LETRAMENTO DIGITAL E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | TICs & EaD em Foco |
Texto Completo: | https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/321 |
Resumo: | Compreender em que consiste letramento e suas implicações ao sistema escolar torna-se cada dia mais urgente, visto que fazemos parte de uma sociedade dominada pelo código escrito. Diante dos avanços tecnológicos, de um mundo globalizado e uma sociedade líquida, as transformações nas formas de comunicações acontecem quase que instantaneamente, fazendo como que novas demandas comunicativas e de relações de poder de manifestem por meio da linguagem. Diante desse cenário, este artigo propõe uma reflexão acerca da relação entre os impactos do letramento digital frente ao processo ensino-aprendizagem assumido pelas instituições escolares. Como categorias teóricas tem-se letramento, letramento digital e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), ancorando-se em trabalhos de estudiosos como Kleiman e Assis (2016), Rojo (2013), Soares (2003), Street (1983, 2014 [1995]), Tfouni (2000 e 2006), Xavier (2005), entre outros, neste trabalho qualitativo de natureza exploratória cujo procedimento metodológico está baseado em aporte bibliográfico. Para alcance do objetivo postulado, faz-se uma recapitulação dos conceitos que envolvem letramento e letramento digital, não perdendo de vista relação de dependência deste último com as TICs e com o uso das semioses na linguagem multimodal. Como resultado, esta investigação prevê uma demonstração de como o letramento digital pode impactar no processo de aprendizagem, que é o principal objetivo da Escola.Palavras-chave: Letramento. Letramento digital. Tecnologias de informação e comunicação. Prática pedagógica. Ensino-aprendizagem. |
id |
UEMA-1_f524432a99d7e29cfb53ed97ab4c497f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/321 |
network_acronym_str |
UEMA-1 |
network_name_str |
TICs & EaD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
LETRAMENTO DIGITAL E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEMCompreender em que consiste letramento e suas implicações ao sistema escolar torna-se cada dia mais urgente, visto que fazemos parte de uma sociedade dominada pelo código escrito. Diante dos avanços tecnológicos, de um mundo globalizado e uma sociedade líquida, as transformações nas formas de comunicações acontecem quase que instantaneamente, fazendo como que novas demandas comunicativas e de relações de poder de manifestem por meio da linguagem. Diante desse cenário, este artigo propõe uma reflexão acerca da relação entre os impactos do letramento digital frente ao processo ensino-aprendizagem assumido pelas instituições escolares. Como categorias teóricas tem-se letramento, letramento digital e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), ancorando-se em trabalhos de estudiosos como Kleiman e Assis (2016), Rojo (2013), Soares (2003), Street (1983, 2014 [1995]), Tfouni (2000 e 2006), Xavier (2005), entre outros, neste trabalho qualitativo de natureza exploratória cujo procedimento metodológico está baseado em aporte bibliográfico. Para alcance do objetivo postulado, faz-se uma recapitulação dos conceitos que envolvem letramento e letramento digital, não perdendo de vista relação de dependência deste último com as TICs e com o uso das semioses na linguagem multimodal. Como resultado, esta investigação prevê uma demonstração de como o letramento digital pode impactar no processo de aprendizagem, que é o principal objetivo da Escola.Palavras-chave: Letramento. Letramento digital. Tecnologias de informação e comunicação. Prática pedagógica. Ensino-aprendizagem.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2018-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/321TICs & EaD em Foco; Vol. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especialTICs & EaD em Foco; Vol. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especialTICs & EaD em Foco; v. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especial2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/321/279https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/321/362Copyright (c) 2018 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho Costa, JaciaraFontenelle Carneiro, Monica2021-11-08T18:03:49Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/321Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:50.030905TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LETRAMENTO DIGITAL E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM |
title |
LETRAMENTO DIGITAL E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
LETRAMENTO DIGITAL E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM Carvalho Costa, Jaciara |
title_short |
LETRAMENTO DIGITAL E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_full |
LETRAMENTO DIGITAL E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_fullStr |
LETRAMENTO DIGITAL E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_full_unstemmed |
LETRAMENTO DIGITAL E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_sort |
LETRAMENTO DIGITAL E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM |
author |
Carvalho Costa, Jaciara |
author_facet |
Carvalho Costa, Jaciara Fontenelle Carneiro, Monica |
author_role |
author |
author2 |
Fontenelle Carneiro, Monica |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho Costa, Jaciara Fontenelle Carneiro, Monica |
description |
Compreender em que consiste letramento e suas implicações ao sistema escolar torna-se cada dia mais urgente, visto que fazemos parte de uma sociedade dominada pelo código escrito. Diante dos avanços tecnológicos, de um mundo globalizado e uma sociedade líquida, as transformações nas formas de comunicações acontecem quase que instantaneamente, fazendo como que novas demandas comunicativas e de relações de poder de manifestem por meio da linguagem. Diante desse cenário, este artigo propõe uma reflexão acerca da relação entre os impactos do letramento digital frente ao processo ensino-aprendizagem assumido pelas instituições escolares. Como categorias teóricas tem-se letramento, letramento digital e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), ancorando-se em trabalhos de estudiosos como Kleiman e Assis (2016), Rojo (2013), Soares (2003), Street (1983, 2014 [1995]), Tfouni (2000 e 2006), Xavier (2005), entre outros, neste trabalho qualitativo de natureza exploratória cujo procedimento metodológico está baseado em aporte bibliográfico. Para alcance do objetivo postulado, faz-se uma recapitulação dos conceitos que envolvem letramento e letramento digital, não perdendo de vista relação de dependência deste último com as TICs e com o uso das semioses na linguagem multimodal. Como resultado, esta investigação prevê uma demonstração de como o letramento digital pode impactar no processo de aprendizagem, que é o principal objetivo da Escola.Palavras-chave: Letramento. Letramento digital. Tecnologias de informação e comunicação. Prática pedagógica. Ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/321 |
url |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/321 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/321/279 https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/321/362 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 TICs & EaD em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 TICs & EaD em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco; Vol. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especial TICs & EaD em Foco; Vol. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especial TICs & EaD em Foco; v. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especial 2447-5726 reponame:TICs & EaD em Foco instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) instacron:UEMAnet |
instname_str |
Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
instacron_str |
UEMAnet |
institution |
UEMAnet |
reponame_str |
TICs & EaD em Foco |
collection |
TICs & EaD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
repository.mail.fl_str_mv |
tics.eadfoco@uemanet.uema.br |
_version_ |
1797047056142958592 |