UM OLHAR REFLEXIVO PARA O USO E APLICABILIDADE DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | TICs & EaD em Foco |
Texto Completo: | https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/501 |
Resumo: | O contexto educacional contemporâneo vislumbra novas e complexas demandas frente ao paradigma da inclusão escolar, quanto ao uso e aplicabilidade das tecnologias, e isso implica a reestruturação do processo de ensino e aprendizagem em todas as áreas do conhecimento. Nesta reflexão crítica, trataremos do ensino e aprendizagem da matemática, visto que com as novas determinações de uma educação para todos, torna-se fundamental a eliminação de barreiras escolares que impedem os estudantes público-alvo da educação especial, a ter acesso ao currículo. A educação especial e inclusiva traz em suas estratégias de ação, a tecnologia assistiva para construção de conceitos procedimentais e atitudinais, de forma pontual, concreta e acessível, para que docentes desenvolvam habilidades na resolução de problemas em geral e auxilie no acesso e na resolução de desafios matemáticos, melhorando a prática docente para que os estudantes público-alvo da Educação Especial não sejam excluídos das aulas de matemática. Portanto, o presente trabalho busca contribuir para a compreensão do conceito de tecnologia assistiva, principalmente no contexto da educação especial, atrelado a importância da articulação/interlocução dos constituintes do sistema educacional, seja equipe gestora, professor da sala de recursos, ensino regular e demais redes de apoio, perpassando na Educação Matemática e tendo como esteio a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na construção de uma nova cultura profissional. |
id |
UEMA-1_066c19c36dcab5dc1b7c42a3047ae9a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/501 |
network_acronym_str |
UEMA-1 |
network_name_str |
TICs & EaD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
UM OLHAR REFLEXIVO PARA O USO E APLICABILIDADE DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICAEducação Especial. Educação Matemática. Tecnologia Assistiva.O contexto educacional contemporâneo vislumbra novas e complexas demandas frente ao paradigma da inclusão escolar, quanto ao uso e aplicabilidade das tecnologias, e isso implica a reestruturação do processo de ensino e aprendizagem em todas as áreas do conhecimento. Nesta reflexão crítica, trataremos do ensino e aprendizagem da matemática, visto que com as novas determinações de uma educação para todos, torna-se fundamental a eliminação de barreiras escolares que impedem os estudantes público-alvo da educação especial, a ter acesso ao currículo. A educação especial e inclusiva traz em suas estratégias de ação, a tecnologia assistiva para construção de conceitos procedimentais e atitudinais, de forma pontual, concreta e acessível, para que docentes desenvolvam habilidades na resolução de problemas em geral e auxilie no acesso e na resolução de desafios matemáticos, melhorando a prática docente para que os estudantes público-alvo da Educação Especial não sejam excluídos das aulas de matemática. Portanto, o presente trabalho busca contribuir para a compreensão do conceito de tecnologia assistiva, principalmente no contexto da educação especial, atrelado a importância da articulação/interlocução dos constituintes do sistema educacional, seja equipe gestora, professor da sala de recursos, ensino regular e demais redes de apoio, perpassando na Educação Matemática e tendo como esteio a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na construção de uma nova cultura profissional.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/50110.18817/tics.v6i2.501TICs & EaD em Foco; Vol. 6 No. 2 (2020): TICs & EaD em Foco; 77 - 90TICs & EaD em Foco; Vol. 6 Núm. 2 (2020): TICs & EaD em Foco; 77 - 90TICs & EaD em Foco; v. 6 n. 2 (2020): TICs & EaD em Foco; 77 - 902447-572610.18817/tics.v6i2reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/501/346Copyright (c) 2020 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Maria Inêz Vasconcelos daFlores, Andrezza Santos2022-08-17T11:55:17Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/501Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:53.254608TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UM OLHAR REFLEXIVO PARA O USO E APLICABILIDADE DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
title |
UM OLHAR REFLEXIVO PARA O USO E APLICABILIDADE DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
spellingShingle |
UM OLHAR REFLEXIVO PARA O USO E APLICABILIDADE DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Silva, Maria Inêz Vasconcelos da Educação Especial. Educação Matemática. Tecnologia Assistiva. |
title_short |
UM OLHAR REFLEXIVO PARA O USO E APLICABILIDADE DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
title_full |
UM OLHAR REFLEXIVO PARA O USO E APLICABILIDADE DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
title_fullStr |
UM OLHAR REFLEXIVO PARA O USO E APLICABILIDADE DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
title_full_unstemmed |
UM OLHAR REFLEXIVO PARA O USO E APLICABILIDADE DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
title_sort |
UM OLHAR REFLEXIVO PARA O USO E APLICABILIDADE DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
author |
Silva, Maria Inêz Vasconcelos da |
author_facet |
Silva, Maria Inêz Vasconcelos da Flores, Andrezza Santos |
author_role |
author |
author2 |
Flores, Andrezza Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria Inêz Vasconcelos da Flores, Andrezza Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Especial. Educação Matemática. Tecnologia Assistiva. |
topic |
Educação Especial. Educação Matemática. Tecnologia Assistiva. |
description |
O contexto educacional contemporâneo vislumbra novas e complexas demandas frente ao paradigma da inclusão escolar, quanto ao uso e aplicabilidade das tecnologias, e isso implica a reestruturação do processo de ensino e aprendizagem em todas as áreas do conhecimento. Nesta reflexão crítica, trataremos do ensino e aprendizagem da matemática, visto que com as novas determinações de uma educação para todos, torna-se fundamental a eliminação de barreiras escolares que impedem os estudantes público-alvo da educação especial, a ter acesso ao currículo. A educação especial e inclusiva traz em suas estratégias de ação, a tecnologia assistiva para construção de conceitos procedimentais e atitudinais, de forma pontual, concreta e acessível, para que docentes desenvolvam habilidades na resolução de problemas em geral e auxilie no acesso e na resolução de desafios matemáticos, melhorando a prática docente para que os estudantes público-alvo da Educação Especial não sejam excluídos das aulas de matemática. Portanto, o presente trabalho busca contribuir para a compreensão do conceito de tecnologia assistiva, principalmente no contexto da educação especial, atrelado a importância da articulação/interlocução dos constituintes do sistema educacional, seja equipe gestora, professor da sala de recursos, ensino regular e demais redes de apoio, perpassando na Educação Matemática e tendo como esteio a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na construção de uma nova cultura profissional. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/501 10.18817/tics.v6i2.501 |
url |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/501 |
identifier_str_mv |
10.18817/tics.v6i2.501 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/501/346 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 TICs & EaD em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 TICs & EaD em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco; Vol. 6 No. 2 (2020): TICs & EaD em Foco; 77 - 90 TICs & EaD em Foco; Vol. 6 Núm. 2 (2020): TICs & EaD em Foco; 77 - 90 TICs & EaD em Foco; v. 6 n. 2 (2020): TICs & EaD em Foco; 77 - 90 2447-5726 10.18817/tics.v6i2 reponame:TICs & EaD em Foco instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) instacron:UEMAnet |
instname_str |
Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
instacron_str |
UEMAnet |
institution |
UEMAnet |
reponame_str |
TICs & EaD em Foco |
collection |
TICs & EaD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
repository.mail.fl_str_mv |
tics.eadfoco@uemanet.uema.br |
_version_ |
1797047056246767616 |