Aprender na Educação Física: Diálogos com as crianças e a professora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal of Physical Education (Maringá) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/30842 |
Resumo: | Esse estudo objetiva compreender como as crianças com seis anos de idade e a professora de Educação Física avaliam o aprender na transição entre Educação Infantil para o Ensino Fundamental, sobretudo em relação as práticas e conteúdos trabalhados em cada etapa da escolarização. Acompanha, etnograficamente, nas aulas de Educação Física 25 crianças com seis anos de idade (8 meninas e 17 meninos) da turma do 1º ano de uma escola de Ensino Fundamental, de março a dezembro de 2014 contabilizando 36 observações in loco. Utilizando como instrumento metodológico diário de campo, brincadeiras populares e registros imagéticos (fotos e vídeos produzidos pelas crianças). A análise evidenciou que a diversidade de práticas corporais possibilitou as crianças compreenderem as especificidades do aprender na Educação Física, destacando quais conteúdos foram desenvolvidos em cada etapa de ensino e, também, os aprendizados que revelam não só a apropriação corporal do conteúdo, mas também sua compreensão cognitiva. |
id |
UEM-9_fffc6ae15fb803732b00d8f64b86de6c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/30842 |
network_acronym_str |
UEM-9 |
network_name_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprender na Educação Física: Diálogos com as crianças e a professoraEducação física. Crianças. Etnografia.Esse estudo objetiva compreender como as crianças com seis anos de idade e a professora de Educação Física avaliam o aprender na transição entre Educação Infantil para o Ensino Fundamental, sobretudo em relação as práticas e conteúdos trabalhados em cada etapa da escolarização. Acompanha, etnograficamente, nas aulas de Educação Física 25 crianças com seis anos de idade (8 meninas e 17 meninos) da turma do 1º ano de uma escola de Ensino Fundamental, de março a dezembro de 2014 contabilizando 36 observações in loco. Utilizando como instrumento metodológico diário de campo, brincadeiras populares e registros imagéticos (fotos e vídeos produzidos pelas crianças). A análise evidenciou que a diversidade de práticas corporais possibilitou as crianças compreenderem as especificidades do aprender na Educação Física, destacando quais conteúdos foram desenvolvidos em cada etapa de ensino e, também, os aprendizados que revelam não só a apropriação corporal do conteúdo, mas também sua compreensão cognitiva. Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2016-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/30842Journal of Physical Education; Vol 28 No 1 (2017); e-2816Journal of Physical Education; Vol. 28 Núm. 1 (2017); e-2816Journal of Physical Education; v. 28 n. 1 (2017); e-28162448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/30842/18997Copyright (c) 2016 Journal of Physical Education/UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarcelos, MarcielSantos, Wagner dosFerreira Neto, Amarílio2019-07-17T08:43:05Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/30842Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:43:05Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprender na Educação Física: Diálogos com as crianças e a professora |
title |
Aprender na Educação Física: Diálogos com as crianças e a professora |
spellingShingle |
Aprender na Educação Física: Diálogos com as crianças e a professora Barcelos, Marciel Educação física. Crianças. Etnografia. |
title_short |
Aprender na Educação Física: Diálogos com as crianças e a professora |
title_full |
Aprender na Educação Física: Diálogos com as crianças e a professora |
title_fullStr |
Aprender na Educação Física: Diálogos com as crianças e a professora |
title_full_unstemmed |
Aprender na Educação Física: Diálogos com as crianças e a professora |
title_sort |
Aprender na Educação Física: Diálogos com as crianças e a professora |
author |
Barcelos, Marciel |
author_facet |
Barcelos, Marciel Santos, Wagner dos Ferreira Neto, Amarílio |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Wagner dos Ferreira Neto, Amarílio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barcelos, Marciel Santos, Wagner dos Ferreira Neto, Amarílio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física. Crianças. Etnografia. |
topic |
Educação física. Crianças. Etnografia. |
description |
Esse estudo objetiva compreender como as crianças com seis anos de idade e a professora de Educação Física avaliam o aprender na transição entre Educação Infantil para o Ensino Fundamental, sobretudo em relação as práticas e conteúdos trabalhados em cada etapa da escolarização. Acompanha, etnograficamente, nas aulas de Educação Física 25 crianças com seis anos de idade (8 meninas e 17 meninos) da turma do 1º ano de uma escola de Ensino Fundamental, de março a dezembro de 2014 contabilizando 36 observações in loco. Utilizando como instrumento metodológico diário de campo, brincadeiras populares e registros imagéticos (fotos e vídeos produzidos pelas crianças). A análise evidenciou que a diversidade de práticas corporais possibilitou as crianças compreenderem as especificidades do aprender na Educação Física, destacando quais conteúdos foram desenvolvidos em cada etapa de ensino e, também, os aprendizados que revelam não só a apropriação corporal do conteúdo, mas também sua compreensão cognitiva. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/30842 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/30842 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/30842/18997 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Journal of Physical Education/UEM info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Journal of Physical Education/UEM |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Physical Education; Vol 28 No 1 (2017); e-2816 Journal of Physical Education; Vol. 28 Núm. 1 (2017); e-2816 Journal of Physical Education; v. 28 n. 1 (2017); e-2816 2448-2455 reponame:Journal of Physical Education (Maringá) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
collection |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository.name.fl_str_mv |
Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revdef@uem.br |
_version_ |
1754732544682622976 |