MOOC COMO PROJETO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E PEDAGÓGICA DA UEMA E SEUS IMPACTOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Sannya Fernanda Nunes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: TICs & EaD em Foco
Texto Completo: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/227
Resumo: O presente artigo versa sobre Massive Open Online Course (MOOC), modalidade de aprendizagem digital aberta, com fins de disseminação de conhecimento sem direcionamentos quanto à participação, podendo ou não ser certificada. Como experiência emergente, que foge do design usual do ensino superior, põe seu enfoque na aprendizagem livre dos conhecimentos pelos seus participantes. Surpreende por ser modelo de ensinar e aprender inovador, que permite aprender em qualquer lugar e a qualquer hora, sem a presença de um moderador formal. Cabe a todos os participantes serem moderadores e retro-alimetadores das discussões. Através do relato de experiência que configura a substância deste artigo, buscou-se demonstrar a evolução da plataforma de cursos abertos da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), desde sua criação, implementada pela equipe de Design Educacional do UEMAnet até o princípio deste ano, 2017. Neste artigo, descrevemos ainda os elementos comuns a cada curso, os objetos de aprendizagem que compõem a plataforma. Levou-se em consideração a popularidade dos cursos e de suas temáticas para comparar os cursos que atraem maior público, sem entrar na esfera pedagógica de cada curso. Utilizou-se a representação gráfica (gráficos de linha) para comparar os dados relativos a cada curso. Com esses elementos, realiza-se a avaliação do impacto dos MOOCs, através do registro da inscrição dos participantes nos cursos mais populares.Palavras-chave: MOOC. Plataforma de Cursos Abertos. Avaliação de Impactos.
id UEMA-1_562af46a2260442858613e2960b8fa22
oai_identifier_str oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/227
network_acronym_str UEMA-1
network_name_str TICs & EaD em Foco
repository_id_str
spelling MOOC COMO PROJETO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E PEDAGÓGICA DA UEMA E SEUS IMPACTOSO presente artigo versa sobre Massive Open Online Course (MOOC), modalidade de aprendizagem digital aberta, com fins de disseminação de conhecimento sem direcionamentos quanto à participação, podendo ou não ser certificada. Como experiência emergente, que foge do design usual do ensino superior, põe seu enfoque na aprendizagem livre dos conhecimentos pelos seus participantes. Surpreende por ser modelo de ensinar e aprender inovador, que permite aprender em qualquer lugar e a qualquer hora, sem a presença de um moderador formal. Cabe a todos os participantes serem moderadores e retro-alimetadores das discussões. Através do relato de experiência que configura a substância deste artigo, buscou-se demonstrar a evolução da plataforma de cursos abertos da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), desde sua criação, implementada pela equipe de Design Educacional do UEMAnet até o princípio deste ano, 2017. Neste artigo, descrevemos ainda os elementos comuns a cada curso, os objetos de aprendizagem que compõem a plataforma. Levou-se em consideração a popularidade dos cursos e de suas temáticas para comparar os cursos que atraem maior público, sem entrar na esfera pedagógica de cada curso. Utilizou-se a representação gráfica (gráficos de linha) para comparar os dados relativos a cada curso. Com esses elementos, realiza-se a avaliação do impacto dos MOOCs, através do registro da inscrição dos participantes nos cursos mais populares.Palavras-chave: MOOC. Plataforma de Cursos Abertos. Avaliação de Impactos.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2017-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/227TICs & EaD em Foco; Vol. 3 No. 2 (2017): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; Vol. 3 Núm. 2 (2017): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; v. 3 n. 2 (2017): TICs & EaD em Foco2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/227/250Copyright (c) 2017 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Sannya Fernanda Nunes2022-06-30T16:29:04Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/227Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:49.278361TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false
dc.title.none.fl_str_mv MOOC COMO PROJETO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E PEDAGÓGICA DA UEMA E SEUS IMPACTOS
title MOOC COMO PROJETO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E PEDAGÓGICA DA UEMA E SEUS IMPACTOS
spellingShingle MOOC COMO PROJETO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E PEDAGÓGICA DA UEMA E SEUS IMPACTOS
Rodrigues, Sannya Fernanda Nunes
title_short MOOC COMO PROJETO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E PEDAGÓGICA DA UEMA E SEUS IMPACTOS
title_full MOOC COMO PROJETO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E PEDAGÓGICA DA UEMA E SEUS IMPACTOS
title_fullStr MOOC COMO PROJETO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E PEDAGÓGICA DA UEMA E SEUS IMPACTOS
title_full_unstemmed MOOC COMO PROJETO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E PEDAGÓGICA DA UEMA E SEUS IMPACTOS
title_sort MOOC COMO PROJETO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E PEDAGÓGICA DA UEMA E SEUS IMPACTOS
author Rodrigues, Sannya Fernanda Nunes
author_facet Rodrigues, Sannya Fernanda Nunes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Sannya Fernanda Nunes
description O presente artigo versa sobre Massive Open Online Course (MOOC), modalidade de aprendizagem digital aberta, com fins de disseminação de conhecimento sem direcionamentos quanto à participação, podendo ou não ser certificada. Como experiência emergente, que foge do design usual do ensino superior, põe seu enfoque na aprendizagem livre dos conhecimentos pelos seus participantes. Surpreende por ser modelo de ensinar e aprender inovador, que permite aprender em qualquer lugar e a qualquer hora, sem a presença de um moderador formal. Cabe a todos os participantes serem moderadores e retro-alimetadores das discussões. Através do relato de experiência que configura a substância deste artigo, buscou-se demonstrar a evolução da plataforma de cursos abertos da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), desde sua criação, implementada pela equipe de Design Educacional do UEMAnet até o princípio deste ano, 2017. Neste artigo, descrevemos ainda os elementos comuns a cada curso, os objetos de aprendizagem que compõem a plataforma. Levou-se em consideração a popularidade dos cursos e de suas temáticas para comparar os cursos que atraem maior público, sem entrar na esfera pedagógica de cada curso. Utilizou-se a representação gráfica (gráficos de linha) para comparar os dados relativos a cada curso. Com esses elementos, realiza-se a avaliação do impacto dos MOOCs, através do registro da inscrição dos participantes nos cursos mais populares.Palavras-chave: MOOC. Plataforma de Cursos Abertos. Avaliação de Impactos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/227
url https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/227
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/227/250
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 TICs & EaD em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 TICs & EaD em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
dc.source.none.fl_str_mv TICs & EaD em Foco; Vol. 3 No. 2 (2017): TICs & EaD em Foco
TICs & EaD em Foco; Vol. 3 Núm. 2 (2017): TICs & EaD em Foco
TICs & EaD em Foco; v. 3 n. 2 (2017): TICs & EaD em Foco
2447-5726
reponame:TICs & EaD em Foco
instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron:UEMAnet
instname_str Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron_str UEMAnet
institution UEMAnet
reponame_str TICs & EaD em Foco
collection TICs & EaD em Foco
repository.name.fl_str_mv TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
repository.mail.fl_str_mv tics.eadfoco@uemanet.uema.br
_version_ 1797047055804268544