A PERCEPÇÃO DOS GESTORES SOBRE AS TIC COM ESCOLAS PROFISISONALIZANTES DO NCT&I-EB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo dos Santos, Marilia Gabriele
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Nunes Linhares, Ronaldo, dos Santos Andrade, Luiz Rafael
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: TICs & EaD em Foco
Texto Completo: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/341
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar as percepções dos gestores sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em escolas do ensino técnico-profissionalizante. Traz uma reflexão sobre a gestão das TIC em duas unidades de ensino situadas na Região do Baixo São Francisco sergipano. Estas unidades participam das ações do Núcleo de Ciência Tecnologia & Inovação na Educação Básica (NCT&I EB), com propósito de integrar letramento digital e produção colaborativa de conhecimento, envolvendo professores e alunos. Baseia-se em uma abordagem qualitativa, quanto aos procedimentos, utilizou-se estudo de caso. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados, o diário de pesquisa com o registro das visitas, das tecnologias existentes utilizadas na prática durante as oficinas do NCT&EB e entrevistas semiestruturadas aplicadas aos dois gestores das escolas, analisadas e organizadas segundo ao método de análise de conteúdo de Bardin (2011), sendo um conjunto de técnicas de tratamento de dados das comunicações que visa à interpretação do material, proporcionando uma descrição objetiva, organizada, facilitando a busca de resposta ao problema de investigação. A pesquisa aponta que as TIC, ainda não estão integradas nas duas escolas. Constatamos um avanço referente a estrutura das escolas e as práticas com uso das TIC por meio do projeto do NCT&I EB, referente as oficinas com os professores e alunos envolvendo as TIC.Palavras-chave: Gestores. TIC. Percepção. Escola.
id UEMA-1_3140af0d100a6b602064dd1b27555496
oai_identifier_str oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/341
network_acronym_str UEMA-1
network_name_str TICs & EaD em Foco
repository_id_str
spelling A PERCEPÇÃO DOS GESTORES SOBRE AS TIC COM ESCOLAS PROFISISONALIZANTES DO NCT&I-EBEste artigo tem como objetivo apresentar as percepções dos gestores sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em escolas do ensino técnico-profissionalizante. Traz uma reflexão sobre a gestão das TIC em duas unidades de ensino situadas na Região do Baixo São Francisco sergipano. Estas unidades participam das ações do Núcleo de Ciência Tecnologia & Inovação na Educação Básica (NCT&I EB), com propósito de integrar letramento digital e produção colaborativa de conhecimento, envolvendo professores e alunos. Baseia-se em uma abordagem qualitativa, quanto aos procedimentos, utilizou-se estudo de caso. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados, o diário de pesquisa com o registro das visitas, das tecnologias existentes utilizadas na prática durante as oficinas do NCT&EB e entrevistas semiestruturadas aplicadas aos dois gestores das escolas, analisadas e organizadas segundo ao método de análise de conteúdo de Bardin (2011), sendo um conjunto de técnicas de tratamento de dados das comunicações que visa à interpretação do material, proporcionando uma descrição objetiva, organizada, facilitando a busca de resposta ao problema de investigação. A pesquisa aponta que as TIC, ainda não estão integradas nas duas escolas. Constatamos um avanço referente a estrutura das escolas e as práticas com uso das TIC por meio do projeto do NCT&I EB, referente as oficinas com os professores e alunos envolvendo as TIC.Palavras-chave: Gestores. TIC. Percepção. Escola.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2018-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/341TICs & EaD em Foco; Vol. 4 No. 2 (2018): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; Vol. 4 Núm. 2 (2018): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; v. 4 n. 2 (2018): TICs & EaD em Foco2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/341/300Copyright (c) 2018 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMelo dos Santos, Marilia GabrieleNunes Linhares, Ronaldodos Santos Andrade, Luiz Rafael2022-06-30T16:25:21Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/341Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:50.916032TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false
dc.title.none.fl_str_mv A PERCEPÇÃO DOS GESTORES SOBRE AS TIC COM ESCOLAS PROFISISONALIZANTES DO NCT&I-EB
title A PERCEPÇÃO DOS GESTORES SOBRE AS TIC COM ESCOLAS PROFISISONALIZANTES DO NCT&I-EB
spellingShingle A PERCEPÇÃO DOS GESTORES SOBRE AS TIC COM ESCOLAS PROFISISONALIZANTES DO NCT&I-EB
Melo dos Santos, Marilia Gabriele
title_short A PERCEPÇÃO DOS GESTORES SOBRE AS TIC COM ESCOLAS PROFISISONALIZANTES DO NCT&I-EB
title_full A PERCEPÇÃO DOS GESTORES SOBRE AS TIC COM ESCOLAS PROFISISONALIZANTES DO NCT&I-EB
title_fullStr A PERCEPÇÃO DOS GESTORES SOBRE AS TIC COM ESCOLAS PROFISISONALIZANTES DO NCT&I-EB
title_full_unstemmed A PERCEPÇÃO DOS GESTORES SOBRE AS TIC COM ESCOLAS PROFISISONALIZANTES DO NCT&I-EB
title_sort A PERCEPÇÃO DOS GESTORES SOBRE AS TIC COM ESCOLAS PROFISISONALIZANTES DO NCT&I-EB
author Melo dos Santos, Marilia Gabriele
author_facet Melo dos Santos, Marilia Gabriele
Nunes Linhares, Ronaldo
dos Santos Andrade, Luiz Rafael
author_role author
author2 Nunes Linhares, Ronaldo
dos Santos Andrade, Luiz Rafael
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo dos Santos, Marilia Gabriele
Nunes Linhares, Ronaldo
dos Santos Andrade, Luiz Rafael
description Este artigo tem como objetivo apresentar as percepções dos gestores sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em escolas do ensino técnico-profissionalizante. Traz uma reflexão sobre a gestão das TIC em duas unidades de ensino situadas na Região do Baixo São Francisco sergipano. Estas unidades participam das ações do Núcleo de Ciência Tecnologia & Inovação na Educação Básica (NCT&I EB), com propósito de integrar letramento digital e produção colaborativa de conhecimento, envolvendo professores e alunos. Baseia-se em uma abordagem qualitativa, quanto aos procedimentos, utilizou-se estudo de caso. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados, o diário de pesquisa com o registro das visitas, das tecnologias existentes utilizadas na prática durante as oficinas do NCT&EB e entrevistas semiestruturadas aplicadas aos dois gestores das escolas, analisadas e organizadas segundo ao método de análise de conteúdo de Bardin (2011), sendo um conjunto de técnicas de tratamento de dados das comunicações que visa à interpretação do material, proporcionando uma descrição objetiva, organizada, facilitando a busca de resposta ao problema de investigação. A pesquisa aponta que as TIC, ainda não estão integradas nas duas escolas. Constatamos um avanço referente a estrutura das escolas e as práticas com uso das TIC por meio do projeto do NCT&I EB, referente as oficinas com os professores e alunos envolvendo as TIC.Palavras-chave: Gestores. TIC. Percepção. Escola.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/341
url https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/341
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/341/300
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 TICs & EaD em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 TICs & EaD em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
dc.source.none.fl_str_mv TICs & EaD em Foco; Vol. 4 No. 2 (2018): TICs & EaD em Foco
TICs & EaD em Foco; Vol. 4 Núm. 2 (2018): TICs & EaD em Foco
TICs & EaD em Foco; v. 4 n. 2 (2018): TICs & EaD em Foco
2447-5726
reponame:TICs & EaD em Foco
instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron:UEMAnet
instname_str Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron_str UEMAnet
institution UEMAnet
reponame_str TICs & EaD em Foco
collection TICs & EaD em Foco
repository.name.fl_str_mv TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
repository.mail.fl_str_mv tics.eadfoco@uemanet.uema.br
_version_ 1797047056171270144