UM LUGAR SEM LUGAR… NO ROCK PORTUGUÊS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GUERRA, PAULA
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Outros tempos
Texto Completo: https://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/757
Resumo: Neste artigo procuraremos analisar os motivos para a invisibilidade feminina no rock português como aspeto central da construção da feminilidade da contemporaneidade portuguesa. Noutro lugar[1] demonstramos a existência de uma profunda misoginia nas letras punks portuguesas. Parece que as mulheres apenas são recordadas pela lente dos estereótipos dominantes, ou como meras namoradas, acompanhantes e atores sociais submissos em espaço público. Para combater esse esquecimento propomos, primeiro, um estado da arte que cruze género e estudos juvenis, depois uma curta apresentação do estado da participação feminina no punk português, para depois nos centrarmos na questão central do artigo: a história de vida de Xana, vocalista dos Rádio Macau. Uma trajetória paradigmática não só de uma música portuguesa, mas de toda a construção da feminilidade no mundo das artes e da cultura na história recente de Portugal.Palavras-chave: Portugal. Rock. Dominação Masculina. Género. Xana. Rádio Macau.A PLACE WITH NO PLACE… IN PORTUGUESE ROCK Abstract: In this article we analyze the reasons for female invisibility in Portuguese rock as a central aspect in the construction of the femininity of the portuguese contemporaneity.  Elsewhere we showed the existence of a profound misogyny in Portuguese punk lyrics. It seems that the women are barely remembered through the dominant stereotypes lenses, such as mere lovers, companions and submissive social actresses in public space. To combat this invisibility, we propose, first, a state of the art about gender and youth studies, then a brief presentation of the state of female participation in Portuguese punk, and then the central issue of the article: the life history of Xana, vocalist of Radio Macau. A paradigmatic trajectory not only of Portuguese music, but of the entire construction of femininity in the world of arts and culture in recent Portuguese history.Keywords: Portugal. Rock. Male Domination. Gender. Xana. Radio Macau. UN LUGAR SIN LUGAR ... EN EL ROCK PORTUGUÉSResumen: En este artículo analizaremos las razones de la invisibilidad femenina en el punk portugués. En otras partes[2] demostramos la existencia de una profunda misoginia en las letras punk portuguesas. Parece que las mujeres solo son recordadas a través de la lente de los estereotipos dominantes, o como meras novias, chaperonas y actores sociales sumisos en el espacio público. Para combatir este olvido, proponemos, primero, un estado del arte que cruza los estudios de género y juventud, luego una breve presentación del estado de la participación femenina en el punk portugués, y luego nos centramos en el tema central del artículo: la historia de vida de Xana, la vocalista de Rádio Macau. Una trayectoria paradigmática no solo de la música portuguesa, sino de toda la construcción de la feminidad en el mundo de las artes y la cultura en la historia portuguesa reciente.Palabras clave: Portugal. Rock. Dominación Masculina. Gender. Xana. Rádio Macau. [1] GUERRA, Paula. A instável leveza do rock: génese, dinâmica e consolidação do rock alternativo em Portugal. 2010. Dissertação (Doutorado em Sociologia) - Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Porto, 2010. GUERRA, Paula. A instável leveza do rock: génese, dinâmica e consolidação do rock alternativo em Portugal (1980-2010). Porto: Edições Afrontamento, 2013.[2] Ibid.
id UEMA-2_1e9f4b9e272035f85bc1a390b348358f
oai_identifier_str oai:ojs2.outrostempos.uema.br:article/757
network_acronym_str UEMA-2
network_name_str Outros tempos
repository_id_str
spelling UM LUGAR SEM LUGAR… NO ROCK PORTUGUÊSPortugalRockDominação MasculinaGêneroXanaRádio MacauNeste artigo procuraremos analisar os motivos para a invisibilidade feminina no rock português como aspeto central da construção da feminilidade da contemporaneidade portuguesa. Noutro lugar[1] demonstramos a existência de uma profunda misoginia nas letras punks portuguesas. Parece que as mulheres apenas são recordadas pela lente dos estereótipos dominantes, ou como meras namoradas, acompanhantes e atores sociais submissos em espaço público. Para combater esse esquecimento propomos, primeiro, um estado da arte que cruze género e estudos juvenis, depois uma curta apresentação do estado da participação feminina no punk português, para depois nos centrarmos na questão central do artigo: a história de vida de Xana, vocalista dos Rádio Macau. Uma trajetória paradigmática não só de uma música portuguesa, mas de toda a construção da feminilidade no mundo das artes e da cultura na história recente de Portugal.Palavras-chave: Portugal. Rock. Dominação Masculina. Género. Xana. Rádio Macau.A PLACE WITH NO PLACE… IN PORTUGUESE ROCK Abstract: In this article we analyze the reasons for female invisibility in Portuguese rock as a central aspect in the construction of the femininity of the portuguese contemporaneity.  Elsewhere we showed the existence of a profound misogyny in Portuguese punk lyrics. It seems that the women are barely remembered through the dominant stereotypes lenses, such as mere lovers, companions and submissive social actresses in public space. To combat this invisibility, we propose, first, a state of the art about gender and youth studies, then a brief presentation of the state of female participation in Portuguese punk, and then the central issue of the article: the life history of Xana, vocalist of Radio Macau. A paradigmatic trajectory not only of Portuguese music, but of the entire construction of femininity in the world of arts and culture in recent Portuguese history.Keywords: Portugal. Rock. Male Domination. Gender. Xana. Radio Macau. UN LUGAR SIN LUGAR ... EN EL ROCK PORTUGUÉSResumen: En este artículo analizaremos las razones de la invisibilidad femenina en el punk portugués. En otras partes[2] demostramos la existencia de una profunda misoginia en las letras punk portuguesas. Parece que las mujeres solo son recordadas a través de la lente de los estereotipos dominantes, o como meras novias, chaperonas y actores sociales sumisos en el espacio público. Para combatir este olvido, proponemos, primero, un estado del arte que cruza los estudios de género y juventud, luego una breve presentación del estado de la participación femenina en el punk portugués, y luego nos centramos en el tema central del artículo: la historia de vida de Xana, la vocalista de Rádio Macau. Una trayectoria paradigmática no solo de la música portuguesa, sino de toda la construcción de la feminidad en el mundo de las artes y la cultura en la historia portuguesa reciente.Palabras clave: Portugal. Rock. Dominación Masculina. Gender. Xana. Rádio Macau. [1] GUERRA, Paula. A instável leveza do rock: génese, dinâmica e consolidação do rock alternativo em Portugal. 2010. Dissertação (Doutorado em Sociologia) - Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Porto, 2010. GUERRA, Paula. A instável leveza do rock: génese, dinâmica e consolidação do rock alternativo em Portugal (1980-2010). Porto: Edições Afrontamento, 2013.[2] Ibid.Universidade Estadual do Maranhão2020-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/75710.18817/ot.v17i29.757Outros Tempos: Pesquisa em Foco - História; v. 17 n. 29 (2020): Dossiê: Feminilidades e Masculinidades em Foco; 181-2041808-803110.18817/ot.v17i29reponame:Outros temposinstname:Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)instacron:UEMAporhttps://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/757/pdfCopyright (c) 2020 Outros Tempos: Pesquisa em Foco - Históriainfo:eu-repo/semantics/openAccessGUERRA, PAULA2021-03-02T20:17:13Zoai:ojs2.outrostempos.uema.br:article/757Revistahttp://www.outrostempos.uema.br/PUBhttps://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/oaioutrostempos_revista@yahoo.com.br1808-80311808-8031opendoar:2021-03-02T20:17:13Outros tempos - Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)false
dc.title.none.fl_str_mv UM LUGAR SEM LUGAR… NO ROCK PORTUGUÊS
title UM LUGAR SEM LUGAR… NO ROCK PORTUGUÊS
spellingShingle UM LUGAR SEM LUGAR… NO ROCK PORTUGUÊS
GUERRA, PAULA
Portugal
Rock
Dominação Masculina
Gênero
Xana
Rádio Macau
title_short UM LUGAR SEM LUGAR… NO ROCK PORTUGUÊS
title_full UM LUGAR SEM LUGAR… NO ROCK PORTUGUÊS
title_fullStr UM LUGAR SEM LUGAR… NO ROCK PORTUGUÊS
title_full_unstemmed UM LUGAR SEM LUGAR… NO ROCK PORTUGUÊS
title_sort UM LUGAR SEM LUGAR… NO ROCK PORTUGUÊS
author GUERRA, PAULA
author_facet GUERRA, PAULA
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv GUERRA, PAULA
dc.subject.por.fl_str_mv Portugal
Rock
Dominação Masculina
Gênero
Xana
Rádio Macau
topic Portugal
Rock
Dominação Masculina
Gênero
Xana
Rádio Macau
description Neste artigo procuraremos analisar os motivos para a invisibilidade feminina no rock português como aspeto central da construção da feminilidade da contemporaneidade portuguesa. Noutro lugar[1] demonstramos a existência de uma profunda misoginia nas letras punks portuguesas. Parece que as mulheres apenas são recordadas pela lente dos estereótipos dominantes, ou como meras namoradas, acompanhantes e atores sociais submissos em espaço público. Para combater esse esquecimento propomos, primeiro, um estado da arte que cruze género e estudos juvenis, depois uma curta apresentação do estado da participação feminina no punk português, para depois nos centrarmos na questão central do artigo: a história de vida de Xana, vocalista dos Rádio Macau. Uma trajetória paradigmática não só de uma música portuguesa, mas de toda a construção da feminilidade no mundo das artes e da cultura na história recente de Portugal.Palavras-chave: Portugal. Rock. Dominação Masculina. Género. Xana. Rádio Macau.A PLACE WITH NO PLACE… IN PORTUGUESE ROCK Abstract: In this article we analyze the reasons for female invisibility in Portuguese rock as a central aspect in the construction of the femininity of the portuguese contemporaneity.  Elsewhere we showed the existence of a profound misogyny in Portuguese punk lyrics. It seems that the women are barely remembered through the dominant stereotypes lenses, such as mere lovers, companions and submissive social actresses in public space. To combat this invisibility, we propose, first, a state of the art about gender and youth studies, then a brief presentation of the state of female participation in Portuguese punk, and then the central issue of the article: the life history of Xana, vocalist of Radio Macau. A paradigmatic trajectory not only of Portuguese music, but of the entire construction of femininity in the world of arts and culture in recent Portuguese history.Keywords: Portugal. Rock. Male Domination. Gender. Xana. Radio Macau. UN LUGAR SIN LUGAR ... EN EL ROCK PORTUGUÉSResumen: En este artículo analizaremos las razones de la invisibilidad femenina en el punk portugués. En otras partes[2] demostramos la existencia de una profunda misoginia en las letras punk portuguesas. Parece que las mujeres solo son recordadas a través de la lente de los estereotipos dominantes, o como meras novias, chaperonas y actores sociales sumisos en el espacio público. Para combatir este olvido, proponemos, primero, un estado del arte que cruza los estudios de género y juventud, luego una breve presentación del estado de la participación femenina en el punk portugués, y luego nos centramos en el tema central del artículo: la historia de vida de Xana, la vocalista de Rádio Macau. Una trayectoria paradigmática no solo de la música portuguesa, sino de toda la construcción de la feminidad en el mundo de las artes y la cultura en la historia portuguesa reciente.Palabras clave: Portugal. Rock. Dominación Masculina. Gender. Xana. Rádio Macau. [1] GUERRA, Paula. A instável leveza do rock: génese, dinâmica e consolidação do rock alternativo em Portugal. 2010. Dissertação (Doutorado em Sociologia) - Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Porto, 2010. GUERRA, Paula. A instável leveza do rock: génese, dinâmica e consolidação do rock alternativo em Portugal (1980-2010). Porto: Edições Afrontamento, 2013.[2] Ibid.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/757
10.18817/ot.v17i29.757
url https://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/757
identifier_str_mv 10.18817/ot.v17i29.757
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/757/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Outros Tempos: Pesquisa em Foco - História
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Outros Tempos: Pesquisa em Foco - História
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Outros Tempos: Pesquisa em Foco - História; v. 17 n. 29 (2020): Dossiê: Feminilidades e Masculinidades em Foco; 181-204
1808-8031
10.18817/ot.v17i29
reponame:Outros tempos
instname:Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
instacron:UEMA
instname_str Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
instacron_str UEMA
institution UEMA
reponame_str Outros tempos
collection Outros tempos
repository.name.fl_str_mv Outros tempos - Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
repository.mail.fl_str_mv outrostempos_revista@yahoo.com.br
_version_ 1797067033459818496