Comparação das características da braçada no nado crawl em piscina e em banco simulador de nado
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal of Physical Education (Maringá) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/41230 |
Resumo: | O banco de nado tem sido utilizado como treinamento complementar na natação, todavia, não há estudos que analisem tridimensionalmente a especificidade do movimento aplicado por este simulador terrestre de nado. O objetivo do estudo foi comparar as características da braçada no nado crawl e em banco de nado, assim como a simetria de movimento. Dez nadadores (16 ± 1,4 anos) foram filmados em uma condição real de nado (50m) e uma simulação da braçada em banco de nado (30s) pela utilização de quatro câmeras GoPro Hero 4. Dimensões da braçada, velocidade da mão na fase subaquática e deslocamento do quadril foram analisados. Comparação entre testes e simetria de lados foi realizada por uma ANOVA two-way de medidas repetidas e frequência de braçada entre os testes foi analisada pelo test t de Student. Os nadadores foram simétricos em ambas às condições o que indica alto controle corporal e proficiência. As dimensões da braçada diferiram entre testes, explicado principalmente pela limitação de deslocamento, giro do tronco e quadril no banco de nado. A frequência de braçada e o padrão da velocidade subaquática da mão foram similares (p>0,05) e justificam parcialmente o uso deste equipamento como treinamento complementar no seco para a modalidade, avaliação e acompanhamento de desempenho dos atletas. |
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Comparação das características da braçada no nado crawl em piscina e em banco simulador de nadoNatação. Cinemática. DesempenhoO banco de nado tem sido utilizado como treinamento complementar na natação, todavia, não há estudos que analisem tridimensionalmente a especificidade do movimento aplicado por este simulador terrestre de nado. O objetivo do estudo foi comparar as características da braçada no nado crawl e em banco de nado, assim como a simetria de movimento. Dez nadadores (16 ± 1,4 anos) foram filmados em uma condição real de nado (50m) e uma simulação da braçada em banco de nado (30s) pela utilização de quatro câmeras GoPro Hero 4. Dimensões da braçada, velocidade da mão na fase subaquática e deslocamento do quadril foram analisados. Comparação entre testes e simetria de lados foi realizada por uma ANOVA two-way de medidas repetidas e frequência de braçada entre os testes foi analisada pelo test t de Student. Os nadadores foram simétricos em ambas às condições o que indica alto controle corporal e proficiência. As dimensões da braçada diferiram entre testes, explicado principalmente pela limitação de deslocamento, giro do tronco e quadril no banco de nado. A frequência de braçada e o padrão da velocidade subaquática da mão foram similares (p>0,05) e justificam parcialmente o uso deste equipamento como treinamento complementar no seco para a modalidade, avaliação e acompanhamento de desempenho dos atletas.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2018-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/4123010.4025/jphyseduc.v30i1.3019Journal of Physical Education; Vol 30 No 1 (2019); e-3019Journal of Physical Education; Vol. 30 Núm. 1 (2019); e-3019Journal of Physical Education; v. 30 n. 1 (2019); e-30192448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/41230/751375139344Copyright (c) 2018 Journal of Physical Education/UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessPiovezan, Hayanne Larissa LacerdaSantos, Karini Borges dosRodacki, André Luis Felix2020-02-11T20:49:49Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/41230Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2020-02-11T20:49:49Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
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