Influências do sexo na atenção e na aprendizagem de habilidades motoras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Journal of Physical Education (Maringá) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/27644 |
Resumo: | O estudo investigou a influência do foco de atenção na aprendizagem de crianças, em uma tarefa de equilíbrio dinâmico. Setenta e quatro crianças com média de idade de 8,03 anos participaram do estudo. A tarefa consistia no deslocamento do Pedalo® em um percurso de 7 metros, sem o uso de apoios. Os resultados mostraram que na aquisição, os meninos desempenharam melhor a tarefa (p=0,022). Nas fases de transferências, apenas a fase T2 apresentou diferença significativa (p=0,014), com desempenho melhor dos meninos e, em relação ao foco de atenção, o foco externo distante mostrou-se superior do que o grupo controle, em ambas as fases de transferência (p=0,034; p=0,018). Conclui-se que direcionar a atenção a certa distância do corpo, os meninos potencializam sua aprendizagem. |
id |
UEM-9_f7d0f3d60a363854f6a000edb9b60b92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/27644 |
network_acronym_str |
UEM-9 |
network_name_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository_id_str |
|
spelling |
Influências do sexo na atenção e na aprendizagem de habilidades motorasAtençãoCriançasAprendizagemO estudo investigou a influência do foco de atenção na aprendizagem de crianças, em uma tarefa de equilíbrio dinâmico. Setenta e quatro crianças com média de idade de 8,03 anos participaram do estudo. A tarefa consistia no deslocamento do Pedalo® em um percurso de 7 metros, sem o uso de apoios. Os resultados mostraram que na aquisição, os meninos desempenharam melhor a tarefa (p=0,022). Nas fases de transferências, apenas a fase T2 apresentou diferença significativa (p=0,014), com desempenho melhor dos meninos e, em relação ao foco de atenção, o foco externo distante mostrou-se superior do que o grupo controle, em ambas as fases de transferência (p=0,034; p=0,018). Conclui-se que direcionar a atenção a certa distância do corpo, os meninos potencializam sua aprendizagem.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2016-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Experimentalapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/27644Journal of Physical Education; Vol 27 No 1 (2016); e-2706Journal of Physical Education; Vol. 27 Núm. 1 (2016); e-2706Journal of Physical Education; v. 27 n. 1 (2016); e-27062448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMengporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/27644/16730https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/27644/16731Flôres, Fábio SaraivaMenezes, Karla MendonçaKatzer, Juliana Izabelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T08:42:55Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/27644Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:42:55Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Influências do sexo na atenção e na aprendizagem de habilidades motoras |
title |
Influências do sexo na atenção e na aprendizagem de habilidades motoras |
spellingShingle |
Influências do sexo na atenção e na aprendizagem de habilidades motoras Flôres, Fábio Saraiva Atenção Crianças Aprendizagem |
title_short |
Influências do sexo na atenção e na aprendizagem de habilidades motoras |
title_full |
Influências do sexo na atenção e na aprendizagem de habilidades motoras |
title_fullStr |
Influências do sexo na atenção e na aprendizagem de habilidades motoras |
title_full_unstemmed |
Influências do sexo na atenção e na aprendizagem de habilidades motoras |
title_sort |
Influências do sexo na atenção e na aprendizagem de habilidades motoras |
author |
Flôres, Fábio Saraiva |
author_facet |
Flôres, Fábio Saraiva Menezes, Karla Mendonça Katzer, Juliana Izabel |
author_role |
author |
author2 |
Menezes, Karla Mendonça Katzer, Juliana Izabel |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Flôres, Fábio Saraiva Menezes, Karla Mendonça Katzer, Juliana Izabel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atenção Crianças Aprendizagem |
topic |
Atenção Crianças Aprendizagem |
description |
O estudo investigou a influência do foco de atenção na aprendizagem de crianças, em uma tarefa de equilíbrio dinâmico. Setenta e quatro crianças com média de idade de 8,03 anos participaram do estudo. A tarefa consistia no deslocamento do Pedalo® em um percurso de 7 metros, sem o uso de apoios. Os resultados mostraram que na aquisição, os meninos desempenharam melhor a tarefa (p=0,022). Nas fases de transferências, apenas a fase T2 apresentou diferença significativa (p=0,014), com desempenho melhor dos meninos e, em relação ao foco de atenção, o foco externo distante mostrou-se superior do que o grupo controle, em ambas as fases de transferência (p=0,034; p=0,018). Conclui-se que direcionar a atenção a certa distância do corpo, os meninos potencializam sua aprendizagem. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Experimental |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/27644 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/27644 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/27644/16730 https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/27644/16731 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Physical Education; Vol 27 No 1 (2016); e-2706 Journal of Physical Education; Vol. 27 Núm. 1 (2016); e-2706 Journal of Physical Education; v. 27 n. 1 (2016); e-2706 2448-2455 reponame:Journal of Physical Education (Maringá) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
collection |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository.name.fl_str_mv |
Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revdef@uem.br |
_version_ |
1754732544322961408 |