CANNON, THE SPY WHO DIDN'T LOVE: espionage and the male imaginary in the Cold War (1970-1973)
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Outros tempos |
Texto Completo: | https://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/1008 |
Resumo: | O objetivo deste texto é examinar como as tiras de histórias em quadrinhos do superespião estadunidense John Cannon, criadas por Wallace Wood e publicadas entre 1970 e 1973, inserem-se no contexto histórico da Guerra Fria. Presta-se atenção à dimensão anticomunista apresentada nas histórias do personagem e como ela dialoga com formas visuais e esquemas narrativos que se expressam por meio da figura de mulheres, quase sempre objetificadas, desempenhando o papel de femmes fatales. A análise dessa categoria de fonte para a historiografia é reveladora de um imaginário projetado sobre as tensões entre os Estados Unidos e seus inimigos comunistas, bem como nos fornece elementos para interpretar um possível direcionamento dos quadrinhos de Cannon ao gosto de um público masculino. |
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CANNON, THE SPY WHO DIDN'T LOVE: espionage and the male imaginary in the Cold War (1970-1973)CANNON, L'ESPION QUI N'AIMAIT PAS: espionnage et imaginaire masculin dans la guerre froide (1970-1973)CANNON, O ESPIÃO QUE NÃO AMAVA: espionagem e o imaginário masculino da guerra fria (1970-1973)Guerre froide Imaginaire masculin Bandes dessinéesCold War Male imaginaryComic stripsGuerra Fria.Imaginario MasculinoHistórias em QuadrinhosO objetivo deste texto é examinar como as tiras de histórias em quadrinhos do superespião estadunidense John Cannon, criadas por Wallace Wood e publicadas entre 1970 e 1973, inserem-se no contexto histórico da Guerra Fria. Presta-se atenção à dimensão anticomunista apresentada nas histórias do personagem e como ela dialoga com formas visuais e esquemas narrativos que se expressam por meio da figura de mulheres, quase sempre objetificadas, desempenhando o papel de femmes fatales. A análise dessa categoria de fonte para a historiografia é reveladora de um imaginário projetado sobre as tensões entre os Estados Unidos e seus inimigos comunistas, bem como nos fornece elementos para interpretar um possível direcionamento dos quadrinhos de Cannon ao gosto de um público masculino.The aim of this paper is to examine how the comic book strips of the US superspy John Cannon, created by Wallace Wood and published between 1970 and 1973, are inserted in the historical context of the Cold War. We focus on the anti-communist dimension presented in the character's stories and how it dialogues with visual forms and narrative schemes that are expressed through the figure of the objectified women playing the role of the “femmes fatales”. The analysis of this historical source category is revealing of a projected imaginary about the tensions between the United States and its communist enemies, as well as providing us with elements to interpret a possible orientation of the comic strips created by Wallace Wood to the taste of a male audience.L’objectif de ce texte est d’examiner comment la bande dessinée du super espion états-unien John Cannon, créée par Wallace Wood et publiée entre 1970 et 1973, s’insère dans le contexte historique de la Guerre froide. Nous nous concentrons sur la dimension anticommuniste présentée dans les histoires du protagoniste et sur la manière dont cette peur face aux ennemis communistes dialogue avec des formes visuelles et des schémas narratifs qui s’expriment à travers la figure de personnages féminins qui jouent le rôle de femmes fatales. L’analyse de cette catégorie de source historique est révélatrice d’un imaginaire projeté sur les tensions entre les États-Unis et leurs ennemis communistes, et nous fournit des éléments pour interpréter une orientation présumée des bandes dessinées de Cannon sur le goût d'un public masculin.Universidade Estadual do Maranhão2023-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/100810.18817/ot.v20i36.1008Outros Tempos: Pesquisa em Foco - História; v. 20 n. 36 (2023): Dossiê - ENSINO DE HISTÓRIA: metodologias, abordagens e práticas; 32-611808-803110.18817/ot.v20i36reponame:Outros temposinstname:Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)instacron:UEMAporhttps://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/1008/977Copyright (c) 2023 Outros Tempos: Pesquisa em Foco - Históriainfo:eu-repo/semantics/openAccessRODRIGUES, MÁRCIO DOS SANTOSPEDROSO, RODRIGO APARECIDO DE ARAÚJO2023-07-25T18:58:21Zoai:ojs2.outrostempos.uema.br:article/1008Revistahttp://www.outrostempos.uema.br/PUBhttps://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/oaioutrostempos_revista@yahoo.com.br1808-80311808-8031opendoar:2023-07-25T18:58:21Outros tempos - Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)false |
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