Escala de Avaliação da qualidade dos serviços prestados por academias de ginástica - QUASPA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calesco, Vinicius Alemida
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Both, Jorge
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Journal of Physical Education (Maringá)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/41045
Resumo: Para compreender quais fatores interferem na escolha das academias de ginástica pelos clientes, o objetivo do estudo foi de construir e validar um instrumento de avaliação da qualidade dos serviços prestados pelas academias de ginástica. O estudo apresentou quatro etapas: identificação das questões e construção da matriz analítica do instrumento, avaliação da clareza, importância, relevância e da matriz de análise, análise da fidedignidade das questões do instrumento e analise das questões frente ao constructo do instrumento. Inicialmente, foram identificados 49 critérios considerados importantes para avaliação da qualidade dos serviços. A criação da matriz analítica apresentou as dimensões: estrutura, gestão e marketing. Na avaliação das questões e da matriz foram eliminadas 19 questões. Na avaliação da fidedignidade 29 questões apresentaram estabilidade temporal dos escores. Na avaliação do constructo realizada por mei da análise fatorial confirmatória evidenciou ajustamento adequado após a exclusão de oito questões e da realização de seis correlações. As análises de: fiabilidade compósita, variância extraída média, validade discriminante e alfa de cronbach apresentaram valores aceitáveis. Por fim, conclui-se que o instrumento “Escala de avaliação da qualidade dos serviços prestados por academias de ginástica (QUASPA)” possui propriedades psicométricas satisfatórias, sendo composto por 21 questões distribuídas em três dimensões. 
id UEM-9_f0665ccb241d7ea0a04568a5c17e9f98
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/41045
network_acronym_str UEM-9
network_name_str Journal of Physical Education (Maringá)
repository_id_str
spelling Escala de Avaliação da qualidade dos serviços prestados por academias de ginástica - QUASPAAcademias de ginástica. Gestão administrativa. Desempenho.Para compreender quais fatores interferem na escolha das academias de ginástica pelos clientes, o objetivo do estudo foi de construir e validar um instrumento de avaliação da qualidade dos serviços prestados pelas academias de ginástica. O estudo apresentou quatro etapas: identificação das questões e construção da matriz analítica do instrumento, avaliação da clareza, importância, relevância e da matriz de análise, análise da fidedignidade das questões do instrumento e analise das questões frente ao constructo do instrumento. Inicialmente, foram identificados 49 critérios considerados importantes para avaliação da qualidade dos serviços. A criação da matriz analítica apresentou as dimensões: estrutura, gestão e marketing. Na avaliação das questões e da matriz foram eliminadas 19 questões. Na avaliação da fidedignidade 29 questões apresentaram estabilidade temporal dos escores. Na avaliação do constructo realizada por mei da análise fatorial confirmatória evidenciou ajustamento adequado após a exclusão de oito questões e da realização de seis correlações. As análises de: fiabilidade compósita, variância extraída média, validade discriminante e alfa de cronbach apresentaram valores aceitáveis. Por fim, conclui-se que o instrumento “Escala de avaliação da qualidade dos serviços prestados por academias de ginástica (QUASPA)” possui propriedades psicométricas satisfatórias, sendo composto por 21 questões distribuídas em três dimensões. Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2018-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQuanti/Qualiapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/4104510.4025/jphyseduc.v30i1.3011Journal of Physical Education; Vol 30 No 1 (2019); e-3011Journal of Physical Education; Vol. 30 Núm. 1 (2019); e-3011Journal of Physical Education; v. 30 n. 1 (2019); e-30112448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporenghttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/41045/751375139226https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/41045/751375139298Copyright (c) 2018 Journal of Physical Education/UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessCalesco, Vinicius AlemidaBoth, Jorge2020-02-11T20:49:49Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/41045Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2020-02-11T20:49:49Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Escala de Avaliação da qualidade dos serviços prestados por academias de ginástica - QUASPA
title Escala de Avaliação da qualidade dos serviços prestados por academias de ginástica - QUASPA
spellingShingle Escala de Avaliação da qualidade dos serviços prestados por academias de ginástica - QUASPA
Calesco, Vinicius Alemida
Academias de ginástica. Gestão administrativa. Desempenho.
title_short Escala de Avaliação da qualidade dos serviços prestados por academias de ginástica - QUASPA
title_full Escala de Avaliação da qualidade dos serviços prestados por academias de ginástica - QUASPA
title_fullStr Escala de Avaliação da qualidade dos serviços prestados por academias de ginástica - QUASPA
title_full_unstemmed Escala de Avaliação da qualidade dos serviços prestados por academias de ginástica - QUASPA
title_sort Escala de Avaliação da qualidade dos serviços prestados por academias de ginástica - QUASPA
author Calesco, Vinicius Alemida
author_facet Calesco, Vinicius Alemida
Both, Jorge
author_role author
author2 Both, Jorge
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Calesco, Vinicius Alemida
Both, Jorge
dc.subject.por.fl_str_mv Academias de ginástica. Gestão administrativa. Desempenho.
topic Academias de ginástica. Gestão administrativa. Desempenho.
description Para compreender quais fatores interferem na escolha das academias de ginástica pelos clientes, o objetivo do estudo foi de construir e validar um instrumento de avaliação da qualidade dos serviços prestados pelas academias de ginástica. O estudo apresentou quatro etapas: identificação das questões e construção da matriz analítica do instrumento, avaliação da clareza, importância, relevância e da matriz de análise, análise da fidedignidade das questões do instrumento e analise das questões frente ao constructo do instrumento. Inicialmente, foram identificados 49 critérios considerados importantes para avaliação da qualidade dos serviços. A criação da matriz analítica apresentou as dimensões: estrutura, gestão e marketing. Na avaliação das questões e da matriz foram eliminadas 19 questões. Na avaliação da fidedignidade 29 questões apresentaram estabilidade temporal dos escores. Na avaliação do constructo realizada por mei da análise fatorial confirmatória evidenciou ajustamento adequado após a exclusão de oito questões e da realização de seis correlações. As análises de: fiabilidade compósita, variância extraída média, validade discriminante e alfa de cronbach apresentaram valores aceitáveis. Por fim, conclui-se que o instrumento “Escala de avaliação da qualidade dos serviços prestados por academias de ginástica (QUASPA)” possui propriedades psicométricas satisfatórias, sendo composto por 21 questões distribuídas em três dimensões. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Quanti/Quali
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/41045
10.4025/jphyseduc.v30i1.3011
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/41045
identifier_str_mv 10.4025/jphyseduc.v30i1.3011
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/41045/751375139226
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/41045/751375139298
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Journal of Physical Education/UEM
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Journal of Physical Education/UEM
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Physical Education; Vol 30 No 1 (2019); e-3011
Journal of Physical Education; Vol. 30 Núm. 1 (2019); e-3011
Journal of Physical Education; v. 30 n. 1 (2019); e-3011
2448-2455
reponame:Journal of Physical Education (Maringá)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Journal of Physical Education (Maringá)
collection Journal of Physical Education (Maringá)
repository.name.fl_str_mv Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv ||revdef@uem.br
_version_ 1754732545202716672