Tecnologias de Informação e Comunicação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | TICs & EaD em Foco |
Texto Completo: | https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/1 |
Resumo: | Neste artigo, refletiu-se sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs nos contextos formativos de professores da educação a distância e presencial, visualizando as inelutáveis mudanças a serem incorporadas nas práticas pedagógicas. Para tanto, partiu-se de uma experiência como coordenadora pedagógica de um polo de apoio presencial de Educação a Distância - EaD por 11 anos. Delimitou-se como questão norteadora: qual a importância da intermediação pedagógica das TICs na formação de professores nas modalidades de ensino presencial e a distância? Destacou-se como objetivo geral: analisar a importância da utilização pedagógica das TICs na formação e no desenvolvimento profissional de professores. Nesta pesquisa qualitativa, utilizou-se como instrumento uma entrevista com 06 professores formadores e um questionário para 30 estudantes. Fundamentou-se em teóricos, como: Belloni (2003); Lévy (2003); Totterdell (2006); Nascimento (2008); Kenski (2003); García (2011); entre outros. Os resultados da pesquisa apontam para os avanços tecnológicos, digitais e a necessidade da utilização pedagógica das TICs, sendo visíveis as mudanças do perfil dos estudantes que atuam com mais autonomia. Assim, a formação, associada às TICs, favorece a aprendizagem dos envolvidos no processo, permitindo interação, em que a socialização e a construção do conhecimento é realizada de forma interventiva, sendo imprescindível o professor adquirir novos saberes. Observou-se o crescimento da oferta de cursos em EaD nas agências formadoras e maior acesso às TICs, o que exige novas práticas dos professores e estudantes, que devem assumir funções inovadoras nos ambientes de aprendizagens, pois a educação na atualidade não se restringe a um espaço físico determinado. Sugeriu-se que sejam superados os desafios da democratização das TICs naformação de professores, que estão relacionados às pessoas, tecnologias, intermediações e a percepção da importância das TICs. |
id |
UEMA-1_77957c69b0d59cee89ad599f0347ba38 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/1 |
network_acronym_str |
UEMA-1 |
network_name_str |
TICs & EaD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecnologias de Informação e ComunicaçãoNeste artigo, refletiu-se sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs nos contextos formativos de professores da educação a distância e presencial, visualizando as inelutáveis mudanças a serem incorporadas nas práticas pedagógicas. Para tanto, partiu-se de uma experiência como coordenadora pedagógica de um polo de apoio presencial de Educação a Distância - EaD por 11 anos. Delimitou-se como questão norteadora: qual a importância da intermediação pedagógica das TICs na formação de professores nas modalidades de ensino presencial e a distância? Destacou-se como objetivo geral: analisar a importância da utilização pedagógica das TICs na formação e no desenvolvimento profissional de professores. Nesta pesquisa qualitativa, utilizou-se como instrumento uma entrevista com 06 professores formadores e um questionário para 30 estudantes. Fundamentou-se em teóricos, como: Belloni (2003); Lévy (2003); Totterdell (2006); Nascimento (2008); Kenski (2003); García (2011); entre outros. Os resultados da pesquisa apontam para os avanços tecnológicos, digitais e a necessidade da utilização pedagógica das TICs, sendo visíveis as mudanças do perfil dos estudantes que atuam com mais autonomia. Assim, a formação, associada às TICs, favorece a aprendizagem dos envolvidos no processo, permitindo interação, em que a socialização e a construção do conhecimento é realizada de forma interventiva, sendo imprescindível o professor adquirir novos saberes. Observou-se o crescimento da oferta de cursos em EaD nas agências formadoras e maior acesso às TICs, o que exige novas práticas dos professores e estudantes, que devem assumir funções inovadoras nos ambientes de aprendizagens, pois a educação na atualidade não se restringe a um espaço físico determinado. Sugeriu-se que sejam superados os desafios da democratização das TICs naformação de professores, que estão relacionados às pessoas, tecnologias, intermediações e a percepção da importância das TICs.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2015-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/1TICs & EaD em Foco; Vol. 1 No. 1 (2015): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; Vol. 1 Núm. 1 (2015): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; v. 1 n. 1 (2015): TICs & EaD em Foco2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/1/pdfCopyright (c) 2015 TICs e EaD em Foco - Revista do Núcleo de Tecnologias para a Educação da UEMA - UEMANETinfo:eu-repo/semantics/openAccessdo Nascimento, Franc-Lane Sousa Carvalho2023-01-02T14:26:33Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/1Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:45.997708TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação |
title |
Tecnologias de Informação e Comunicação |
spellingShingle |
Tecnologias de Informação e Comunicação do Nascimento, Franc-Lane Sousa Carvalho |
title_short |
Tecnologias de Informação e Comunicação |
title_full |
Tecnologias de Informação e Comunicação |
title_fullStr |
Tecnologias de Informação e Comunicação |
title_full_unstemmed |
Tecnologias de Informação e Comunicação |
title_sort |
Tecnologias de Informação e Comunicação |
author |
do Nascimento, Franc-Lane Sousa Carvalho |
author_facet |
do Nascimento, Franc-Lane Sousa Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
do Nascimento, Franc-Lane Sousa Carvalho |
description |
Neste artigo, refletiu-se sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs nos contextos formativos de professores da educação a distância e presencial, visualizando as inelutáveis mudanças a serem incorporadas nas práticas pedagógicas. Para tanto, partiu-se de uma experiência como coordenadora pedagógica de um polo de apoio presencial de Educação a Distância - EaD por 11 anos. Delimitou-se como questão norteadora: qual a importância da intermediação pedagógica das TICs na formação de professores nas modalidades de ensino presencial e a distância? Destacou-se como objetivo geral: analisar a importância da utilização pedagógica das TICs na formação e no desenvolvimento profissional de professores. Nesta pesquisa qualitativa, utilizou-se como instrumento uma entrevista com 06 professores formadores e um questionário para 30 estudantes. Fundamentou-se em teóricos, como: Belloni (2003); Lévy (2003); Totterdell (2006); Nascimento (2008); Kenski (2003); García (2011); entre outros. Os resultados da pesquisa apontam para os avanços tecnológicos, digitais e a necessidade da utilização pedagógica das TICs, sendo visíveis as mudanças do perfil dos estudantes que atuam com mais autonomia. Assim, a formação, associada às TICs, favorece a aprendizagem dos envolvidos no processo, permitindo interação, em que a socialização e a construção do conhecimento é realizada de forma interventiva, sendo imprescindível o professor adquirir novos saberes. Observou-se o crescimento da oferta de cursos em EaD nas agências formadoras e maior acesso às TICs, o que exige novas práticas dos professores e estudantes, que devem assumir funções inovadoras nos ambientes de aprendizagens, pois a educação na atualidade não se restringe a um espaço físico determinado. Sugeriu-se que sejam superados os desafios da democratização das TICs naformação de professores, que estão relacionados às pessoas, tecnologias, intermediações e a percepção da importância das TICs. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/1 |
url |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/1 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/1/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco; Vol. 1 No. 1 (2015): TICs & EaD em Foco TICs & EaD em Foco; Vol. 1 Núm. 1 (2015): TICs & EaD em Foco TICs & EaD em Foco; v. 1 n. 1 (2015): TICs & EaD em Foco 2447-5726 reponame:TICs & EaD em Foco instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) instacron:UEMAnet |
instname_str |
Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
instacron_str |
UEMAnet |
institution |
UEMAnet |
reponame_str |
TICs & EaD em Foco |
collection |
TICs & EaD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
repository.mail.fl_str_mv |
tics.eadfoco@uemanet.uema.br |
_version_ |
1797047055654322176 |