O USO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kliemann, Geovana Luiza
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Bunecker, Aline, Brock, Lidiane, Pereira da Cruz, Romildo, Dullius, Maria Madalena, Neide, Italo Gabriel, Quartieri, Marli Teresinha, Gerstberger, André
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: TICs & EaD em Foco
Texto Completo: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/324
Resumo: O presente artigo é referente a uma atividade proposta pelo grupo de pesquisadores do projeto “Tendências no Ensino”, na formação continuada com professores do Ensino Fundamental que ocorrem mensalmente no município de Cruzeiro do Sul, RS. Nestes, são exploradas atividades de Química, Matemática e Física. Especificamente neste estudo, problematiza-se uma experiência em que foi abordado um software disponível no projeto PhET, para melhor compreensão do conceito de densidade. O objetivo desse estudo qualitativo foi permitir que os professores explorassem o recurso tecnológico e assim se sentissem mais seguros para futuramente inseri-lo no seu contexto escolar. A análise dos dados ocorreu a partir das gravações em áudio e vídeo, além dos registros escritos pelos professores a partir da atividade proposta. Os professores consideraram esta ferramenta uma boa possibilidade para se trabalhar em sala de aula e mostraram-se confiantes em manipular o software, bem como relataram ter conseguido aprofundar conhecimentos em relação aos conceitos de densidade. Perceberam que o aplicativo pode contribuir para a aprendizagem dos alunos e assim fazer com que criem gosto pelas ciências exatas. Portanto, a formação continuada é um incentivo ao professor, para que se sinta mais preparado e seguro para utilizar estes recursos, porque na realidade atual desses sujeitos, as tecnologias ainda se apresentam como um desafio a ser superado.Palavras-chave: PhET. Ensino de Ciências. Ensino Fundamental. Formação Continuada de Professores.
id UEMA-1_c5edffff33b9a781a6f124e65a7d7ed2
oai_identifier_str oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/324
network_acronym_str UEMA-1
network_name_str TICs & EaD em Foco
repository_id_str
spelling O USO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTALO presente artigo é referente a uma atividade proposta pelo grupo de pesquisadores do projeto “Tendências no Ensino”, na formação continuada com professores do Ensino Fundamental que ocorrem mensalmente no município de Cruzeiro do Sul, RS. Nestes, são exploradas atividades de Química, Matemática e Física. Especificamente neste estudo, problematiza-se uma experiência em que foi abordado um software disponível no projeto PhET, para melhor compreensão do conceito de densidade. O objetivo desse estudo qualitativo foi permitir que os professores explorassem o recurso tecnológico e assim se sentissem mais seguros para futuramente inseri-lo no seu contexto escolar. A análise dos dados ocorreu a partir das gravações em áudio e vídeo, além dos registros escritos pelos professores a partir da atividade proposta. Os professores consideraram esta ferramenta uma boa possibilidade para se trabalhar em sala de aula e mostraram-se confiantes em manipular o software, bem como relataram ter conseguido aprofundar conhecimentos em relação aos conceitos de densidade. Perceberam que o aplicativo pode contribuir para a aprendizagem dos alunos e assim fazer com que criem gosto pelas ciências exatas. Portanto, a formação continuada é um incentivo ao professor, para que se sinta mais preparado e seguro para utilizar estes recursos, porque na realidade atual desses sujeitos, as tecnologias ainda se apresentam como um desafio a ser superado.Palavras-chave: PhET. Ensino de Ciências. Ensino Fundamental. Formação Continuada de Professores.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2018-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/324TICs & EaD em Foco; Vol. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especialTICs & EaD em Foco; Vol. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especialTICs & EaD em Foco; v. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especial2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/324/282Copyright (c) 2018 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessKliemann, Geovana LuizaBunecker, AlineBrock, LidianePereira da Cruz, RomildoDullius, Maria MadalenaNeide, Italo GabrielQuartieri, Marli TeresinhaGerstberger, André2021-11-08T18:03:49Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/324Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:50.195347TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false
dc.title.none.fl_str_mv O USO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title O USO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle O USO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Kliemann, Geovana Luiza
title_short O USO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full O USO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr O USO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed O USO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort O USO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
author Kliemann, Geovana Luiza
author_facet Kliemann, Geovana Luiza
Bunecker, Aline
Brock, Lidiane
Pereira da Cruz, Romildo
Dullius, Maria Madalena
Neide, Italo Gabriel
Quartieri, Marli Teresinha
Gerstberger, André
author_role author
author2 Bunecker, Aline
Brock, Lidiane
Pereira da Cruz, Romildo
Dullius, Maria Madalena
Neide, Italo Gabriel
Quartieri, Marli Teresinha
Gerstberger, André
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kliemann, Geovana Luiza
Bunecker, Aline
Brock, Lidiane
Pereira da Cruz, Romildo
Dullius, Maria Madalena
Neide, Italo Gabriel
Quartieri, Marli Teresinha
Gerstberger, André
description O presente artigo é referente a uma atividade proposta pelo grupo de pesquisadores do projeto “Tendências no Ensino”, na formação continuada com professores do Ensino Fundamental que ocorrem mensalmente no município de Cruzeiro do Sul, RS. Nestes, são exploradas atividades de Química, Matemática e Física. Especificamente neste estudo, problematiza-se uma experiência em que foi abordado um software disponível no projeto PhET, para melhor compreensão do conceito de densidade. O objetivo desse estudo qualitativo foi permitir que os professores explorassem o recurso tecnológico e assim se sentissem mais seguros para futuramente inseri-lo no seu contexto escolar. A análise dos dados ocorreu a partir das gravações em áudio e vídeo, além dos registros escritos pelos professores a partir da atividade proposta. Os professores consideraram esta ferramenta uma boa possibilidade para se trabalhar em sala de aula e mostraram-se confiantes em manipular o software, bem como relataram ter conseguido aprofundar conhecimentos em relação aos conceitos de densidade. Perceberam que o aplicativo pode contribuir para a aprendizagem dos alunos e assim fazer com que criem gosto pelas ciências exatas. Portanto, a formação continuada é um incentivo ao professor, para que se sinta mais preparado e seguro para utilizar estes recursos, porque na realidade atual desses sujeitos, as tecnologias ainda se apresentam como um desafio a ser superado.Palavras-chave: PhET. Ensino de Ciências. Ensino Fundamental. Formação Continuada de Professores.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/324
url https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/324
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/324/282
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 TICs & EaD em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 TICs & EaD em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
dc.source.none.fl_str_mv TICs & EaD em Foco; Vol. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especial
TICs & EaD em Foco; Vol. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especial
TICs & EaD em Foco; v. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especial
2447-5726
reponame:TICs & EaD em Foco
instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron:UEMAnet
instname_str Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron_str UEMAnet
institution UEMAnet
reponame_str TICs & EaD em Foco
collection TICs & EaD em Foco
repository.name.fl_str_mv TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
repository.mail.fl_str_mv tics.eadfoco@uemanet.uema.br
_version_ 1797047056148201472