INTERSECÇÕES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: um novo modo de inclusão social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Bem Machado, Andreia
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Lopes da Silva, Andreza Regina, Spanhol, Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: TICs & EaD em Foco
Texto Completo: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/170
Resumo: A inovação é ferramenta da sociedade do conhecimento. No contexto educacional, a inovação conecta-se por novas metodologias no fazer pedagógico, envolvendo ao cenário de aprendizagem um mundo virtual que, integrado à tecnologia de comunicação digital, possibilita o atendimento do maior número de indivíduos, chegando a demandas específicas, como pessoas com deficiência. A partir dessas considerações, o objetivo neste artigo é mapear as relações da educação a distância e as tecnologias assistivas no intuito de averiguar as contribuições dessas para a acessibilidade da pessoa com deficiência. Para atender ao objetivo desta pesquisa, utilizou-se uma metodologia classificada como exploratório-descritiva. Esta metodologia permite delinear o tema e aumentar a familiaridade dos pesquisadores com o fato, além de esclarecer os conceitos inerentes ao assunto em estudo, por meio da exploração e descrição de determinado objeto. Para tanto, realizou-se uma análise bibliométrica, a partir de uma busca sistemática na base de dados on-line Scopus. Essa análise possibilita contagens relevantes como: produção por região; temporalidade das publicações; pesquisas por área do conhecimento; contagem de literatura relacionada à citação do estudo; fator de impacto de uma publicação científica. Como resultado, identificou-se que a pesquisa emerge predominante no campo multidisciplinar, intersectando as discussões nas áreas de ciências da computação, ciências sociais, educacional e engenharias. Palavras-chave: Educação a Distância. Tecnologias Assitivas. Pessoa com Deficiência.
id UEMA-1_503deceacee8344576e40f41e8b9ea9a
oai_identifier_str oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/170
network_acronym_str UEMA-1
network_name_str TICs & EaD em Foco
repository_id_str
spelling INTERSECÇÕES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: um novo modo de inclusão socialA inovação é ferramenta da sociedade do conhecimento. No contexto educacional, a inovação conecta-se por novas metodologias no fazer pedagógico, envolvendo ao cenário de aprendizagem um mundo virtual que, integrado à tecnologia de comunicação digital, possibilita o atendimento do maior número de indivíduos, chegando a demandas específicas, como pessoas com deficiência. A partir dessas considerações, o objetivo neste artigo é mapear as relações da educação a distância e as tecnologias assistivas no intuito de averiguar as contribuições dessas para a acessibilidade da pessoa com deficiência. Para atender ao objetivo desta pesquisa, utilizou-se uma metodologia classificada como exploratório-descritiva. Esta metodologia permite delinear o tema e aumentar a familiaridade dos pesquisadores com o fato, além de esclarecer os conceitos inerentes ao assunto em estudo, por meio da exploração e descrição de determinado objeto. Para tanto, realizou-se uma análise bibliométrica, a partir de uma busca sistemática na base de dados on-line Scopus. Essa análise possibilita contagens relevantes como: produção por região; temporalidade das publicações; pesquisas por área do conhecimento; contagem de literatura relacionada à citação do estudo; fator de impacto de uma publicação científica. Como resultado, identificou-se que a pesquisa emerge predominante no campo multidisciplinar, intersectando as discussões nas áreas de ciências da computação, ciências sociais, educacional e engenharias. Palavras-chave: Educação a Distância. Tecnologias Assitivas. Pessoa com Deficiência.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2017-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/170TICs & EaD em Foco; Vol. 3 No. 1 (2017): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; Vol. 3 Núm. 1 (2017): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; v. 3 n. 1 (2017): TICs & EaD em Foco2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/170/226Copyright (c) 2017 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Bem Machado, AndreiaLopes da Silva, Andreza ReginaSpanhol, Fernando2022-11-17T14:00:45Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/170Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:48.438684TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false
dc.title.none.fl_str_mv INTERSECÇÕES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: um novo modo de inclusão social
title INTERSECÇÕES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: um novo modo de inclusão social
spellingShingle INTERSECÇÕES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: um novo modo de inclusão social
de Bem Machado, Andreia
title_short INTERSECÇÕES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: um novo modo de inclusão social
title_full INTERSECÇÕES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: um novo modo de inclusão social
title_fullStr INTERSECÇÕES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: um novo modo de inclusão social
title_full_unstemmed INTERSECÇÕES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: um novo modo de inclusão social
title_sort INTERSECÇÕES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: um novo modo de inclusão social
author de Bem Machado, Andreia
author_facet de Bem Machado, Andreia
Lopes da Silva, Andreza Regina
Spanhol, Fernando
author_role author
author2 Lopes da Silva, Andreza Regina
Spanhol, Fernando
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Bem Machado, Andreia
Lopes da Silva, Andreza Regina
Spanhol, Fernando
description A inovação é ferramenta da sociedade do conhecimento. No contexto educacional, a inovação conecta-se por novas metodologias no fazer pedagógico, envolvendo ao cenário de aprendizagem um mundo virtual que, integrado à tecnologia de comunicação digital, possibilita o atendimento do maior número de indivíduos, chegando a demandas específicas, como pessoas com deficiência. A partir dessas considerações, o objetivo neste artigo é mapear as relações da educação a distância e as tecnologias assistivas no intuito de averiguar as contribuições dessas para a acessibilidade da pessoa com deficiência. Para atender ao objetivo desta pesquisa, utilizou-se uma metodologia classificada como exploratório-descritiva. Esta metodologia permite delinear o tema e aumentar a familiaridade dos pesquisadores com o fato, além de esclarecer os conceitos inerentes ao assunto em estudo, por meio da exploração e descrição de determinado objeto. Para tanto, realizou-se uma análise bibliométrica, a partir de uma busca sistemática na base de dados on-line Scopus. Essa análise possibilita contagens relevantes como: produção por região; temporalidade das publicações; pesquisas por área do conhecimento; contagem de literatura relacionada à citação do estudo; fator de impacto de uma publicação científica. Como resultado, identificou-se que a pesquisa emerge predominante no campo multidisciplinar, intersectando as discussões nas áreas de ciências da computação, ciências sociais, educacional e engenharias. Palavras-chave: Educação a Distância. Tecnologias Assitivas. Pessoa com Deficiência.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/170
url https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/170
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/170/226
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 TICs & EaD em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 TICs & EaD em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
dc.source.none.fl_str_mv TICs & EaD em Foco; Vol. 3 No. 1 (2017): TICs & EaD em Foco
TICs & EaD em Foco; Vol. 3 Núm. 1 (2017): TICs & EaD em Foco
TICs & EaD em Foco; v. 3 n. 1 (2017): TICs & EaD em Foco
2447-5726
reponame:TICs & EaD em Foco
instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron:UEMAnet
instname_str Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron_str UEMAnet
institution UEMAnet
reponame_str TICs & EaD em Foco
collection TICs & EaD em Foco
repository.name.fl_str_mv TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
repository.mail.fl_str_mv tics.eadfoco@uemanet.uema.br
_version_ 1797047055775956992