Aprender na Educação Física: Diálogos com as crianças e a professora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barcelos, Marciel
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Santos, Wagner dos, Ferreira Neto, Amarílio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of Physical Education (Maringá)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/30842
Resumo: Esse estudo objetiva compreender como as crianças com seis anos de idade e a professora de Educação Física avaliam o aprender na transição entre Educação Infantil para o Ensino Fundamental, sobretudo em relação as práticas e conteúdos trabalhados em cada etapa da escolarização. Acompanha, etnograficamente, nas aulas de Educação Física 25 crianças com seis anos de idade (8 meninas e 17 meninos) da turma do 1º ano de uma escola de Ensino Fundamental, de março a dezembro de 2014 contabilizando 36 observações in loco. Utilizando como instrumento metodológico diário de campo, brincadeiras populares e registros imagéticos (fotos e vídeos produzidos pelas crianças). A análise evidenciou que a diversidade de práticas corporais possibilitou as crianças compreenderem as especificidades do aprender na Educação Física, destacando quais conteúdos foram desenvolvidos em cada etapa de ensino e, também, os aprendizados que revelam não só a apropriação corporal do conteúdo, mas também sua compreensão cognitiva. 
id UEM-9_fffc6ae15fb803732b00d8f64b86de6c
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/30842
network_acronym_str UEM-9
network_name_str Journal of Physical Education (Maringá)
repository_id_str
spelling Aprender na Educação Física: Diálogos com as crianças e a professoraEducação física. Crianças. Etnografia.Esse estudo objetiva compreender como as crianças com seis anos de idade e a professora de Educação Física avaliam o aprender na transição entre Educação Infantil para o Ensino Fundamental, sobretudo em relação as práticas e conteúdos trabalhados em cada etapa da escolarização. Acompanha, etnograficamente, nas aulas de Educação Física 25 crianças com seis anos de idade (8 meninas e 17 meninos) da turma do 1º ano de uma escola de Ensino Fundamental, de março a dezembro de 2014 contabilizando 36 observações in loco. Utilizando como instrumento metodológico diário de campo, brincadeiras populares e registros imagéticos (fotos e vídeos produzidos pelas crianças). A análise evidenciou que a diversidade de práticas corporais possibilitou as crianças compreenderem as especificidades do aprender na Educação Física, destacando quais conteúdos foram desenvolvidos em cada etapa de ensino e, também, os aprendizados que revelam não só a apropriação corporal do conteúdo, mas também sua compreensão cognitiva. Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2016-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/30842Journal of Physical Education; Vol 28 No 1 (2017); e-2816Journal of Physical Education; Vol. 28 Núm. 1 (2017); e-2816Journal of Physical Education; v. 28 n. 1 (2017); e-28162448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/30842/18997Copyright (c) 2016 Journal of Physical Education/UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarcelos, MarcielSantos, Wagner dosFerreira Neto, Amarílio2019-07-17T08:43:05Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/30842Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:43:05Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprender na Educação Física: Diálogos com as crianças e a professora
title Aprender na Educação Física: Diálogos com as crianças e a professora
spellingShingle Aprender na Educação Física: Diálogos com as crianças e a professora
Barcelos, Marciel
Educação física. Crianças. Etnografia.
title_short Aprender na Educação Física: Diálogos com as crianças e a professora
title_full Aprender na Educação Física: Diálogos com as crianças e a professora
title_fullStr Aprender na Educação Física: Diálogos com as crianças e a professora
title_full_unstemmed Aprender na Educação Física: Diálogos com as crianças e a professora
title_sort Aprender na Educação Física: Diálogos com as crianças e a professora
author Barcelos, Marciel
author_facet Barcelos, Marciel
Santos, Wagner dos
Ferreira Neto, Amarílio
author_role author
author2 Santos, Wagner dos
Ferreira Neto, Amarílio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barcelos, Marciel
Santos, Wagner dos
Ferreira Neto, Amarílio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física. Crianças. Etnografia.
topic Educação física. Crianças. Etnografia.
description Esse estudo objetiva compreender como as crianças com seis anos de idade e a professora de Educação Física avaliam o aprender na transição entre Educação Infantil para o Ensino Fundamental, sobretudo em relação as práticas e conteúdos trabalhados em cada etapa da escolarização. Acompanha, etnograficamente, nas aulas de Educação Física 25 crianças com seis anos de idade (8 meninas e 17 meninos) da turma do 1º ano de uma escola de Ensino Fundamental, de março a dezembro de 2014 contabilizando 36 observações in loco. Utilizando como instrumento metodológico diário de campo, brincadeiras populares e registros imagéticos (fotos e vídeos produzidos pelas crianças). A análise evidenciou que a diversidade de práticas corporais possibilitou as crianças compreenderem as especificidades do aprender na Educação Física, destacando quais conteúdos foram desenvolvidos em cada etapa de ensino e, também, os aprendizados que revelam não só a apropriação corporal do conteúdo, mas também sua compreensão cognitiva. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/30842
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/30842
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/30842/18997
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Journal of Physical Education/UEM
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Journal of Physical Education/UEM
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Physical Education; Vol 28 No 1 (2017); e-2816
Journal of Physical Education; Vol. 28 Núm. 1 (2017); e-2816
Journal of Physical Education; v. 28 n. 1 (2017); e-2816
2448-2455
reponame:Journal of Physical Education (Maringá)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Journal of Physical Education (Maringá)
collection Journal of Physical Education (Maringá)
repository.name.fl_str_mv Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv ||revdef@uem.br
_version_ 1754732544682622976