LETRAMENTO DIGITAL E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho Costa, Jaciara
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Fontenelle Carneiro, Monica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: TICs & EaD em Foco
Texto Completo: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/321
Resumo: Compreender em que consiste letramento e suas implicações ao sistema escolar torna-se cada dia mais urgente, visto que fazemos parte de uma sociedade dominada pelo código escrito. Diante dos avanços tecnológicos, de um mundo globalizado e uma sociedade líquida, as transformações nas formas de comunicações acontecem quase que instantaneamente, fazendo como que novas demandas comunicativas e de relações de poder de manifestem por meio da linguagem. Diante desse cenário, este artigo propõe uma reflexão acerca da relação entre os impactos do letramento digital frente ao processo ensino-aprendizagem assumido pelas instituições escolares. Como categorias teóricas tem-se letramento, letramento digital e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), ancorando-se em trabalhos de estudiosos como Kleiman e Assis (2016), Rojo (2013), Soares (2003), Street (1983, 2014 [1995]), Tfouni (2000 e 2006), Xavier (2005), entre outros, neste trabalho qualitativo de natureza exploratória cujo procedimento metodológico está baseado em aporte bibliográfico. Para alcance do objetivo postulado, faz-se uma recapitulação dos conceitos que envolvem letramento e letramento digital, não perdendo de vista relação de dependência deste último com as TICs e com o uso das semioses na linguagem multimodal. Como resultado, esta investigação prevê uma demonstração de como o letramento digital pode impactar no processo de aprendizagem, que é o principal objetivo da Escola.Palavras-chave: Letramento. Letramento digital. Tecnologias de informação e comunicação. Prática pedagógica. Ensino-aprendizagem.
id UEMA-1_f524432a99d7e29cfb53ed97ab4c497f
oai_identifier_str oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/321
network_acronym_str UEMA-1
network_name_str TICs & EaD em Foco
repository_id_str
spelling LETRAMENTO DIGITAL E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEMCompreender em que consiste letramento e suas implicações ao sistema escolar torna-se cada dia mais urgente, visto que fazemos parte de uma sociedade dominada pelo código escrito. Diante dos avanços tecnológicos, de um mundo globalizado e uma sociedade líquida, as transformações nas formas de comunicações acontecem quase que instantaneamente, fazendo como que novas demandas comunicativas e de relações de poder de manifestem por meio da linguagem. Diante desse cenário, este artigo propõe uma reflexão acerca da relação entre os impactos do letramento digital frente ao processo ensino-aprendizagem assumido pelas instituições escolares. Como categorias teóricas tem-se letramento, letramento digital e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), ancorando-se em trabalhos de estudiosos como Kleiman e Assis (2016), Rojo (2013), Soares (2003), Street (1983, 2014 [1995]), Tfouni (2000 e 2006), Xavier (2005), entre outros, neste trabalho qualitativo de natureza exploratória cujo procedimento metodológico está baseado em aporte bibliográfico. Para alcance do objetivo postulado, faz-se uma recapitulação dos conceitos que envolvem letramento e letramento digital, não perdendo de vista relação de dependência deste último com as TICs e com o uso das semioses na linguagem multimodal. Como resultado, esta investigação prevê uma demonstração de como o letramento digital pode impactar no processo de aprendizagem, que é o principal objetivo da Escola.Palavras-chave: Letramento. Letramento digital. Tecnologias de informação e comunicação. Prática pedagógica. Ensino-aprendizagem.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2018-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/321TICs & EaD em Foco; Vol. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especialTICs & EaD em Foco; Vol. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especialTICs & EaD em Foco; v. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especial2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/321/279https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/321/362Copyright (c) 2018 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho Costa, JaciaraFontenelle Carneiro, Monica2021-11-08T18:03:49Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/321Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:50.030905TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false
dc.title.none.fl_str_mv LETRAMENTO DIGITAL E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
title LETRAMENTO DIGITAL E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle LETRAMENTO DIGITAL E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Carvalho Costa, Jaciara
title_short LETRAMENTO DIGITAL E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
title_full LETRAMENTO DIGITAL E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
title_fullStr LETRAMENTO DIGITAL E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
title_full_unstemmed LETRAMENTO DIGITAL E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
title_sort LETRAMENTO DIGITAL E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
author Carvalho Costa, Jaciara
author_facet Carvalho Costa, Jaciara
Fontenelle Carneiro, Monica
author_role author
author2 Fontenelle Carneiro, Monica
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho Costa, Jaciara
Fontenelle Carneiro, Monica
description Compreender em que consiste letramento e suas implicações ao sistema escolar torna-se cada dia mais urgente, visto que fazemos parte de uma sociedade dominada pelo código escrito. Diante dos avanços tecnológicos, de um mundo globalizado e uma sociedade líquida, as transformações nas formas de comunicações acontecem quase que instantaneamente, fazendo como que novas demandas comunicativas e de relações de poder de manifestem por meio da linguagem. Diante desse cenário, este artigo propõe uma reflexão acerca da relação entre os impactos do letramento digital frente ao processo ensino-aprendizagem assumido pelas instituições escolares. Como categorias teóricas tem-se letramento, letramento digital e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), ancorando-se em trabalhos de estudiosos como Kleiman e Assis (2016), Rojo (2013), Soares (2003), Street (1983, 2014 [1995]), Tfouni (2000 e 2006), Xavier (2005), entre outros, neste trabalho qualitativo de natureza exploratória cujo procedimento metodológico está baseado em aporte bibliográfico. Para alcance do objetivo postulado, faz-se uma recapitulação dos conceitos que envolvem letramento e letramento digital, não perdendo de vista relação de dependência deste último com as TICs e com o uso das semioses na linguagem multimodal. Como resultado, esta investigação prevê uma demonstração de como o letramento digital pode impactar no processo de aprendizagem, que é o principal objetivo da Escola.Palavras-chave: Letramento. Letramento digital. Tecnologias de informação e comunicação. Prática pedagógica. Ensino-aprendizagem.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/321
url https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/321
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/321/279
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/321/362
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 TICs & EaD em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 TICs & EaD em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
dc.source.none.fl_str_mv TICs & EaD em Foco; Vol. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especial
TICs & EaD em Foco; Vol. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especial
TICs & EaD em Foco; v. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especial
2447-5726
reponame:TICs & EaD em Foco
instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron:UEMAnet
instname_str Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron_str UEMAnet
institution UEMAnet
reponame_str TICs & EaD em Foco
collection TICs & EaD em Foco
repository.name.fl_str_mv TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
repository.mail.fl_str_mv tics.eadfoco@uemanet.uema.br
_version_ 1797047056142958592