A importância da educação matemática na formação do pedagogo: um estudo com discentes de pedagogia em uma instituição privada de Paço do Lumiar – MA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) |
Texto Completo: | http://repositorio.uema.br/handle/123456789/758 |
Resumo: | 120 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2018. Orientador: Prof. Dr. Raimundo José Barbosa Brandão |
id |
UEMA-3_fc211b70c484db6e8d689a4d645b8a78 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uema.br:123456789/758 |
network_acronym_str |
UEMA-3 |
network_name_str |
Repositório da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) |
repository_id_str |
|
spelling |
A importância da educação matemática na formação do pedagogo: um estudo com discentes de pedagogia em uma instituição privada de Paço do Lumiar – MAThe importance of mathematics education in pedagogue training: a study with pedagogy students at a private institution in Paço do Lumiar - MAMatemáticaPedagogoEnsino fundamentalMathematicsPedagogueElementary School120 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2018. Orientador: Prof. Dr. Raimundo José Barbosa BrandãoEsta investigação teve como objetivo discutir o contexto da formação dos pedagogos para o ensino da matemática nas series do ensino fundamental, bem como pensar as metodologias educacionais e os espaços pedagógicos, considerando as demandas contemporˆaneas, um percurso que questiona os significados construídos pelo professor pedagogo, enquanto mediador do conhecimento matemático. O estudo teve uma abordagem de natureza qualitativa, com embasamento metodol´ogico da engenharia did´atica. No quadro te´orico analisou-se documentos oficiais, resultados de avaliações em larga escala voltadas para os anos iniciais do ensino fundamental e autores que discorrem sobre a formação matemática do pedagogo no ensino dos anos iniciais. O estudo foi norteado pelas quest˜oes de pesquisa: Qual a percepção dos estudantes de pedagogia sobre sua formação, para o exercício da docência da Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental? Quais seriam os conhecimentos matemáticos necessários à formação do pedagogo, para ensinar Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental? Os Fundamentos Teórico-Metodológico da Matemática abordados no curso de pedagogia contribuem para uma formação do pedagogo com conhecimentos sólidos voltados para a futura prática docente? A pesquisa mostrou que: Menos de 30% dos discentes têm plena convicção de estarem aptos a lecionar a disciplina nos anos iniciais; Os discentes de pedagogia não tinham dificuldades de realizarem soma de números naturais de até três algarismos, mas apresentaram certa dificuldade com divisão por n´umeros de até dois dígitos, e uma dificuldade mais acentuada quando envolvia mais de duas operações no mesmo problema; E que é generalizada nas instituições de ensino superior, responsáveis pela a formação do profissional de pedagogia, a disponibilização de um currículo com pouca ênfase no ensino da Matemática.UEMA2019-09-11T22:36:03Z2019-09-11T22:36:03Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.uema.br/handle/123456789/758D 51:377.8(812.1)Damaceno, Darcio Pereiraporreponame:Repositório da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)instname:Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)instacron:UEMAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-18T17:31:38Zoai:repositorio.uema.br:123456789/758Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.uema.br/driverepositoriouema@gmail.comopendoar:2023-08-18T17:31:38Repositório da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) - Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da educação matemática na formação do pedagogo: um estudo com discentes de pedagogia em uma instituição privada de Paço do Lumiar – MA The importance of mathematics education in pedagogue training: a study with pedagogy students at a private institution in Paço do Lumiar - MA |
title |
A importância da educação matemática na formação do pedagogo: um estudo com discentes de pedagogia em uma instituição privada de Paço do Lumiar – MA |
spellingShingle |
A importância da educação matemática na formação do pedagogo: um estudo com discentes de pedagogia em uma instituição privada de Paço do Lumiar – MA Damaceno, Darcio Pereira Matemática Pedagogo Ensino fundamental Mathematics Pedagogue Elementary School |
title_short |
A importância da educação matemática na formação do pedagogo: um estudo com discentes de pedagogia em uma instituição privada de Paço do Lumiar – MA |
title_full |
A importância da educação matemática na formação do pedagogo: um estudo com discentes de pedagogia em uma instituição privada de Paço do Lumiar – MA |
title_fullStr |
A importância da educação matemática na formação do pedagogo: um estudo com discentes de pedagogia em uma instituição privada de Paço do Lumiar – MA |
title_full_unstemmed |
A importância da educação matemática na formação do pedagogo: um estudo com discentes de pedagogia em uma instituição privada de Paço do Lumiar – MA |
title_sort |
A importância da educação matemática na formação do pedagogo: um estudo com discentes de pedagogia em uma instituição privada de Paço do Lumiar – MA |
author |
Damaceno, Darcio Pereira |
author_facet |
Damaceno, Darcio Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Damaceno, Darcio Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Pedagogo Ensino fundamental Mathematics Pedagogue Elementary School |
topic |
Matemática Pedagogo Ensino fundamental Mathematics Pedagogue Elementary School |
description |
120 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2018. Orientador: Prof. Dr. Raimundo José Barbosa Brandão |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-09-11T22:36:03Z 2019-09-11T22:36:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.uema.br/handle/123456789/758 D 51:377.8(812.1) |
url |
http://repositorio.uema.br/handle/123456789/758 |
identifier_str_mv |
D 51:377.8(812.1) |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UEMA |
publisher.none.fl_str_mv |
UEMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) instname:Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) instacron:UEMA |
instname_str |
Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) |
instacron_str |
UEMA |
institution |
UEMA |
reponame_str |
Repositório da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) |
collection |
Repositório da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) - Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
driverepositoriouema@gmail.com |
_version_ |
1818264494629978112 |