ALBERTO SALLES, PENSAMENTO EDUCACIONAL E AÇÃO POLÍTICA NO BRASIL DE FINS DO SÉCULO XIX
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Outros tempos |
Texto Completo: | https://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/907 |
Resumo: | O artigo pretende discutir a trajetória e a produção intelectual de João Alberto Salles (1857-1904), membro da chamada geração 1870 que construiu toda sua carreira como homem de letras e da política em São Paulo. Sua obra abrange especialmente estudos de natureza sociológica, ciência política, direito e propaganda republicana nos quais emprega as matrizes filosóficas que marcaram a esmagadora maioria dos intelectuais brasileiros entre a segunda metade do século XIX e as primeiras décadas do século XX: o positivismo comteano e o cientificismo spencereano. No âmbito desse trabalho pretende-se enfatizar as concepções educacionais presentes no pensamento de Alberto Salles procurando articulá-las com a crise do Império e a nascente República. Em termos metodológicos, o trabalho lança mão das contribuições de Jean François Sirinelli que para abordagem dos intelectuais faz uso das noções de sociabilidade, itinerários e microclimas. |
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ALBERTO SALLES, PENSAMENTO EDUCACIONAL E AÇÃO POLÍTICA NO BRASIL DE FINS DO SÉCULO XIXALBERTO SALLES, EDUCATIONAL THOUGHT AND POLITICAL ACTION IN BRAZIL AT THE END OF THE 19TH CENTURYALBERTO SALLES, PENSAMIENTO EDUCATIVO Y ACCIÓN POLÍTICA A FINALES DEL BRASIL DEL SIGLO XIXIntelectualesAcción PolíticaPensamiento EducativoIntellectualsPolitical ActionEducational ThoughtIntelectuaisAção PolíticaPensamento EducacionalO artigo pretende discutir a trajetória e a produção intelectual de João Alberto Salles (1857-1904), membro da chamada geração 1870 que construiu toda sua carreira como homem de letras e da política em São Paulo. Sua obra abrange especialmente estudos de natureza sociológica, ciência política, direito e propaganda republicana nos quais emprega as matrizes filosóficas que marcaram a esmagadora maioria dos intelectuais brasileiros entre a segunda metade do século XIX e as primeiras décadas do século XX: o positivismo comteano e o cientificismo spencereano. No âmbito desse trabalho pretende-se enfatizar as concepções educacionais presentes no pensamento de Alberto Salles procurando articulá-las com a crise do Império e a nascente República. Em termos metodológicos, o trabalho lança mão das contribuições de Jean François Sirinelli que para abordagem dos intelectuais faz uso das noções de sociabilidade, itinerários e microclimas.The article intends to discuss the trajectory and intellectual production of João Alberto Salles (1857-1904), a member of the so-called 1870 Generation who built his entire career as a man of the literature and politics in São Paulo. His work especially covers studies of sociological nature, political science, law and republican propaganda in which he employs the philosophical matrices that marked the overwhelming majority of Brazilian intellectuals between the second half of the nineteenth century and the first decades of the twentieth century: Comtean positivism and Spencerian scientism. Within the scope of this work, it is intended to emphasize the educational conceptions present in the thinking of Alberto Salles, seeking to articulate them with the crisis of the Empire and the rising Republic. In methodological terms, this work makes use of the contributions of Jean François Sirinelli, who uses the notions of sociability, itineraries and microclimates to approach intellectuals.El artículo pretende discutir la trayectoria y producción intelectual de João Alberto Salles (1857-1904), miembro de la llamada generación 1870 que construyó toda su carrera como literato y político en São Paulo. Su obra abarca especialmente los estudios sociológicos, las ciencias políticas, el derecho y la propaganda republicana en los que emplea las matrices filosóficas que marcaron la abrumadora mayoría de los intelectuales brasileños entre la segunda mitad del siglo XIX y las primeras décadas del siglo XX: el positivismo comteano y el cientifismo spenceriano. En el ámbito de este trabajo, se pretende enfatizar las concepciones educativas presentes en el pensamiento de Alberto Salles, tratando de articularlas con la crisis del Imperio y la naciente República. En términos metodológicos, el trabajo aprovecha las aportaciones de Jean François Sirinelli, quien utiliza las nociones de sociabilidad, itinerarios y microclimas para acercarse a los intelectuales.Universidade Estadual do Maranhão2022-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/90710.18817/ot.v19i33.907Outros Tempos: Pesquisa em Foco - História; v. 19 n. 33 (2022): Dossiê - HISTÓRIA DA JUSTIÇA: Das independências aos Estados americanos; 18-351808-803110.18817/ot.v19i33reponame:Outros temposinstname:Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)instacron:UEMAporhttps://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/907/920Copyright (c) 2022 Outros Tempos: Pesquisa em Foco - Históriainfo:eu-repo/semantics/openAccessCORREA, RUBENS ARANTES 2022-07-11T19:09:45Zoai:ojs2.outrostempos.uema.br:article/907Revistahttp://www.outrostempos.uema.br/PUBhttps://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/oaioutrostempos_revista@yahoo.com.br1808-80311808-8031opendoar:2022-07-11T19:09:45Outros tempos - Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)false |
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