MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: uma análise do Curso Técnico em Alimentos da Universidade Estadual do Maranhão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Ilderlane da Silva
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Martins, Marlene Lobato, Beckman, Vanessa Geórgia Gonçalves Bastos, Tesseroli, Rita de Cassia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: TICs & EaD em Foco
Texto Completo: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/215
Resumo: A mediação pedagógica é fundamental no ensino, seja na modalidade a distância ou presencial. O professor é muitas vezes questionado e cobrado quanto ao processo de ensino e aprendizagem. Entende-se que o professor precisa criar situações de aprendizagens para alcançar o aluno, promover interações entre estes, realizar o monitoramento da aprendizagem, estando apto a detectar e intervir quando necessário. A mediação refere-se ao ato de comunicar-se. Promover a interação em um curso a distância pode se tornar uma tarefa difícil, pois muitos docentes não tiveram ou não têm experiência nesse tipo de modalidade. O presente artigo tem como objetivo um estudo investigativo na perspectiva de identificar como ocorre a mediação pedagógica no Curso Técnico em Alimentos, na modalidade a distância, na forma subsequente, ofertado pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA e mediado pelo Núcleo de Tecnologias para Educação – UEMAnet. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica para fundamentação teórica, aliada à aplicação de um questionário com os alunos do referido curso. Observou-se que a mediação pedagógica está acontecendo de forma satisfatória entre alunos e tutores, o que se reflete na motivação para finalização do Curso Técnico em Alimentos. O referido curso dispõe de uma metodologia bem construída adotando inúmeras ferramentas e recursos para aprimoramento do processo ensino-aprendizagem.Palavras-chave: Mediação pedagógica. Educação a Distância. Ensino- aprendizagem.
id UEMA-1_c15baa0ec07434b2e22443198c192221
oai_identifier_str oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/215
network_acronym_str UEMA-1
network_name_str TICs & EaD em Foco
repository_id_str
spelling MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: uma análise do Curso Técnico em Alimentos da Universidade Estadual do MaranhãoA mediação pedagógica é fundamental no ensino, seja na modalidade a distância ou presencial. O professor é muitas vezes questionado e cobrado quanto ao processo de ensino e aprendizagem. Entende-se que o professor precisa criar situações de aprendizagens para alcançar o aluno, promover interações entre estes, realizar o monitoramento da aprendizagem, estando apto a detectar e intervir quando necessário. A mediação refere-se ao ato de comunicar-se. Promover a interação em um curso a distância pode se tornar uma tarefa difícil, pois muitos docentes não tiveram ou não têm experiência nesse tipo de modalidade. O presente artigo tem como objetivo um estudo investigativo na perspectiva de identificar como ocorre a mediação pedagógica no Curso Técnico em Alimentos, na modalidade a distância, na forma subsequente, ofertado pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA e mediado pelo Núcleo de Tecnologias para Educação – UEMAnet. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica para fundamentação teórica, aliada à aplicação de um questionário com os alunos do referido curso. Observou-se que a mediação pedagógica está acontecendo de forma satisfatória entre alunos e tutores, o que se reflete na motivação para finalização do Curso Técnico em Alimentos. O referido curso dispõe de uma metodologia bem construída adotando inúmeras ferramentas e recursos para aprimoramento do processo ensino-aprendizagem.Palavras-chave: Mediação pedagógica. Educação a Distância. Ensino- aprendizagem.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2017-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/215TICs & EaD em Foco; Vol. 3 No. 2 (2017): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; Vol. 3 Núm. 2 (2017): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; v. 3 n. 2 (2017): TICs & EaD em Foco2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/215/239Copyright (c) 2017 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Ilderlane da SilvaMartins, Marlene LobatoBeckman, Vanessa Geórgia Gonçalves BastosTesseroli, Rita de Cassia2022-06-30T16:29:04Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/215Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:48.803899TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false
dc.title.none.fl_str_mv MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: uma análise do Curso Técnico em Alimentos da Universidade Estadual do Maranhão
title MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: uma análise do Curso Técnico em Alimentos da Universidade Estadual do Maranhão
spellingShingle MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: uma análise do Curso Técnico em Alimentos da Universidade Estadual do Maranhão
Lopes, Ilderlane da Silva
title_short MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: uma análise do Curso Técnico em Alimentos da Universidade Estadual do Maranhão
title_full MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: uma análise do Curso Técnico em Alimentos da Universidade Estadual do Maranhão
title_fullStr MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: uma análise do Curso Técnico em Alimentos da Universidade Estadual do Maranhão
title_full_unstemmed MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: uma análise do Curso Técnico em Alimentos da Universidade Estadual do Maranhão
title_sort MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: uma análise do Curso Técnico em Alimentos da Universidade Estadual do Maranhão
author Lopes, Ilderlane da Silva
author_facet Lopes, Ilderlane da Silva
Martins, Marlene Lobato
Beckman, Vanessa Geórgia Gonçalves Bastos
Tesseroli, Rita de Cassia
author_role author
author2 Martins, Marlene Lobato
Beckman, Vanessa Geórgia Gonçalves Bastos
Tesseroli, Rita de Cassia
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Ilderlane da Silva
Martins, Marlene Lobato
Beckman, Vanessa Geórgia Gonçalves Bastos
Tesseroli, Rita de Cassia
description A mediação pedagógica é fundamental no ensino, seja na modalidade a distância ou presencial. O professor é muitas vezes questionado e cobrado quanto ao processo de ensino e aprendizagem. Entende-se que o professor precisa criar situações de aprendizagens para alcançar o aluno, promover interações entre estes, realizar o monitoramento da aprendizagem, estando apto a detectar e intervir quando necessário. A mediação refere-se ao ato de comunicar-se. Promover a interação em um curso a distância pode se tornar uma tarefa difícil, pois muitos docentes não tiveram ou não têm experiência nesse tipo de modalidade. O presente artigo tem como objetivo um estudo investigativo na perspectiva de identificar como ocorre a mediação pedagógica no Curso Técnico em Alimentos, na modalidade a distância, na forma subsequente, ofertado pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA e mediado pelo Núcleo de Tecnologias para Educação – UEMAnet. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica para fundamentação teórica, aliada à aplicação de um questionário com os alunos do referido curso. Observou-se que a mediação pedagógica está acontecendo de forma satisfatória entre alunos e tutores, o que se reflete na motivação para finalização do Curso Técnico em Alimentos. O referido curso dispõe de uma metodologia bem construída adotando inúmeras ferramentas e recursos para aprimoramento do processo ensino-aprendizagem.Palavras-chave: Mediação pedagógica. Educação a Distância. Ensino- aprendizagem.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/215
url https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/215
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/215/239
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 TICs & EaD em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 TICs & EaD em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
dc.source.none.fl_str_mv TICs & EaD em Foco; Vol. 3 No. 2 (2017): TICs & EaD em Foco
TICs & EaD em Foco; Vol. 3 Núm. 2 (2017): TICs & EaD em Foco
TICs & EaD em Foco; v. 3 n. 2 (2017): TICs & EaD em Foco
2447-5726
reponame:TICs & EaD em Foco
instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron:UEMAnet
instname_str Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron_str UEMAnet
institution UEMAnet
reponame_str TICs & EaD em Foco
collection TICs & EaD em Foco
repository.name.fl_str_mv TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
repository.mail.fl_str_mv tics.eadfoco@uemanet.uema.br
_version_ 1797047055785394176