EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E FAZER ARTÍSTICO - relato de experiência sob a perspectiva de uma Alfabetização Patrimonial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Rosane Paula
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Scias Arte/Educação
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/5209
Resumo: O presente artigo faz uma análise do ensino voltado para a Educação Patrimonial, em uma perspectiva de que cada indivíduo deve refletir, valorizar e preservar o seu patrimônio, aqui entendido como uma conjunção de significantes históricos, artísticos e culturais de uma sociedade. O artigo traz um relato de experiência sobre Educação Patrimonial na Educação Infantil, prática que buscou gerar nas crianças a percepção de que são protagonistas de sua história e produtoras de patrimônio. Essa atividade foi proposta sob o prisma da “Alfabetização Patrimonial”, em que o termo “alfabetização” não se limita à cultura letrada, mas como uma abordagem de iniciação na compreensão das relações artístico, histórico, culturais em toda sua complexidade. Tal cenário deve ser lido, interpretado e ressignificado, em uma retroalimentação constante de um processo de apropriação do fazer artístico e cultural que resulta em história.
id UEMG-1_21c1e0be0c001ba52e29add8d3186b3e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5209
network_acronym_str UEMG-1
network_name_str Scias Arte/Educação
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E FAZER ARTÍSTICO - relato de experiência sob a perspectiva de uma Alfabetização PatrimonialEducação InfantilEducação Patrimonial EnsinoO presente artigo faz uma análise do ensino voltado para a Educação Patrimonial, em uma perspectiva de que cada indivíduo deve refletir, valorizar e preservar o seu patrimônio, aqui entendido como uma conjunção de significantes históricos, artísticos e culturais de uma sociedade. O artigo traz um relato de experiência sobre Educação Patrimonial na Educação Infantil, prática que buscou gerar nas crianças a percepção de que são protagonistas de sua história e produtoras de patrimônio. Essa atividade foi proposta sob o prisma da “Alfabetização Patrimonial”, em que o termo “alfabetização” não se limita à cultura letrada, mas como uma abordagem de iniciação na compreensão das relações artístico, histórico, culturais em toda sua complexidade. Tal cenário deve ser lido, interpretado e ressignificado, em uma retroalimentação constante de um processo de apropriação do fazer artístico e cultural que resulta em história.Editora da Universidade do Estado de Minas Gerais2020-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/5209SCIAS - Arte/Educação; v. 8 n. 2 (2020): SCIAS-ARTE/EDUCAÇÃO; 98-1152318-8537reponame:Scias Arte/Educaçãoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/5209/3200Copyright (c) 2020 Rosane Paula Moreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, Rosane Paula2020-12-31T00:31:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5209Revistahttp://revista.uemg.br/index.php/SCIASPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/SCIAS/oai||revistascias@uemg.br2318-85372318-8537opendoar:2020-12-31T00:31:14Scias Arte/Educação - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E FAZER ARTÍSTICO - relato de experiência sob a perspectiva de uma Alfabetização Patrimonial
title EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E FAZER ARTÍSTICO - relato de experiência sob a perspectiva de uma Alfabetização Patrimonial
spellingShingle EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E FAZER ARTÍSTICO - relato de experiência sob a perspectiva de uma Alfabetização Patrimonial
Moreira, Rosane Paula
Educação Infantil
Educação Patrimonial
Ensino
title_short EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E FAZER ARTÍSTICO - relato de experiência sob a perspectiva de uma Alfabetização Patrimonial
title_full EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E FAZER ARTÍSTICO - relato de experiência sob a perspectiva de uma Alfabetização Patrimonial
title_fullStr EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E FAZER ARTÍSTICO - relato de experiência sob a perspectiva de uma Alfabetização Patrimonial
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E FAZER ARTÍSTICO - relato de experiência sob a perspectiva de uma Alfabetização Patrimonial
title_sort EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E FAZER ARTÍSTICO - relato de experiência sob a perspectiva de uma Alfabetização Patrimonial
author Moreira, Rosane Paula
author_facet Moreira, Rosane Paula
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Rosane Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Educação Patrimonial
Ensino
topic Educação Infantil
Educação Patrimonial
Ensino
description O presente artigo faz uma análise do ensino voltado para a Educação Patrimonial, em uma perspectiva de que cada indivíduo deve refletir, valorizar e preservar o seu patrimônio, aqui entendido como uma conjunção de significantes históricos, artísticos e culturais de uma sociedade. O artigo traz um relato de experiência sobre Educação Patrimonial na Educação Infantil, prática que buscou gerar nas crianças a percepção de que são protagonistas de sua história e produtoras de patrimônio. Essa atividade foi proposta sob o prisma da “Alfabetização Patrimonial”, em que o termo “alfabetização” não se limita à cultura letrada, mas como uma abordagem de iniciação na compreensão das relações artístico, histórico, culturais em toda sua complexidade. Tal cenário deve ser lido, interpretado e ressignificado, em uma retroalimentação constante de um processo de apropriação do fazer artístico e cultural que resulta em história.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/5209
url https://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/5209
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/5209/3200
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Rosane Paula Moreira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Rosane Paula Moreira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade do Estado de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade do Estado de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv SCIAS - Arte/Educação; v. 8 n. 2 (2020): SCIAS-ARTE/EDUCAÇÃO; 98-115
2318-8537
reponame:Scias Arte/Educação
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Scias Arte/Educação
collection Scias Arte/Educação
repository.name.fl_str_mv Scias Arte/Educação - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistascias@uemg.br
_version_ 1799317967215788032