AMBIENTE DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE BIOLOGIA FORENSE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | TICs & EaD em Foco |
Texto Completo: | https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/57 |
Resumo: | O professor deve instruir e mediar os seus alunos na prática docente, tornando a aprendizagemum processo mais efi caz, onde o aluno constrói e reconstrói o seu conhecimento por meio de ferramentasdidáticas. O objetivo do presente trabalho foi proporcionar uma oportunidade de aprendizagem para oensino de biologia forense baseado na utilização de quizzes eletrônicos como uma ferramenta didático-pedagógica virtual, tanto de apoio à prática docente como também um guia de estudos para alunos. Ouniverso amostral foram 15 alunos do 2° ano e 3° ano da Licenciatura em Ciências Biológicas da UniversidadeEstadual de Ponta Grossa. Foram desenvolvidos dois quizzes eletrônicos o primeiro denominado quizz simplespara levantar o conhecimento prévio dos alunos e orientar a elaboração de uma aula informativa, cujo acessoonline deveria ser espontâneo. O segundo, denominado quizz elaborado também foi apresentado aos alunospara que acessassem de forma espontânea no ambiente virtual. Os resultados do quizz simples mostraramcompetências e defi ciências sobre o tema abordado, que foram consideradas para a construção da aulainformativa. Houve 20 visualizações da aula no período de uma semana, contudo o acesso espontâneo aessa aula por esses alunos não foi verifi cado. O recurso tecnológico didático foi apresentado como umametodologia diferenciada de ensino e como ambiente de aprendizagem, contribuindo para o processo deconstrução do conhecimento, de forma autônoma. Entretanto, são necessárias ações contínuas centradasno aprendiz, como aqui apresentadas para que essa autonomia se efetive. |
id |
UEMA-1_343deb7260a1ed2dfde8882c527bdbf1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/57 |
network_acronym_str |
UEMA-1 |
network_name_str |
TICs & EaD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
AMBIENTE DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE BIOLOGIA FORENSEO professor deve instruir e mediar os seus alunos na prática docente, tornando a aprendizagemum processo mais efi caz, onde o aluno constrói e reconstrói o seu conhecimento por meio de ferramentasdidáticas. O objetivo do presente trabalho foi proporcionar uma oportunidade de aprendizagem para oensino de biologia forense baseado na utilização de quizzes eletrônicos como uma ferramenta didático-pedagógica virtual, tanto de apoio à prática docente como também um guia de estudos para alunos. Ouniverso amostral foram 15 alunos do 2° ano e 3° ano da Licenciatura em Ciências Biológicas da UniversidadeEstadual de Ponta Grossa. Foram desenvolvidos dois quizzes eletrônicos o primeiro denominado quizz simplespara levantar o conhecimento prévio dos alunos e orientar a elaboração de uma aula informativa, cujo acessoonline deveria ser espontâneo. O segundo, denominado quizz elaborado também foi apresentado aos alunospara que acessassem de forma espontânea no ambiente virtual. Os resultados do quizz simples mostraramcompetências e defi ciências sobre o tema abordado, que foram consideradas para a construção da aulainformativa. Houve 20 visualizações da aula no período de uma semana, contudo o acesso espontâneo aessa aula por esses alunos não foi verifi cado. O recurso tecnológico didático foi apresentado como umametodologia diferenciada de ensino e como ambiente de aprendizagem, contribuindo para o processo deconstrução do conhecimento, de forma autônoma. Entretanto, são necessárias ações contínuas centradasno aprendiz, como aqui apresentadas para que essa autonomia se efetive.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2016-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/57TICs & EaD em Foco; Vol. 2 No. 1 (2016): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; Vol. 2 Núm. 1 (2016): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; v. 2 n. 1 (2016): TICs & EaD em Foco2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/57/167Copyright (c) 2016 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSimões, DanieliPileggi, Sônia Alvim VeigaRocha, Dalva Cassie2021-11-08T19:27:40Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/57Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:46.578331TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AMBIENTE DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE BIOLOGIA FORENSE |
title |
AMBIENTE DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE BIOLOGIA FORENSE |
spellingShingle |
AMBIENTE DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE BIOLOGIA FORENSE Simões, Danieli |
title_short |
AMBIENTE DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE BIOLOGIA FORENSE |
title_full |
AMBIENTE DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE BIOLOGIA FORENSE |
title_fullStr |
AMBIENTE DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE BIOLOGIA FORENSE |
title_full_unstemmed |
AMBIENTE DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE BIOLOGIA FORENSE |
title_sort |
AMBIENTE DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE BIOLOGIA FORENSE |
author |
Simões, Danieli |
author_facet |
Simões, Danieli Pileggi, Sônia Alvim Veiga Rocha, Dalva Cassie |
author_role |
author |
author2 |
Pileggi, Sônia Alvim Veiga Rocha, Dalva Cassie |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simões, Danieli Pileggi, Sônia Alvim Veiga Rocha, Dalva Cassie |
description |
O professor deve instruir e mediar os seus alunos na prática docente, tornando a aprendizagemum processo mais efi caz, onde o aluno constrói e reconstrói o seu conhecimento por meio de ferramentasdidáticas. O objetivo do presente trabalho foi proporcionar uma oportunidade de aprendizagem para oensino de biologia forense baseado na utilização de quizzes eletrônicos como uma ferramenta didático-pedagógica virtual, tanto de apoio à prática docente como também um guia de estudos para alunos. Ouniverso amostral foram 15 alunos do 2° ano e 3° ano da Licenciatura em Ciências Biológicas da UniversidadeEstadual de Ponta Grossa. Foram desenvolvidos dois quizzes eletrônicos o primeiro denominado quizz simplespara levantar o conhecimento prévio dos alunos e orientar a elaboração de uma aula informativa, cujo acessoonline deveria ser espontâneo. O segundo, denominado quizz elaborado também foi apresentado aos alunospara que acessassem de forma espontânea no ambiente virtual. Os resultados do quizz simples mostraramcompetências e defi ciências sobre o tema abordado, que foram consideradas para a construção da aulainformativa. Houve 20 visualizações da aula no período de uma semana, contudo o acesso espontâneo aessa aula por esses alunos não foi verifi cado. O recurso tecnológico didático foi apresentado como umametodologia diferenciada de ensino e como ambiente de aprendizagem, contribuindo para o processo deconstrução do conhecimento, de forma autônoma. Entretanto, são necessárias ações contínuas centradasno aprendiz, como aqui apresentadas para que essa autonomia se efetive. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/57 |
url |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/57 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/57/167 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 TICs & EaD em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 TICs & EaD em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco; Vol. 2 No. 1 (2016): TICs & EaD em Foco TICs & EaD em Foco; Vol. 2 Núm. 1 (2016): TICs & EaD em Foco TICs & EaD em Foco; v. 2 n. 1 (2016): TICs & EaD em Foco 2447-5726 reponame:TICs & EaD em Foco instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) instacron:UEMAnet |
instname_str |
Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
instacron_str |
UEMAnet |
institution |
UEMAnet |
reponame_str |
TICs & EaD em Foco |
collection |
TICs & EaD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
repository.mail.fl_str_mv |
tics.eadfoco@uemanet.uema.br |
_version_ |
1797047055713042432 |