AMBIENTE DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE BIOLOGIA FORENSE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Danieli
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Pileggi, Sônia Alvim Veiga, Rocha, Dalva Cassie
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: TICs & EaD em Foco
Texto Completo: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/57
Resumo: O professor deve instruir e mediar os seus alunos na prática docente, tornando a aprendizagemum processo mais efi caz, onde o aluno constrói e reconstrói o seu conhecimento por meio de ferramentasdidáticas. O objetivo do presente trabalho foi proporcionar uma oportunidade de aprendizagem para oensino de biologia forense baseado na utilização de quizzes eletrônicos como uma ferramenta didático-pedagógica virtual, tanto de apoio à prática docente como também um guia de estudos para alunos. Ouniverso amostral foram 15 alunos do 2° ano e 3° ano da Licenciatura em Ciências Biológicas da UniversidadeEstadual de Ponta Grossa. Foram desenvolvidos dois quizzes eletrônicos o primeiro denominado quizz simplespara levantar o conhecimento prévio dos alunos e orientar a elaboração de uma aula informativa, cujo acessoonline deveria ser espontâneo. O segundo, denominado quizz elaborado também foi apresentado aos alunospara que acessassem de forma espontânea no ambiente virtual. Os resultados do quizz simples mostraramcompetências e defi ciências sobre o tema abordado, que foram consideradas para a construção da aulainformativa. Houve 20 visualizações da aula no período de uma semana, contudo o acesso espontâneo aessa aula por esses alunos não foi verifi cado. O recurso tecnológico didático foi apresentado como umametodologia diferenciada de ensino e como ambiente de aprendizagem, contribuindo para o processo deconstrução do conhecimento, de forma autônoma. Entretanto, são necessárias ações contínuas centradasno aprendiz, como aqui apresentadas para que essa autonomia se efetive.
id UEMA-1_343deb7260a1ed2dfde8882c527bdbf1
oai_identifier_str oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/57
network_acronym_str UEMA-1
network_name_str TICs & EaD em Foco
repository_id_str
spelling AMBIENTE DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE BIOLOGIA FORENSEO professor deve instruir e mediar os seus alunos na prática docente, tornando a aprendizagemum processo mais efi caz, onde o aluno constrói e reconstrói o seu conhecimento por meio de ferramentasdidáticas. O objetivo do presente trabalho foi proporcionar uma oportunidade de aprendizagem para oensino de biologia forense baseado na utilização de quizzes eletrônicos como uma ferramenta didático-pedagógica virtual, tanto de apoio à prática docente como também um guia de estudos para alunos. Ouniverso amostral foram 15 alunos do 2° ano e 3° ano da Licenciatura em Ciências Biológicas da UniversidadeEstadual de Ponta Grossa. Foram desenvolvidos dois quizzes eletrônicos o primeiro denominado quizz simplespara levantar o conhecimento prévio dos alunos e orientar a elaboração de uma aula informativa, cujo acessoonline deveria ser espontâneo. O segundo, denominado quizz elaborado também foi apresentado aos alunospara que acessassem de forma espontânea no ambiente virtual. Os resultados do quizz simples mostraramcompetências e defi ciências sobre o tema abordado, que foram consideradas para a construção da aulainformativa. Houve 20 visualizações da aula no período de uma semana, contudo o acesso espontâneo aessa aula por esses alunos não foi verifi cado. O recurso tecnológico didático foi apresentado como umametodologia diferenciada de ensino e como ambiente de aprendizagem, contribuindo para o processo deconstrução do conhecimento, de forma autônoma. Entretanto, são necessárias ações contínuas centradasno aprendiz, como aqui apresentadas para que essa autonomia se efetive.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2016-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/57TICs & EaD em Foco; Vol. 2 No. 1 (2016): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; Vol. 2 Núm. 1 (2016): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; v. 2 n. 1 (2016): TICs & EaD em Foco2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/57/167Copyright (c) 2016 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSimões, DanieliPileggi, Sônia Alvim VeigaRocha, Dalva Cassie2021-11-08T19:27:40Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/57Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:46.578331TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false
dc.title.none.fl_str_mv AMBIENTE DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE BIOLOGIA FORENSE
title AMBIENTE DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE BIOLOGIA FORENSE
spellingShingle AMBIENTE DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE BIOLOGIA FORENSE
Simões, Danieli
title_short AMBIENTE DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE BIOLOGIA FORENSE
title_full AMBIENTE DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE BIOLOGIA FORENSE
title_fullStr AMBIENTE DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE BIOLOGIA FORENSE
title_full_unstemmed AMBIENTE DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE BIOLOGIA FORENSE
title_sort AMBIENTE DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE BIOLOGIA FORENSE
author Simões, Danieli
author_facet Simões, Danieli
Pileggi, Sônia Alvim Veiga
Rocha, Dalva Cassie
author_role author
author2 Pileggi, Sônia Alvim Veiga
Rocha, Dalva Cassie
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, Danieli
Pileggi, Sônia Alvim Veiga
Rocha, Dalva Cassie
description O professor deve instruir e mediar os seus alunos na prática docente, tornando a aprendizagemum processo mais efi caz, onde o aluno constrói e reconstrói o seu conhecimento por meio de ferramentasdidáticas. O objetivo do presente trabalho foi proporcionar uma oportunidade de aprendizagem para oensino de biologia forense baseado na utilização de quizzes eletrônicos como uma ferramenta didático-pedagógica virtual, tanto de apoio à prática docente como também um guia de estudos para alunos. Ouniverso amostral foram 15 alunos do 2° ano e 3° ano da Licenciatura em Ciências Biológicas da UniversidadeEstadual de Ponta Grossa. Foram desenvolvidos dois quizzes eletrônicos o primeiro denominado quizz simplespara levantar o conhecimento prévio dos alunos e orientar a elaboração de uma aula informativa, cujo acessoonline deveria ser espontâneo. O segundo, denominado quizz elaborado também foi apresentado aos alunospara que acessassem de forma espontânea no ambiente virtual. Os resultados do quizz simples mostraramcompetências e defi ciências sobre o tema abordado, que foram consideradas para a construção da aulainformativa. Houve 20 visualizações da aula no período de uma semana, contudo o acesso espontâneo aessa aula por esses alunos não foi verifi cado. O recurso tecnológico didático foi apresentado como umametodologia diferenciada de ensino e como ambiente de aprendizagem, contribuindo para o processo deconstrução do conhecimento, de forma autônoma. Entretanto, são necessárias ações contínuas centradasno aprendiz, como aqui apresentadas para que essa autonomia se efetive.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/57
url https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/57
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/57/167
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 TICs & EaD em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 TICs & EaD em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
dc.source.none.fl_str_mv TICs & EaD em Foco; Vol. 2 No. 1 (2016): TICs & EaD em Foco
TICs & EaD em Foco; Vol. 2 Núm. 1 (2016): TICs & EaD em Foco
TICs & EaD em Foco; v. 2 n. 1 (2016): TICs & EaD em Foco
2447-5726
reponame:TICs & EaD em Foco
instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron:UEMAnet
instname_str Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron_str UEMAnet
institution UEMAnet
reponame_str TICs & EaD em Foco
collection TICs & EaD em Foco
repository.name.fl_str_mv TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
repository.mail.fl_str_mv tics.eadfoco@uemanet.uema.br
_version_ 1797047055713042432