Influências do sexo na atenção e na aprendizagem de habilidades motoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flôres, Fábio Saraiva
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Menezes, Karla Mendonça, Katzer, Juliana Izabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Journal of Physical Education (Maringá)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/27644
Resumo: O estudo investigou a influência do foco de atenção na aprendizagem de crianças, em uma tarefa de equilíbrio dinâmico. Setenta e quatro crianças com média de idade de 8,03 anos participaram do estudo. A tarefa consistia no deslocamento do Pedalo® em um percurso de 7 metros, sem o uso de apoios. Os resultados mostraram que na aquisição, os meninos desempenharam melhor a tarefa (p=0,022). Nas fases de transferências, apenas a fase T2 apresentou diferença significativa (p=0,014), com desempenho melhor dos meninos e, em relação ao foco de atenção, o foco externo distante mostrou-se superior do que o grupo controle, em ambas as fases de transferência (p=0,034; p=0,018). Conclui-se que direcionar a atenção a certa distância do corpo, os meninos potencializam sua aprendizagem.
id UEM-9_f7d0f3d60a363854f6a000edb9b60b92
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/27644
network_acronym_str UEM-9
network_name_str Journal of Physical Education (Maringá)
repository_id_str
spelling Influências do sexo na atenção e na aprendizagem de habilidades motorasAtençãoCriançasAprendizagemO estudo investigou a influência do foco de atenção na aprendizagem de crianças, em uma tarefa de equilíbrio dinâmico. Setenta e quatro crianças com média de idade de 8,03 anos participaram do estudo. A tarefa consistia no deslocamento do Pedalo® em um percurso de 7 metros, sem o uso de apoios. Os resultados mostraram que na aquisição, os meninos desempenharam melhor a tarefa (p=0,022). Nas fases de transferências, apenas a fase T2 apresentou diferença significativa (p=0,014), com desempenho melhor dos meninos e, em relação ao foco de atenção, o foco externo distante mostrou-se superior do que o grupo controle, em ambas as fases de transferência (p=0,034; p=0,018). Conclui-se que direcionar a atenção a certa distância do corpo, os meninos potencializam sua aprendizagem.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2016-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Experimentalapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/27644Journal of Physical Education; Vol 27 No 1 (2016); e-2706Journal of Physical Education; Vol. 27 Núm. 1 (2016); e-2706Journal of Physical Education; v. 27 n. 1 (2016); e-27062448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMengporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/27644/16730https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/27644/16731Flôres, Fábio SaraivaMenezes, Karla MendonçaKatzer, Juliana Izabelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T08:42:55Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/27644Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:42:55Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Influências do sexo na atenção e na aprendizagem de habilidades motoras
title Influências do sexo na atenção e na aprendizagem de habilidades motoras
spellingShingle Influências do sexo na atenção e na aprendizagem de habilidades motoras
Flôres, Fábio Saraiva
Atenção
Crianças
Aprendizagem
title_short Influências do sexo na atenção e na aprendizagem de habilidades motoras
title_full Influências do sexo na atenção e na aprendizagem de habilidades motoras
title_fullStr Influências do sexo na atenção e na aprendizagem de habilidades motoras
title_full_unstemmed Influências do sexo na atenção e na aprendizagem de habilidades motoras
title_sort Influências do sexo na atenção e na aprendizagem de habilidades motoras
author Flôres, Fábio Saraiva
author_facet Flôres, Fábio Saraiva
Menezes, Karla Mendonça
Katzer, Juliana Izabel
author_role author
author2 Menezes, Karla Mendonça
Katzer, Juliana Izabel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Flôres, Fábio Saraiva
Menezes, Karla Mendonça
Katzer, Juliana Izabel
dc.subject.por.fl_str_mv Atenção
Crianças
Aprendizagem
topic Atenção
Crianças
Aprendizagem
description O estudo investigou a influência do foco de atenção na aprendizagem de crianças, em uma tarefa de equilíbrio dinâmico. Setenta e quatro crianças com média de idade de 8,03 anos participaram do estudo. A tarefa consistia no deslocamento do Pedalo® em um percurso de 7 metros, sem o uso de apoios. Os resultados mostraram que na aquisição, os meninos desempenharam melhor a tarefa (p=0,022). Nas fases de transferências, apenas a fase T2 apresentou diferença significativa (p=0,014), com desempenho melhor dos meninos e, em relação ao foco de atenção, o foco externo distante mostrou-se superior do que o grupo controle, em ambas as fases de transferência (p=0,034; p=0,018). Conclui-se que direcionar a atenção a certa distância do corpo, os meninos potencializam sua aprendizagem.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Experimental
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/27644
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/27644
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/27644/16730
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/27644/16731
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Physical Education; Vol 27 No 1 (2016); e-2706
Journal of Physical Education; Vol. 27 Núm. 1 (2016); e-2706
Journal of Physical Education; v. 27 n. 1 (2016); e-2706
2448-2455
reponame:Journal of Physical Education (Maringá)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Journal of Physical Education (Maringá)
collection Journal of Physical Education (Maringá)
repository.name.fl_str_mv Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv ||revdef@uem.br
_version_ 1754732544322961408