RELATO DE EXPERIÊNCIA: apoio de gramática da língua portuguesa para alunos de EaD
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | TICs & EaD em Foco |
Texto Completo: | https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/228 |
Resumo: | A partir de entrevistas com professores de Português e com experiência em EaD, foi desenvolvida uma arquitetura que utiliza mineração de dados com fins de apoiar alunos de EaD com dificuldades na gramática portuguesa. As entrevistas realizadas com os professores serviram ao projeto em três pontos fundamentais: 1 - verificar a relevância da pesquisa em ambiente educacional de nível superior; 2 - delimitar as dificuldades gramaticais a serem trabalhadas com os alunos dentro de uma gama indefinida de erros possíveis; e 3 - observar se os erros listados como frequentes pelos professores também seriam encontrados pelas ferramentas utilizadas na arquitetura montada. Foram acompanhados 232 alunos de Pedagogia. O experimento identificou as inadequações gramaticais mais frequentes em textos postados. Observou-se que dentre os 20 tipos de erros testados, os de concordância nominal e de concordância verbal foram os mais frequentes, coincidindo com as expectativas dos professores apresentadas nas entrevistas. A partir do conhecimento extraído do experimento, grupos de alunos com perfis de erros semelhantes foram formados e recomendações de estudo e exercícios foram enviados de acordo com os tipos de erros mais comuns identificados. As interações com os alunos ao longo do projeto mostraram que aqueles que participaram ativamente declararam total receptividade ao recebimento desse tipo de apoio pedagógico com o objetivo de desenvolver suas habilidades de escrita.Palavras-chave: Mineração de dados educacionais. Fóruns de discussão. Erros gramaticais em português. |
id |
UEMA-1_a000d42e4e96eb914a14b74c84cd56ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/228 |
network_acronym_str |
UEMA-1 |
network_name_str |
TICs & EaD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: apoio de gramática da língua portuguesa para alunos de EaDA partir de entrevistas com professores de Português e com experiência em EaD, foi desenvolvida uma arquitetura que utiliza mineração de dados com fins de apoiar alunos de EaD com dificuldades na gramática portuguesa. As entrevistas realizadas com os professores serviram ao projeto em três pontos fundamentais: 1 - verificar a relevância da pesquisa em ambiente educacional de nível superior; 2 - delimitar as dificuldades gramaticais a serem trabalhadas com os alunos dentro de uma gama indefinida de erros possíveis; e 3 - observar se os erros listados como frequentes pelos professores também seriam encontrados pelas ferramentas utilizadas na arquitetura montada. Foram acompanhados 232 alunos de Pedagogia. O experimento identificou as inadequações gramaticais mais frequentes em textos postados. Observou-se que dentre os 20 tipos de erros testados, os de concordância nominal e de concordância verbal foram os mais frequentes, coincidindo com as expectativas dos professores apresentadas nas entrevistas. A partir do conhecimento extraído do experimento, grupos de alunos com perfis de erros semelhantes foram formados e recomendações de estudo e exercícios foram enviados de acordo com os tipos de erros mais comuns identificados. As interações com os alunos ao longo do projeto mostraram que aqueles que participaram ativamente declararam total receptividade ao recebimento desse tipo de apoio pedagógico com o objetivo de desenvolver suas habilidades de escrita.Palavras-chave: Mineração de dados educacionais. Fóruns de discussão. Erros gramaticais em português.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2017-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/228TICs & EaD em Foco; Vol. 3 No. 2 (2017): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; Vol. 3 Núm. 2 (2017): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; v. 3 n. 2 (2017): TICs & EaD em Foco2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/228/251Copyright (c) 2017 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Fabiana de Barros MonteiroMaciel, Alexandre Magno Andrade2022-06-30T16:29:04Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/228Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:49.320132TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: apoio de gramática da língua portuguesa para alunos de EaD |
title |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: apoio de gramática da língua portuguesa para alunos de EaD |
spellingShingle |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: apoio de gramática da língua portuguesa para alunos de EaD Soares, Fabiana de Barros Monteiro |
title_short |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: apoio de gramática da língua portuguesa para alunos de EaD |
title_full |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: apoio de gramática da língua portuguesa para alunos de EaD |
title_fullStr |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: apoio de gramática da língua portuguesa para alunos de EaD |
title_full_unstemmed |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: apoio de gramática da língua portuguesa para alunos de EaD |
title_sort |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: apoio de gramática da língua portuguesa para alunos de EaD |
author |
Soares, Fabiana de Barros Monteiro |
author_facet |
Soares, Fabiana de Barros Monteiro Maciel, Alexandre Magno Andrade |
author_role |
author |
author2 |
Maciel, Alexandre Magno Andrade |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Fabiana de Barros Monteiro Maciel, Alexandre Magno Andrade |
description |
A partir de entrevistas com professores de Português e com experiência em EaD, foi desenvolvida uma arquitetura que utiliza mineração de dados com fins de apoiar alunos de EaD com dificuldades na gramática portuguesa. As entrevistas realizadas com os professores serviram ao projeto em três pontos fundamentais: 1 - verificar a relevância da pesquisa em ambiente educacional de nível superior; 2 - delimitar as dificuldades gramaticais a serem trabalhadas com os alunos dentro de uma gama indefinida de erros possíveis; e 3 - observar se os erros listados como frequentes pelos professores também seriam encontrados pelas ferramentas utilizadas na arquitetura montada. Foram acompanhados 232 alunos de Pedagogia. O experimento identificou as inadequações gramaticais mais frequentes em textos postados. Observou-se que dentre os 20 tipos de erros testados, os de concordância nominal e de concordância verbal foram os mais frequentes, coincidindo com as expectativas dos professores apresentadas nas entrevistas. A partir do conhecimento extraído do experimento, grupos de alunos com perfis de erros semelhantes foram formados e recomendações de estudo e exercícios foram enviados de acordo com os tipos de erros mais comuns identificados. As interações com os alunos ao longo do projeto mostraram que aqueles que participaram ativamente declararam total receptividade ao recebimento desse tipo de apoio pedagógico com o objetivo de desenvolver suas habilidades de escrita.Palavras-chave: Mineração de dados educacionais. Fóruns de discussão. Erros gramaticais em português. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/228 |
url |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/228 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/228/251 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 TICs & EaD em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 TICs & EaD em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco; Vol. 3 No. 2 (2017): TICs & EaD em Foco TICs & EaD em Foco; Vol. 3 Núm. 2 (2017): TICs & EaD em Foco TICs & EaD em Foco; v. 3 n. 2 (2017): TICs & EaD em Foco 2447-5726 reponame:TICs & EaD em Foco instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) instacron:UEMAnet |
instname_str |
Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
instacron_str |
UEMAnet |
institution |
UEMAnet |
reponame_str |
TICs & EaD em Foco |
collection |
TICs & EaD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
repository.mail.fl_str_mv |
tics.eadfoco@uemanet.uema.br |
_version_ |
1797047055806365696 |