A importância da educação matemática na formação do pedagogo: um estudo com discentes de pedagogia em uma instituição privada de Paço do Lumiar – MA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damaceno, Darcio Pereira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
Texto Completo: http://repositorio.uema.br/handle/123456789/758
Resumo: 120 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2018. Orientador: Prof. Dr. Raimundo José Barbosa Brandão
id UEMA-3_fc211b70c484db6e8d689a4d645b8a78
oai_identifier_str oai:repositorio.uema.br:123456789/758
network_acronym_str UEMA-3
network_name_str Repositório da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
repository_id_str
spelling A importância da educação matemática na formação do pedagogo: um estudo com discentes de pedagogia em uma instituição privada de Paço do Lumiar – MAThe importance of mathematics education in pedagogue training: a study with pedagogy students at a private institution in Paço do Lumiar - MAMatemáticaPedagogoEnsino fundamentalMathematicsPedagogueElementary School120 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2018. Orientador: Prof. Dr. Raimundo José Barbosa BrandãoEsta investigação teve como objetivo discutir o contexto da formação dos pedagogos para o ensino da matemática nas series do ensino fundamental, bem como pensar as metodologias educacionais e os espaços pedagógicos, considerando as demandas contemporˆaneas, um percurso que questiona os significados construídos pelo professor pedagogo, enquanto mediador do conhecimento matemático. O estudo teve uma abordagem de natureza qualitativa, com embasamento metodol´ogico da engenharia did´atica. No quadro te´orico analisou-se documentos oficiais, resultados de avaliações em larga escala voltadas para os anos iniciais do ensino fundamental e autores que discorrem sobre a formação matemática do pedagogo no ensino dos anos iniciais. O estudo foi norteado pelas quest˜oes de pesquisa: Qual a percepção dos estudantes de pedagogia sobre sua formação, para o exercício da docência da Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental? Quais seriam os conhecimentos matemáticos necessários à formação do pedagogo, para ensinar Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental? Os Fundamentos Teórico-Metodológico da Matemática abordados no curso de pedagogia contribuem para uma formação do pedagogo com conhecimentos sólidos voltados para a futura prática docente? A pesquisa mostrou que: Menos de 30% dos discentes têm plena convicção de estarem aptos a lecionar a disciplina nos anos iniciais; Os discentes de pedagogia não tinham dificuldades de realizarem soma de números naturais de até três algarismos, mas apresentaram certa dificuldade com divisão por n´umeros de até dois dígitos, e uma dificuldade mais acentuada quando envolvia mais de duas operações no mesmo problema; E que é generalizada nas instituições de ensino superior, responsáveis pela a formação do profissional de pedagogia, a disponibilização de um currículo com pouca ênfase no ensino da Matemática.UEMA2019-09-11T22:36:03Z2019-09-11T22:36:03Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.uema.br/handle/123456789/758D 51:377.8(812.1)Damaceno, Darcio Pereiraporreponame:Repositório da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)instname:Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)instacron:UEMAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-18T17:31:38Zoai:repositorio.uema.br:123456789/758Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.uema.br/driverepositoriouema@gmail.comopendoar:2023-08-18T17:31:38Repositório da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) - Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da educação matemática na formação do pedagogo: um estudo com discentes de pedagogia em uma instituição privada de Paço do Lumiar – MA
The importance of mathematics education in pedagogue training: a study with pedagogy students at a private institution in Paço do Lumiar - MA
title A importância da educação matemática na formação do pedagogo: um estudo com discentes de pedagogia em uma instituição privada de Paço do Lumiar – MA
spellingShingle A importância da educação matemática na formação do pedagogo: um estudo com discentes de pedagogia em uma instituição privada de Paço do Lumiar – MA
Damaceno, Darcio Pereira
Matemática
Pedagogo
Ensino fundamental
Mathematics
Pedagogue
Elementary School
title_short A importância da educação matemática na formação do pedagogo: um estudo com discentes de pedagogia em uma instituição privada de Paço do Lumiar – MA
title_full A importância da educação matemática na formação do pedagogo: um estudo com discentes de pedagogia em uma instituição privada de Paço do Lumiar – MA
title_fullStr A importância da educação matemática na formação do pedagogo: um estudo com discentes de pedagogia em uma instituição privada de Paço do Lumiar – MA
title_full_unstemmed A importância da educação matemática na formação do pedagogo: um estudo com discentes de pedagogia em uma instituição privada de Paço do Lumiar – MA
title_sort A importância da educação matemática na formação do pedagogo: um estudo com discentes de pedagogia em uma instituição privada de Paço do Lumiar – MA
author Damaceno, Darcio Pereira
author_facet Damaceno, Darcio Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Damaceno, Darcio Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Pedagogo
Ensino fundamental
Mathematics
Pedagogue
Elementary School
topic Matemática
Pedagogo
Ensino fundamental
Mathematics
Pedagogue
Elementary School
description 120 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2018. Orientador: Prof. Dr. Raimundo José Barbosa Brandão
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-09-11T22:36:03Z
2019-09-11T22:36:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uema.br/handle/123456789/758
D 51:377.8(812.1)
url http://repositorio.uema.br/handle/123456789/758
identifier_str_mv D 51:377.8(812.1)
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UEMA
publisher.none.fl_str_mv UEMA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
instname:Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
instacron:UEMA
instname_str Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
instacron_str UEMA
institution UEMA
reponame_str Repositório da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
collection Repositório da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
repository.name.fl_str_mv Repositório da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) - Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
repository.mail.fl_str_mv driverepositoriouema@gmail.com
_version_ 1818264494629978112