RELATO DE EXPERIÊNCIA: apoio de gramática da língua portuguesa para alunos de EaD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Fabiana de Barros Monteiro
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Maciel, Alexandre Magno Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: TICs & EaD em Foco
Texto Completo: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/228
Resumo: A partir de entrevistas com professores de Português e com experiência em EaD, foi desenvolvida uma arquitetura que utiliza mineração de dados com fins de apoiar alunos de EaD com dificuldades na gramática portuguesa. As entrevistas realizadas com os professores serviram ao projeto em três pontos fundamentais: 1 - verificar a relevância da pesquisa em ambiente educacional de nível superior; 2 - delimitar as dificuldades gramaticais a serem trabalhadas com os alunos dentro de uma gama indefinida de erros possíveis; e 3 - observar se os erros listados como frequentes pelos professores também seriam encontrados pelas ferramentas utilizadas na arquitetura montada. Foram acompanhados 232 alunos de Pedagogia. O experimento identificou as inadequações gramaticais mais frequentes em textos postados. Observou-se que dentre os 20 tipos de erros testados, os de concordância nominal e de concordância verbal foram os mais frequentes, coincidindo com as expectativas dos professores apresentadas nas entrevistas. A partir do conhecimento extraído do experimento, grupos de alunos com perfis de erros semelhantes foram formados e recomendações de estudo e exercícios foram enviados de acordo com os tipos de erros mais comuns identificados. As interações com os alunos ao longo do projeto mostraram que aqueles que participaram ativamente declararam total receptividade ao recebimento desse tipo de apoio pedagógico com o objetivo de desenvolver suas habilidades de escrita.Palavras-chave: Mineração de dados educacionais. Fóruns de discussão. Erros gramaticais em português.
id UEMA-1_a000d42e4e96eb914a14b74c84cd56ef
oai_identifier_str oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/228
network_acronym_str UEMA-1
network_name_str TICs & EaD em Foco
repository_id_str
spelling RELATO DE EXPERIÊNCIA: apoio de gramática da língua portuguesa para alunos de EaDA partir de entrevistas com professores de Português e com experiência em EaD, foi desenvolvida uma arquitetura que utiliza mineração de dados com fins de apoiar alunos de EaD com dificuldades na gramática portuguesa. As entrevistas realizadas com os professores serviram ao projeto em três pontos fundamentais: 1 - verificar a relevância da pesquisa em ambiente educacional de nível superior; 2 - delimitar as dificuldades gramaticais a serem trabalhadas com os alunos dentro de uma gama indefinida de erros possíveis; e 3 - observar se os erros listados como frequentes pelos professores também seriam encontrados pelas ferramentas utilizadas na arquitetura montada. Foram acompanhados 232 alunos de Pedagogia. O experimento identificou as inadequações gramaticais mais frequentes em textos postados. Observou-se que dentre os 20 tipos de erros testados, os de concordância nominal e de concordância verbal foram os mais frequentes, coincidindo com as expectativas dos professores apresentadas nas entrevistas. A partir do conhecimento extraído do experimento, grupos de alunos com perfis de erros semelhantes foram formados e recomendações de estudo e exercícios foram enviados de acordo com os tipos de erros mais comuns identificados. As interações com os alunos ao longo do projeto mostraram que aqueles que participaram ativamente declararam total receptividade ao recebimento desse tipo de apoio pedagógico com o objetivo de desenvolver suas habilidades de escrita.Palavras-chave: Mineração de dados educacionais. Fóruns de discussão. Erros gramaticais em português.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2017-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/228TICs & EaD em Foco; Vol. 3 No. 2 (2017): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; Vol. 3 Núm. 2 (2017): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; v. 3 n. 2 (2017): TICs & EaD em Foco2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/228/251Copyright (c) 2017 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Fabiana de Barros MonteiroMaciel, Alexandre Magno Andrade2022-06-30T16:29:04Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/228Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:49.320132TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false
dc.title.none.fl_str_mv RELATO DE EXPERIÊNCIA: apoio de gramática da língua portuguesa para alunos de EaD
title RELATO DE EXPERIÊNCIA: apoio de gramática da língua portuguesa para alunos de EaD
spellingShingle RELATO DE EXPERIÊNCIA: apoio de gramática da língua portuguesa para alunos de EaD
Soares, Fabiana de Barros Monteiro
title_short RELATO DE EXPERIÊNCIA: apoio de gramática da língua portuguesa para alunos de EaD
title_full RELATO DE EXPERIÊNCIA: apoio de gramática da língua portuguesa para alunos de EaD
title_fullStr RELATO DE EXPERIÊNCIA: apoio de gramática da língua portuguesa para alunos de EaD
title_full_unstemmed RELATO DE EXPERIÊNCIA: apoio de gramática da língua portuguesa para alunos de EaD
title_sort RELATO DE EXPERIÊNCIA: apoio de gramática da língua portuguesa para alunos de EaD
author Soares, Fabiana de Barros Monteiro
author_facet Soares, Fabiana de Barros Monteiro
Maciel, Alexandre Magno Andrade
author_role author
author2 Maciel, Alexandre Magno Andrade
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Fabiana de Barros Monteiro
Maciel, Alexandre Magno Andrade
description A partir de entrevistas com professores de Português e com experiência em EaD, foi desenvolvida uma arquitetura que utiliza mineração de dados com fins de apoiar alunos de EaD com dificuldades na gramática portuguesa. As entrevistas realizadas com os professores serviram ao projeto em três pontos fundamentais: 1 - verificar a relevância da pesquisa em ambiente educacional de nível superior; 2 - delimitar as dificuldades gramaticais a serem trabalhadas com os alunos dentro de uma gama indefinida de erros possíveis; e 3 - observar se os erros listados como frequentes pelos professores também seriam encontrados pelas ferramentas utilizadas na arquitetura montada. Foram acompanhados 232 alunos de Pedagogia. O experimento identificou as inadequações gramaticais mais frequentes em textos postados. Observou-se que dentre os 20 tipos de erros testados, os de concordância nominal e de concordância verbal foram os mais frequentes, coincidindo com as expectativas dos professores apresentadas nas entrevistas. A partir do conhecimento extraído do experimento, grupos de alunos com perfis de erros semelhantes foram formados e recomendações de estudo e exercícios foram enviados de acordo com os tipos de erros mais comuns identificados. As interações com os alunos ao longo do projeto mostraram que aqueles que participaram ativamente declararam total receptividade ao recebimento desse tipo de apoio pedagógico com o objetivo de desenvolver suas habilidades de escrita.Palavras-chave: Mineração de dados educacionais. Fóruns de discussão. Erros gramaticais em português.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/228
url https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/228
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/228/251
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 TICs & EaD em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 TICs & EaD em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
dc.source.none.fl_str_mv TICs & EaD em Foco; Vol. 3 No. 2 (2017): TICs & EaD em Foco
TICs & EaD em Foco; Vol. 3 Núm. 2 (2017): TICs & EaD em Foco
TICs & EaD em Foco; v. 3 n. 2 (2017): TICs & EaD em Foco
2447-5726
reponame:TICs & EaD em Foco
instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron:UEMAnet
instname_str Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron_str UEMAnet
institution UEMAnet
reponame_str TICs & EaD em Foco
collection TICs & EaD em Foco
repository.name.fl_str_mv TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
repository.mail.fl_str_mv tics.eadfoco@uemanet.uema.br
_version_ 1797047055806365696