MOOC COMO PROJETO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E PEDAGÓGICA DA UEMA E SEUS IMPACTOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | TICs & EaD em Foco |
Texto Completo: | https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/227 |
Resumo: | O presente artigo versa sobre Massive Open Online Course (MOOC), modalidade de aprendizagem digital aberta, com fins de disseminação de conhecimento sem direcionamentos quanto à participação, podendo ou não ser certificada. Como experiência emergente, que foge do design usual do ensino superior, põe seu enfoque na aprendizagem livre dos conhecimentos pelos seus participantes. Surpreende por ser modelo de ensinar e aprender inovador, que permite aprender em qualquer lugar e a qualquer hora, sem a presença de um moderador formal. Cabe a todos os participantes serem moderadores e retro-alimetadores das discussões. Através do relato de experiência que configura a substância deste artigo, buscou-se demonstrar a evolução da plataforma de cursos abertos da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), desde sua criação, implementada pela equipe de Design Educacional do UEMAnet até o princípio deste ano, 2017. Neste artigo, descrevemos ainda os elementos comuns a cada curso, os objetos de aprendizagem que compõem a plataforma. Levou-se em consideração a popularidade dos cursos e de suas temáticas para comparar os cursos que atraem maior público, sem entrar na esfera pedagógica de cada curso. Utilizou-se a representação gráfica (gráficos de linha) para comparar os dados relativos a cada curso. Com esses elementos, realiza-se a avaliação do impacto dos MOOCs, através do registro da inscrição dos participantes nos cursos mais populares.Palavras-chave: MOOC. Plataforma de Cursos Abertos. Avaliação de Impactos. |
id |
UEMA-1_562af46a2260442858613e2960b8fa22 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/227 |
network_acronym_str |
UEMA-1 |
network_name_str |
TICs & EaD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
MOOC COMO PROJETO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E PEDAGÓGICA DA UEMA E SEUS IMPACTOSO presente artigo versa sobre Massive Open Online Course (MOOC), modalidade de aprendizagem digital aberta, com fins de disseminação de conhecimento sem direcionamentos quanto à participação, podendo ou não ser certificada. Como experiência emergente, que foge do design usual do ensino superior, põe seu enfoque na aprendizagem livre dos conhecimentos pelos seus participantes. Surpreende por ser modelo de ensinar e aprender inovador, que permite aprender em qualquer lugar e a qualquer hora, sem a presença de um moderador formal. Cabe a todos os participantes serem moderadores e retro-alimetadores das discussões. Através do relato de experiência que configura a substância deste artigo, buscou-se demonstrar a evolução da plataforma de cursos abertos da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), desde sua criação, implementada pela equipe de Design Educacional do UEMAnet até o princípio deste ano, 2017. Neste artigo, descrevemos ainda os elementos comuns a cada curso, os objetos de aprendizagem que compõem a plataforma. Levou-se em consideração a popularidade dos cursos e de suas temáticas para comparar os cursos que atraem maior público, sem entrar na esfera pedagógica de cada curso. Utilizou-se a representação gráfica (gráficos de linha) para comparar os dados relativos a cada curso. Com esses elementos, realiza-se a avaliação do impacto dos MOOCs, através do registro da inscrição dos participantes nos cursos mais populares.Palavras-chave: MOOC. Plataforma de Cursos Abertos. Avaliação de Impactos.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2017-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/227TICs & EaD em Foco; Vol. 3 No. 2 (2017): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; Vol. 3 Núm. 2 (2017): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; v. 3 n. 2 (2017): TICs & EaD em Foco2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/227/250Copyright (c) 2017 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Sannya Fernanda Nunes2022-06-30T16:29:04Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/227Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:49.278361TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MOOC COMO PROJETO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E PEDAGÓGICA DA UEMA E SEUS IMPACTOS |
title |
MOOC COMO PROJETO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E PEDAGÓGICA DA UEMA E SEUS IMPACTOS |
spellingShingle |
MOOC COMO PROJETO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E PEDAGÓGICA DA UEMA E SEUS IMPACTOS Rodrigues, Sannya Fernanda Nunes |
title_short |
MOOC COMO PROJETO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E PEDAGÓGICA DA UEMA E SEUS IMPACTOS |
title_full |
MOOC COMO PROJETO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E PEDAGÓGICA DA UEMA E SEUS IMPACTOS |
title_fullStr |
MOOC COMO PROJETO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E PEDAGÓGICA DA UEMA E SEUS IMPACTOS |
title_full_unstemmed |
MOOC COMO PROJETO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E PEDAGÓGICA DA UEMA E SEUS IMPACTOS |
title_sort |
MOOC COMO PROJETO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E PEDAGÓGICA DA UEMA E SEUS IMPACTOS |
author |
Rodrigues, Sannya Fernanda Nunes |
author_facet |
Rodrigues, Sannya Fernanda Nunes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Sannya Fernanda Nunes |
description |
O presente artigo versa sobre Massive Open Online Course (MOOC), modalidade de aprendizagem digital aberta, com fins de disseminação de conhecimento sem direcionamentos quanto à participação, podendo ou não ser certificada. Como experiência emergente, que foge do design usual do ensino superior, põe seu enfoque na aprendizagem livre dos conhecimentos pelos seus participantes. Surpreende por ser modelo de ensinar e aprender inovador, que permite aprender em qualquer lugar e a qualquer hora, sem a presença de um moderador formal. Cabe a todos os participantes serem moderadores e retro-alimetadores das discussões. Através do relato de experiência que configura a substância deste artigo, buscou-se demonstrar a evolução da plataforma de cursos abertos da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), desde sua criação, implementada pela equipe de Design Educacional do UEMAnet até o princípio deste ano, 2017. Neste artigo, descrevemos ainda os elementos comuns a cada curso, os objetos de aprendizagem que compõem a plataforma. Levou-se em consideração a popularidade dos cursos e de suas temáticas para comparar os cursos que atraem maior público, sem entrar na esfera pedagógica de cada curso. Utilizou-se a representação gráfica (gráficos de linha) para comparar os dados relativos a cada curso. Com esses elementos, realiza-se a avaliação do impacto dos MOOCs, através do registro da inscrição dos participantes nos cursos mais populares.Palavras-chave: MOOC. Plataforma de Cursos Abertos. Avaliação de Impactos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/227 |
url |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/227 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/227/250 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 TICs & EaD em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 TICs & EaD em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco; Vol. 3 No. 2 (2017): TICs & EaD em Foco TICs & EaD em Foco; Vol. 3 Núm. 2 (2017): TICs & EaD em Foco TICs & EaD em Foco; v. 3 n. 2 (2017): TICs & EaD em Foco 2447-5726 reponame:TICs & EaD em Foco instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) instacron:UEMAnet |
instname_str |
Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
instacron_str |
UEMAnet |
institution |
UEMAnet |
reponame_str |
TICs & EaD em Foco |
collection |
TICs & EaD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
repository.mail.fl_str_mv |
tics.eadfoco@uemanet.uema.br |
_version_ |
1797047055804268544 |