Interfaces entre identidade profissional e saber da enfermagem: caracterização de um grupo de enfermeiras docentes / Interface between professional identity and knowledge of nursing: characterization of a group of teachers nurses
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1212 |
Resumo: | Apesar de haver preocupação, por parte dos Enfermeiros, na busca de fundamentação pedagógica para atuarem nos cursos de Graduação em Enfermagem, nem sempre foi dada a devida valorização para essa área, uma vez que não há exigência de formação pedagógica específica para o exercício da docência no Ensino Superior. O objetivo foi caracterizar um grupo de enfermeiras docentes e analisar as práticas pedagógicas utilizadas no Estágio Supervisionado em Enfermagem. Fundamentou-se na abordagem quantitativa e qualitativa utilizando três recursos metodológicos: o questionário, a observação não participante e entrevistas semiestruturadas. Participaram 24 docentes, entretanto a observação das aulas e entrevistas ocorreram com quatro desses sujeitos. Constatamos que os docentes estão arraigados à concepção de Educação fundamentada na racionalidade técnica. Há indícios de que esses professores acrescentam novas atitudes em sua atuação lançando mão de outras formas de ensinar com um fazer mais criativo, interacionista, dialógico com os sujeitos que os cercam. |
id |
UEMG-2_0dc1c42cea4d3078b1934840f252b817 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1212 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Interfaces entre identidade profissional e saber da enfermagem: caracterização de um grupo de enfermeiras docentes / Interface between professional identity and knowledge of nursing: characterization of a group of teachers nursesEducação Superior. Docentes de Enfermagem. Prática em Saúde. / Higher Education. Nursing teachers. Practice in Health.Apesar de haver preocupação, por parte dos Enfermeiros, na busca de fundamentação pedagógica para atuarem nos cursos de Graduação em Enfermagem, nem sempre foi dada a devida valorização para essa área, uma vez que não há exigência de formação pedagógica específica para o exercício da docência no Ensino Superior. O objetivo foi caracterizar um grupo de enfermeiras docentes e analisar as práticas pedagógicas utilizadas no Estágio Supervisionado em Enfermagem. Fundamentou-se na abordagem quantitativa e qualitativa utilizando três recursos metodológicos: o questionário, a observação não participante e entrevistas semiestruturadas. Participaram 24 docentes, entretanto a observação das aulas e entrevistas ocorreram com quatro desses sujeitos. Constatamos que os docentes estão arraigados à concepção de Educação fundamentada na racionalidade técnica. Há indícios de que esses professores acrescentam novas atitudes em sua atuação lançando mão de outras formas de ensinar com um fazer mais criativo, interacionista, dialógico com os sujeitos que os cercam.EDUEMG2017-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/121210.24934/eef.v20i30.1212Educação em Foco; Vol. 20 No. 30 (2017): Educação em Foco; 105-123Educação em Foco; Vol. 20 Núm. 30 (2017): Educação em Foco; 105-123Educação em Foco; v. 20 n. 30 (2017): Educação em Foco; 105-1232317-00931519-332210.24934/eef.v20i30reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1212/1323Copyright (c) 2017 Educação em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Silvana RodriguesCicillini, Graça Aparecida2017-07-06T19:18:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1212Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2017-07-06T19:18:42Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interfaces entre identidade profissional e saber da enfermagem: caracterização de um grupo de enfermeiras docentes / Interface between professional identity and knowledge of nursing: characterization of a group of teachers nurses |
title |
Interfaces entre identidade profissional e saber da enfermagem: caracterização de um grupo de enfermeiras docentes / Interface between professional identity and knowledge of nursing: characterization of a group of teachers nurses |
spellingShingle |
Interfaces entre identidade profissional e saber da enfermagem: caracterização de um grupo de enfermeiras docentes / Interface between professional identity and knowledge of nursing: characterization of a group of teachers nurses da Silva, Silvana Rodrigues Educação Superior. Docentes de Enfermagem. Prática em Saúde. / Higher Education. Nursing teachers. Practice in Health. |
title_short |
Interfaces entre identidade profissional e saber da enfermagem: caracterização de um grupo de enfermeiras docentes / Interface between professional identity and knowledge of nursing: characterization of a group of teachers nurses |
title_full |
Interfaces entre identidade profissional e saber da enfermagem: caracterização de um grupo de enfermeiras docentes / Interface between professional identity and knowledge of nursing: characterization of a group of teachers nurses |
title_fullStr |
Interfaces entre identidade profissional e saber da enfermagem: caracterização de um grupo de enfermeiras docentes / Interface between professional identity and knowledge of nursing: characterization of a group of teachers nurses |
title_full_unstemmed |
Interfaces entre identidade profissional e saber da enfermagem: caracterização de um grupo de enfermeiras docentes / Interface between professional identity and knowledge of nursing: characterization of a group of teachers nurses |
title_sort |
Interfaces entre identidade profissional e saber da enfermagem: caracterização de um grupo de enfermeiras docentes / Interface between professional identity and knowledge of nursing: characterization of a group of teachers nurses |
author |
da Silva, Silvana Rodrigues |
author_facet |
da Silva, Silvana Rodrigues Cicillini, Graça Aparecida |
author_role |
author |
author2 |
Cicillini, Graça Aparecida |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Silvana Rodrigues Cicillini, Graça Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Superior. Docentes de Enfermagem. Prática em Saúde. / Higher Education. Nursing teachers. Practice in Health. |
topic |
Educação Superior. Docentes de Enfermagem. Prática em Saúde. / Higher Education. Nursing teachers. Practice in Health. |
description |
Apesar de haver preocupação, por parte dos Enfermeiros, na busca de fundamentação pedagógica para atuarem nos cursos de Graduação em Enfermagem, nem sempre foi dada a devida valorização para essa área, uma vez que não há exigência de formação pedagógica específica para o exercício da docência no Ensino Superior. O objetivo foi caracterizar um grupo de enfermeiras docentes e analisar as práticas pedagógicas utilizadas no Estágio Supervisionado em Enfermagem. Fundamentou-se na abordagem quantitativa e qualitativa utilizando três recursos metodológicos: o questionário, a observação não participante e entrevistas semiestruturadas. Participaram 24 docentes, entretanto a observação das aulas e entrevistas ocorreram com quatro desses sujeitos. Constatamos que os docentes estão arraigados à concepção de Educação fundamentada na racionalidade técnica. Há indícios de que esses professores acrescentam novas atitudes em sua atuação lançando mão de outras formas de ensinar com um fazer mais criativo, interacionista, dialógico com os sujeitos que os cercam. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1212 10.24934/eef.v20i30.1212 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1212 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v20i30.1212 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1212/1323 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Educação em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Educação em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 20 No. 30 (2017): Educação em Foco; 105-123 Educação em Foco; Vol. 20 Núm. 30 (2017): Educação em Foco; 105-123 Educação em Foco; v. 20 n. 30 (2017): Educação em Foco; 105-123 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v20i30 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205468961079296 |