E SE DIZ DO DITO NEGRO QUE É FEITICEIRO E CURADOR: a união entre o natural e o sobrenatural na saúde e na doença das Gerais do século XVIII.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, André
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Outros tempos
Texto Completo: https://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/395
Resumo: Pretendemos, com o presente artigo, discutir, como nas Minas do século XVIII, imiscuía-se fortemente as concepções de doença, feitiço e curas, todas imersas numa atmosfera sobrenatural, não perdendo de vista que esta postura habitava tanto os tratados médicos e tratamentos dos brancos licenciados, como as práticas de africanos e seus descendentes, não raro alvo de repressão por isso. Para esta investigação, valemo-nos fundamentalmente da documentação produzida em várias devassas eclesiásticas, principalmente depois de 1745, com a criação do bispado de Mariana, bem como dos tratados de medicina supra mencionados.
id UEMA-2_e87d16a1888e745f37b25430e6e2d1dc
oai_identifier_str oai:ojs2.outrostempos.uema.br:article/395
network_acronym_str UEMA-2
network_name_str Outros tempos
repository_id_str
spelling E SE DIZ DO DITO NEGRO QUE É FEITICEIRO E CURADOR: a união entre o natural e o sobrenatural na saúde e na doença das Gerais do século XVIII.witchcraft and healing or cure practices”Devassas Eclesiásticas”Minas Gerais 18 th centuryFeitiçaria e práticas de curaDevassas EclesiásticasMinas Gerais do século XVIII.Pretendemos, com o presente artigo, discutir, como nas Minas do século XVIII, imiscuía-se fortemente as concepções de doença, feitiço e curas, todas imersas numa atmosfera sobrenatural, não perdendo de vista que esta postura habitava tanto os tratados médicos e tratamentos dos brancos licenciados, como as práticas de africanos e seus descendentes, não raro alvo de repressão por isso. Para esta investigação, valemo-nos fundamentalmente da documentação produzida em várias devassas eclesiásticas, principalmente depois de 1745, com a criação do bispado de Mariana, bem como dos tratados de medicina supra mencionados.Universidade Estadual do Maranhão2006-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/39510.18817/ot.v3i3.395Outros Tempos: Pesquisa em Foco - História; v. 3 n. 3 (2006): Volume 3, número 3, 20061808-803110.18817/ot.v3i3reponame:Outros temposinstname:Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)instacron:UEMAporhttps://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/395/330Copyright (c) 2006 Outros Tempos: Pesquisa em Foco - Históriainfo:eu-repo/semantics/openAccessNogueira, André2021-03-02T20:16:52Zoai:ojs2.outrostempos.uema.br:article/395Revistahttp://www.outrostempos.uema.br/PUBhttps://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/oaioutrostempos_revista@yahoo.com.br1808-80311808-8031opendoar:2021-03-02T20:16:52Outros tempos - Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)false
dc.title.none.fl_str_mv E SE DIZ DO DITO NEGRO QUE É FEITICEIRO E CURADOR: a união entre o natural e o sobrenatural na saúde e na doença das Gerais do século XVIII.
title E SE DIZ DO DITO NEGRO QUE É FEITICEIRO E CURADOR: a união entre o natural e o sobrenatural na saúde e na doença das Gerais do século XVIII.
spellingShingle E SE DIZ DO DITO NEGRO QUE É FEITICEIRO E CURADOR: a união entre o natural e o sobrenatural na saúde e na doença das Gerais do século XVIII.
Nogueira, André
witchcraft and healing or cure practices
”Devassas Eclesiásticas”
Minas Gerais 18 th century
Feitiçaria e práticas de cura
Devassas Eclesiásticas
Minas Gerais do século XVIII.
title_short E SE DIZ DO DITO NEGRO QUE É FEITICEIRO E CURADOR: a união entre o natural e o sobrenatural na saúde e na doença das Gerais do século XVIII.
title_full E SE DIZ DO DITO NEGRO QUE É FEITICEIRO E CURADOR: a união entre o natural e o sobrenatural na saúde e na doença das Gerais do século XVIII.
title_fullStr E SE DIZ DO DITO NEGRO QUE É FEITICEIRO E CURADOR: a união entre o natural e o sobrenatural na saúde e na doença das Gerais do século XVIII.
title_full_unstemmed E SE DIZ DO DITO NEGRO QUE É FEITICEIRO E CURADOR: a união entre o natural e o sobrenatural na saúde e na doença das Gerais do século XVIII.
title_sort E SE DIZ DO DITO NEGRO QUE É FEITICEIRO E CURADOR: a união entre o natural e o sobrenatural na saúde e na doença das Gerais do século XVIII.
author Nogueira, André
author_facet Nogueira, André
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, André
dc.subject.por.fl_str_mv witchcraft and healing or cure practices
”Devassas Eclesiásticas”
Minas Gerais 18 th century
Feitiçaria e práticas de cura
Devassas Eclesiásticas
Minas Gerais do século XVIII.
topic witchcraft and healing or cure practices
”Devassas Eclesiásticas”
Minas Gerais 18 th century
Feitiçaria e práticas de cura
Devassas Eclesiásticas
Minas Gerais do século XVIII.
description Pretendemos, com o presente artigo, discutir, como nas Minas do século XVIII, imiscuía-se fortemente as concepções de doença, feitiço e curas, todas imersas numa atmosfera sobrenatural, não perdendo de vista que esta postura habitava tanto os tratados médicos e tratamentos dos brancos licenciados, como as práticas de africanos e seus descendentes, não raro alvo de repressão por isso. Para esta investigação, valemo-nos fundamentalmente da documentação produzida em várias devassas eclesiásticas, principalmente depois de 1745, com a criação do bispado de Mariana, bem como dos tratados de medicina supra mencionados.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-01-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/395
10.18817/ot.v3i3.395
url https://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/395
identifier_str_mv 10.18817/ot.v3i3.395
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/395/330
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2006 Outros Tempos: Pesquisa em Foco - História
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2006 Outros Tempos: Pesquisa em Foco - História
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Outros Tempos: Pesquisa em Foco - História; v. 3 n. 3 (2006): Volume 3, número 3, 2006
1808-8031
10.18817/ot.v3i3
reponame:Outros tempos
instname:Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
instacron:UEMA
instname_str Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
instacron_str UEMA
institution UEMA
reponame_str Outros tempos
collection Outros tempos
repository.name.fl_str_mv Outros tempos - Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
repository.mail.fl_str_mv outrostempos_revista@yahoo.com.br
_version_ 1797067032177410048