AS PRODUÇÕES ACADÊMICAS NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NO BRASIL (2004-2011): uma análise das estratégias de ensino e dos recursos didáticos utilizados para a prática da pesquisa na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Christiane Caetano Martins
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: TICs & EaD em Foco
Texto Completo: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/88
Resumo: O presente artigo apresenta dados de uma dissertação de Mestrado, de cunho bibliográfico, caracterizada como “Estado do Conhecimento”, cujo objetivo geral é mapear produções acadêmicas nos programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil que abordam a prática da pesquisa como instrumento pedagógico nos anos finais do Ensino Fundamental e em Nível Médio, entre os anos de 2004 a 2011. Os objetivos específicos são identificar, conhecer e analisar nessas produções, as concepções e a abordagem adotada pelos professores sobre tal prática. O corpus para análise foi composto por 31 trabalhos, sendo 30 em nível de mestrado e um de doutorado. Com base na técnica de análise de conteúdo, elegemos três categorias analíticas, com o propósito de uma melhor compreensão do fenômeno investigado. Pelos limites dessa exposição, apresentaremos apenas uma, intitulada “A prática da pesquisa no espaço escolar” em que pudemos identificar e analisar as estratégias de ensino e os recursos didáticos, utilizados pelos professores para a realização desta prática para a aprendizagem do aluno nas etapas da educação básica escolhida para a investigação. Concluiu-se que os docentes recorreram às estratégias que propiciaram ao aluno sua participação ativa no processo investigativo, ao invés de estratégias tradicionais como, por exemplo, a aula expositiva, por considerarem que não permite ao educando aprender a aprender. O recurso didático mais utilizado para os discentes buscarem informações foi à Internet, a qual foi apontada, inclusive, como uma alternativa de combater o ensino tradicional. Para os pesquisadores, por meio da rede mundial, os educandos podem ter acesso a diferentes saberes, evitando, assim, a mera transmissão de conhecimento em sala de aula.Palavras-chave: Estado do conhecimento. Prática da pesquisa. Educação básica.
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