INTERSECÇÕES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: um novo modo de inclusão social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | TICs & EaD em Foco |
Texto Completo: | https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/170 |
Resumo: | A inovação é ferramenta da sociedade do conhecimento. No contexto educacional, a inovação conecta-se por novas metodologias no fazer pedagógico, envolvendo ao cenário de aprendizagem um mundo virtual que, integrado à tecnologia de comunicação digital, possibilita o atendimento do maior número de indivíduos, chegando a demandas específicas, como pessoas com deficiência. A partir dessas considerações, o objetivo neste artigo é mapear as relações da educação a distância e as tecnologias assistivas no intuito de averiguar as contribuições dessas para a acessibilidade da pessoa com deficiência. Para atender ao objetivo desta pesquisa, utilizou-se uma metodologia classificada como exploratório-descritiva. Esta metodologia permite delinear o tema e aumentar a familiaridade dos pesquisadores com o fato, além de esclarecer os conceitos inerentes ao assunto em estudo, por meio da exploração e descrição de determinado objeto. Para tanto, realizou-se uma análise bibliométrica, a partir de uma busca sistemática na base de dados on-line Scopus. Essa análise possibilita contagens relevantes como: produção por região; temporalidade das publicações; pesquisas por área do conhecimento; contagem de literatura relacionada à citação do estudo; fator de impacto de uma publicação científica. Como resultado, identificou-se que a pesquisa emerge predominante no campo multidisciplinar, intersectando as discussões nas áreas de ciências da computação, ciências sociais, educacional e engenharias. Palavras-chave: Educação a Distância. Tecnologias Assitivas. Pessoa com Deficiência. |
id |
UEMA-1_503deceacee8344576e40f41e8b9ea9a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/170 |
network_acronym_str |
UEMA-1 |
network_name_str |
TICs & EaD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
INTERSECÇÕES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: um novo modo de inclusão socialA inovação é ferramenta da sociedade do conhecimento. No contexto educacional, a inovação conecta-se por novas metodologias no fazer pedagógico, envolvendo ao cenário de aprendizagem um mundo virtual que, integrado à tecnologia de comunicação digital, possibilita o atendimento do maior número de indivíduos, chegando a demandas específicas, como pessoas com deficiência. A partir dessas considerações, o objetivo neste artigo é mapear as relações da educação a distância e as tecnologias assistivas no intuito de averiguar as contribuições dessas para a acessibilidade da pessoa com deficiência. Para atender ao objetivo desta pesquisa, utilizou-se uma metodologia classificada como exploratório-descritiva. Esta metodologia permite delinear o tema e aumentar a familiaridade dos pesquisadores com o fato, além de esclarecer os conceitos inerentes ao assunto em estudo, por meio da exploração e descrição de determinado objeto. Para tanto, realizou-se uma análise bibliométrica, a partir de uma busca sistemática na base de dados on-line Scopus. Essa análise possibilita contagens relevantes como: produção por região; temporalidade das publicações; pesquisas por área do conhecimento; contagem de literatura relacionada à citação do estudo; fator de impacto de uma publicação científica. Como resultado, identificou-se que a pesquisa emerge predominante no campo multidisciplinar, intersectando as discussões nas áreas de ciências da computação, ciências sociais, educacional e engenharias. Palavras-chave: Educação a Distância. Tecnologias Assitivas. Pessoa com Deficiência.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2017-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/170TICs & EaD em Foco; Vol. 3 No. 1 (2017): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; Vol. 3 Núm. 1 (2017): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; v. 3 n. 1 (2017): TICs & EaD em Foco2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/170/226Copyright (c) 2017 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Bem Machado, AndreiaLopes da Silva, Andreza ReginaSpanhol, Fernando2022-11-17T14:00:45Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/170Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:48.438684TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INTERSECÇÕES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: um novo modo de inclusão social |
title |
INTERSECÇÕES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: um novo modo de inclusão social |
spellingShingle |
INTERSECÇÕES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: um novo modo de inclusão social de Bem Machado, Andreia |
title_short |
INTERSECÇÕES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: um novo modo de inclusão social |
title_full |
INTERSECÇÕES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: um novo modo de inclusão social |
title_fullStr |
INTERSECÇÕES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: um novo modo de inclusão social |
title_full_unstemmed |
INTERSECÇÕES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: um novo modo de inclusão social |
title_sort |
INTERSECÇÕES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: um novo modo de inclusão social |
author |
de Bem Machado, Andreia |
author_facet |
de Bem Machado, Andreia Lopes da Silva, Andreza Regina Spanhol, Fernando |
author_role |
author |
author2 |
Lopes da Silva, Andreza Regina Spanhol, Fernando |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Bem Machado, Andreia Lopes da Silva, Andreza Regina Spanhol, Fernando |
description |
A inovação é ferramenta da sociedade do conhecimento. No contexto educacional, a inovação conecta-se por novas metodologias no fazer pedagógico, envolvendo ao cenário de aprendizagem um mundo virtual que, integrado à tecnologia de comunicação digital, possibilita o atendimento do maior número de indivíduos, chegando a demandas específicas, como pessoas com deficiência. A partir dessas considerações, o objetivo neste artigo é mapear as relações da educação a distância e as tecnologias assistivas no intuito de averiguar as contribuições dessas para a acessibilidade da pessoa com deficiência. Para atender ao objetivo desta pesquisa, utilizou-se uma metodologia classificada como exploratório-descritiva. Esta metodologia permite delinear o tema e aumentar a familiaridade dos pesquisadores com o fato, além de esclarecer os conceitos inerentes ao assunto em estudo, por meio da exploração e descrição de determinado objeto. Para tanto, realizou-se uma análise bibliométrica, a partir de uma busca sistemática na base de dados on-line Scopus. Essa análise possibilita contagens relevantes como: produção por região; temporalidade das publicações; pesquisas por área do conhecimento; contagem de literatura relacionada à citação do estudo; fator de impacto de uma publicação científica. Como resultado, identificou-se que a pesquisa emerge predominante no campo multidisciplinar, intersectando as discussões nas áreas de ciências da computação, ciências sociais, educacional e engenharias. Palavras-chave: Educação a Distância. Tecnologias Assitivas. Pessoa com Deficiência. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/170 |
url |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/170 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/170/226 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 TICs & EaD em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 TICs & EaD em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco; Vol. 3 No. 1 (2017): TICs & EaD em Foco TICs & EaD em Foco; Vol. 3 Núm. 1 (2017): TICs & EaD em Foco TICs & EaD em Foco; v. 3 n. 1 (2017): TICs & EaD em Foco 2447-5726 reponame:TICs & EaD em Foco instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) instacron:UEMAnet |
instname_str |
Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
instacron_str |
UEMAnet |
institution |
UEMAnet |
reponame_str |
TICs & EaD em Foco |
collection |
TICs & EaD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
repository.mail.fl_str_mv |
tics.eadfoco@uemanet.uema.br |
_version_ |
1797047055775956992 |