RC=1,79) tiveram mais chance para possuir percepção negativa do domínio relações sociais. Estes achados indicam que ações de promoção da qualidade de vida de adolescentes devem considerar o nível de atividade física, o índice de massa corporal e a série escolar.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2015-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo Transversalapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/23066Journal of Physical Education; Vol 26 No 3 (2015); 451-463Journal of Physical Education; Vol. 26 Núm. 3 (2015); 451-463Journal of Physical Education; v. 26 n. 3 (2015); 451-4632448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/23066/15480Gordia, Alex PinheiroQuadros, Teresa Maria Bianchini deSilva, Rosane Carla Rosendo daCampos, Wagner deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T08:42:36Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/23066Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:42:36Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
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