UM OLHAR REFLEXIVO PARA O USO E APLICABILIDADE DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Inêz Vasconcelos da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Flores, Andrezza Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: TICs & EaD em Foco
Texto Completo: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/501
Resumo: O contexto educacional contemporâneo vislumbra novas e complexas demandas frente ao paradigma da inclusão escolar, quanto ao uso e aplicabilidade das tecnologias, e isso implica a reestruturação do processo de ensino e aprendizagem em todas as áreas do conhecimento. Nesta reflexão crítica, trataremos do ensino e aprendizagem da matemática, visto que com as novas determinações de uma educação para todos, torna-se fundamental a eliminação de barreiras escolares que impedem os estudantes público-alvo da educação especial, a ter acesso ao currículo. A educação especial e inclusiva traz em suas estratégias de ação, a tecnologia assistiva para construção de conceitos procedimentais e atitudinais, de forma pontual, concreta e acessível, para que docentes desenvolvam habilidades na resolução de problemas em geral e auxilie no acesso e na resolução de desafios matemáticos, melhorando a prática docente para que os estudantes público-alvo da Educação Especial não sejam excluídos das aulas de matemática. Portanto, o presente trabalho busca contribuir para a compreensão do conceito de tecnologia assistiva, principalmente no contexto da educação especial, atrelado a importância da articulação/interlocução dos constituintes do sistema educacional, seja equipe gestora, professor da sala de recursos, ensino regular e demais redes de apoio, perpassando na Educação Matemática e tendo como esteio a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na construção de uma nova cultura profissional.
id UEMA-1_066c19c36dcab5dc1b7c42a3047ae9a9
oai_identifier_str oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/501
network_acronym_str UEMA-1
network_name_str TICs & EaD em Foco
repository_id_str
spelling UM OLHAR REFLEXIVO PARA O USO E APLICABILIDADE DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICAEducação Especial. Educação Matemática. Tecnologia Assistiva.O contexto educacional contemporâneo vislumbra novas e complexas demandas frente ao paradigma da inclusão escolar, quanto ao uso e aplicabilidade das tecnologias, e isso implica a reestruturação do processo de ensino e aprendizagem em todas as áreas do conhecimento. Nesta reflexão crítica, trataremos do ensino e aprendizagem da matemática, visto que com as novas determinações de uma educação para todos, torna-se fundamental a eliminação de barreiras escolares que impedem os estudantes público-alvo da educação especial, a ter acesso ao currículo. A educação especial e inclusiva traz em suas estratégias de ação, a tecnologia assistiva para construção de conceitos procedimentais e atitudinais, de forma pontual, concreta e acessível, para que docentes desenvolvam habilidades na resolução de problemas em geral e auxilie no acesso e na resolução de desafios matemáticos, melhorando a prática docente para que os estudantes público-alvo da Educação Especial não sejam excluídos das aulas de matemática. Portanto, o presente trabalho busca contribuir para a compreensão do conceito de tecnologia assistiva, principalmente no contexto da educação especial, atrelado a importância da articulação/interlocução dos constituintes do sistema educacional, seja equipe gestora, professor da sala de recursos, ensino regular e demais redes de apoio, perpassando na Educação Matemática e tendo como esteio a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na construção de uma nova cultura profissional.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/50110.18817/tics.v6i2.501TICs & EaD em Foco; Vol. 6 No. 2 (2020): TICs & EaD em Foco; 77 - 90TICs & EaD em Foco; Vol. 6 Núm. 2 (2020): TICs & EaD em Foco; 77 - 90TICs & EaD em Foco; v. 6 n. 2 (2020): TICs & EaD em Foco; 77 - 902447-572610.18817/tics.v6i2reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/501/346Copyright (c) 2020 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Maria Inêz Vasconcelos daFlores, Andrezza Santos2022-08-17T11:55:17Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/501Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:53.254608TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false
dc.title.none.fl_str_mv UM OLHAR REFLEXIVO PARA O USO E APLICABILIDADE DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
title UM OLHAR REFLEXIVO PARA O USO E APLICABILIDADE DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
spellingShingle UM OLHAR REFLEXIVO PARA O USO E APLICABILIDADE DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Silva, Maria Inêz Vasconcelos da
Educação Especial. Educação Matemática. Tecnologia Assistiva.
title_short UM OLHAR REFLEXIVO PARA O USO E APLICABILIDADE DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
title_full UM OLHAR REFLEXIVO PARA O USO E APLICABILIDADE DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
title_fullStr UM OLHAR REFLEXIVO PARA O USO E APLICABILIDADE DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
title_full_unstemmed UM OLHAR REFLEXIVO PARA O USO E APLICABILIDADE DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
title_sort UM OLHAR REFLEXIVO PARA O USO E APLICABILIDADE DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
author Silva, Maria Inêz Vasconcelos da
author_facet Silva, Maria Inêz Vasconcelos da
Flores, Andrezza Santos
author_role author
author2 Flores, Andrezza Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Inêz Vasconcelos da
Flores, Andrezza Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Especial. Educação Matemática. Tecnologia Assistiva.
topic Educação Especial. Educação Matemática. Tecnologia Assistiva.
description O contexto educacional contemporâneo vislumbra novas e complexas demandas frente ao paradigma da inclusão escolar, quanto ao uso e aplicabilidade das tecnologias, e isso implica a reestruturação do processo de ensino e aprendizagem em todas as áreas do conhecimento. Nesta reflexão crítica, trataremos do ensino e aprendizagem da matemática, visto que com as novas determinações de uma educação para todos, torna-se fundamental a eliminação de barreiras escolares que impedem os estudantes público-alvo da educação especial, a ter acesso ao currículo. A educação especial e inclusiva traz em suas estratégias de ação, a tecnologia assistiva para construção de conceitos procedimentais e atitudinais, de forma pontual, concreta e acessível, para que docentes desenvolvam habilidades na resolução de problemas em geral e auxilie no acesso e na resolução de desafios matemáticos, melhorando a prática docente para que os estudantes público-alvo da Educação Especial não sejam excluídos das aulas de matemática. Portanto, o presente trabalho busca contribuir para a compreensão do conceito de tecnologia assistiva, principalmente no contexto da educação especial, atrelado a importância da articulação/interlocução dos constituintes do sistema educacional, seja equipe gestora, professor da sala de recursos, ensino regular e demais redes de apoio, perpassando na Educação Matemática e tendo como esteio a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na construção de uma nova cultura profissional.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/501
10.18817/tics.v6i2.501
url https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/501
identifier_str_mv 10.18817/tics.v6i2.501
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/501/346
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 TICs & EaD em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 TICs & EaD em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
dc.source.none.fl_str_mv TICs & EaD em Foco; Vol. 6 No. 2 (2020): TICs & EaD em Foco; 77 - 90
TICs & EaD em Foco; Vol. 6 Núm. 2 (2020): TICs & EaD em Foco; 77 - 90
TICs & EaD em Foco; v. 6 n. 2 (2020): TICs & EaD em Foco; 77 - 90
2447-5726
10.18817/tics.v6i2
reponame:TICs & EaD em Foco
instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron:UEMAnet
instname_str Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron_str UEMAnet
institution UEMAnet
reponame_str TICs & EaD em Foco
collection TICs & EaD em Foco
repository.name.fl_str_mv TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
repository.mail.fl_str_mv tics.eadfoco@uemanet.uema.br
_version_ 1797047056246767616