MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: uma análise do Curso Técnico em Alimentos da Universidade Estadual do Maranhão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | TICs & EaD em Foco |
Texto Completo: | https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/215 |
Resumo: | A mediação pedagógica é fundamental no ensino, seja na modalidade a distância ou presencial. O professor é muitas vezes questionado e cobrado quanto ao processo de ensino e aprendizagem. Entende-se que o professor precisa criar situações de aprendizagens para alcançar o aluno, promover interações entre estes, realizar o monitoramento da aprendizagem, estando apto a detectar e intervir quando necessário. A mediação refere-se ao ato de comunicar-se. Promover a interação em um curso a distância pode se tornar uma tarefa difícil, pois muitos docentes não tiveram ou não têm experiência nesse tipo de modalidade. O presente artigo tem como objetivo um estudo investigativo na perspectiva de identificar como ocorre a mediação pedagógica no Curso Técnico em Alimentos, na modalidade a distância, na forma subsequente, ofertado pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA e mediado pelo Núcleo de Tecnologias para Educação – UEMAnet. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica para fundamentação teórica, aliada à aplicação de um questionário com os alunos do referido curso. Observou-se que a mediação pedagógica está acontecendo de forma satisfatória entre alunos e tutores, o que se reflete na motivação para finalização do Curso Técnico em Alimentos. O referido curso dispõe de uma metodologia bem construída adotando inúmeras ferramentas e recursos para aprimoramento do processo ensino-aprendizagem.Palavras-chave: Mediação pedagógica. Educação a Distância. Ensino- aprendizagem. |
id |
UEMA-1_c15baa0ec07434b2e22443198c192221 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/215 |
network_acronym_str |
UEMA-1 |
network_name_str |
TICs & EaD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: uma análise do Curso Técnico em Alimentos da Universidade Estadual do MaranhãoA mediação pedagógica é fundamental no ensino, seja na modalidade a distância ou presencial. O professor é muitas vezes questionado e cobrado quanto ao processo de ensino e aprendizagem. Entende-se que o professor precisa criar situações de aprendizagens para alcançar o aluno, promover interações entre estes, realizar o monitoramento da aprendizagem, estando apto a detectar e intervir quando necessário. A mediação refere-se ao ato de comunicar-se. Promover a interação em um curso a distância pode se tornar uma tarefa difícil, pois muitos docentes não tiveram ou não têm experiência nesse tipo de modalidade. O presente artigo tem como objetivo um estudo investigativo na perspectiva de identificar como ocorre a mediação pedagógica no Curso Técnico em Alimentos, na modalidade a distância, na forma subsequente, ofertado pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA e mediado pelo Núcleo de Tecnologias para Educação – UEMAnet. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica para fundamentação teórica, aliada à aplicação de um questionário com os alunos do referido curso. Observou-se que a mediação pedagógica está acontecendo de forma satisfatória entre alunos e tutores, o que se reflete na motivação para finalização do Curso Técnico em Alimentos. O referido curso dispõe de uma metodologia bem construída adotando inúmeras ferramentas e recursos para aprimoramento do processo ensino-aprendizagem.Palavras-chave: Mediação pedagógica. Educação a Distância. Ensino- aprendizagem.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2017-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/215TICs & EaD em Foco; Vol. 3 No. 2 (2017): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; Vol. 3 Núm. 2 (2017): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; v. 3 n. 2 (2017): TICs & EaD em Foco2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/215/239Copyright (c) 2017 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Ilderlane da SilvaMartins, Marlene LobatoBeckman, Vanessa Geórgia Gonçalves BastosTesseroli, Rita de Cassia2022-06-30T16:29:04Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/215Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:48.803899TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: uma análise do Curso Técnico em Alimentos da Universidade Estadual do Maranhão |
title |
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: uma análise do Curso Técnico em Alimentos da Universidade Estadual do Maranhão |
spellingShingle |
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: uma análise do Curso Técnico em Alimentos da Universidade Estadual do Maranhão Lopes, Ilderlane da Silva |
title_short |
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: uma análise do Curso Técnico em Alimentos da Universidade Estadual do Maranhão |
title_full |
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: uma análise do Curso Técnico em Alimentos da Universidade Estadual do Maranhão |
title_fullStr |
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: uma análise do Curso Técnico em Alimentos da Universidade Estadual do Maranhão |
title_full_unstemmed |
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: uma análise do Curso Técnico em Alimentos da Universidade Estadual do Maranhão |
title_sort |
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: uma análise do Curso Técnico em Alimentos da Universidade Estadual do Maranhão |
author |
Lopes, Ilderlane da Silva |
author_facet |
Lopes, Ilderlane da Silva Martins, Marlene Lobato Beckman, Vanessa Geórgia Gonçalves Bastos Tesseroli, Rita de Cassia |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Marlene Lobato Beckman, Vanessa Geórgia Gonçalves Bastos Tesseroli, Rita de Cassia |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Ilderlane da Silva Martins, Marlene Lobato Beckman, Vanessa Geórgia Gonçalves Bastos Tesseroli, Rita de Cassia |
description |
A mediação pedagógica é fundamental no ensino, seja na modalidade a distância ou presencial. O professor é muitas vezes questionado e cobrado quanto ao processo de ensino e aprendizagem. Entende-se que o professor precisa criar situações de aprendizagens para alcançar o aluno, promover interações entre estes, realizar o monitoramento da aprendizagem, estando apto a detectar e intervir quando necessário. A mediação refere-se ao ato de comunicar-se. Promover a interação em um curso a distância pode se tornar uma tarefa difícil, pois muitos docentes não tiveram ou não têm experiência nesse tipo de modalidade. O presente artigo tem como objetivo um estudo investigativo na perspectiva de identificar como ocorre a mediação pedagógica no Curso Técnico em Alimentos, na modalidade a distância, na forma subsequente, ofertado pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA e mediado pelo Núcleo de Tecnologias para Educação – UEMAnet. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica para fundamentação teórica, aliada à aplicação de um questionário com os alunos do referido curso. Observou-se que a mediação pedagógica está acontecendo de forma satisfatória entre alunos e tutores, o que se reflete na motivação para finalização do Curso Técnico em Alimentos. O referido curso dispõe de uma metodologia bem construída adotando inúmeras ferramentas e recursos para aprimoramento do processo ensino-aprendizagem.Palavras-chave: Mediação pedagógica. Educação a Distância. Ensino- aprendizagem. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/215 |
url |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/215 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/215/239 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 TICs & EaD em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 TICs & EaD em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco; Vol. 3 No. 2 (2017): TICs & EaD em Foco TICs & EaD em Foco; Vol. 3 Núm. 2 (2017): TICs & EaD em Foco TICs & EaD em Foco; v. 3 n. 2 (2017): TICs & EaD em Foco 2447-5726 reponame:TICs & EaD em Foco instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) instacron:UEMAnet |
instname_str |
Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
instacron_str |
UEMAnet |
institution |
UEMAnet |
reponame_str |
TICs & EaD em Foco |
collection |
TICs & EaD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
repository.mail.fl_str_mv |
tics.eadfoco@uemanet.uema.br |
_version_ |
1797047055785394176 |