Interfaces entre identidade profissional e saber da enfermagem: caracterização de um grupo de enfermeiras docentes / Interface between professional identity and knowledge of nursing: characterization of a group of teachers nurses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Silvana Rodrigues
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Cicillini, Graça Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1212
Resumo: Apesar de haver preocupação, por parte dos Enfermeiros, na busca de fundamentação pedagógica para atuarem nos cursos de Graduação em Enfermagem, nem sempre foi dada a devida valorização para essa área, uma vez que não há exigência de formação pedagógica específica para o exercício da docência no Ensino Superior. O objetivo foi caracterizar um grupo de enfermeiras docentes e analisar as práticas pedagógicas utilizadas no Estágio Supervisionado em Enfermagem. Fundamentou-se na abordagem quantitativa e qualitativa utilizando três recursos metodológicos: o questionário, a observação não participante e entrevistas semiestruturadas. Participaram 24 docentes, entretanto a observação das aulas e entrevistas ocorreram com quatro desses sujeitos. Constatamos que os docentes estão arraigados à concepção de Educação fundamentada na racionalidade técnica. Há indícios de que esses professores acrescentam novas atitudes em sua atuação lançando mão de outras formas de ensinar com um fazer mais criativo, interacionista, dialógico com os sujeitos que os cercam.
id UEMG-2_0dc1c42cea4d3078b1934840f252b817
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1212
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Interfaces entre identidade profissional e saber da enfermagem: caracterização de um grupo de enfermeiras docentes / Interface between professional identity and knowledge of nursing: characterization of a group of teachers nursesEducação Superior. Docentes de Enfermagem. Prática em Saúde. / Higher Education. Nursing teachers. Practice in Health.Apesar de haver preocupação, por parte dos Enfermeiros, na busca de fundamentação pedagógica para atuarem nos cursos de Graduação em Enfermagem, nem sempre foi dada a devida valorização para essa área, uma vez que não há exigência de formação pedagógica específica para o exercício da docência no Ensino Superior. O objetivo foi caracterizar um grupo de enfermeiras docentes e analisar as práticas pedagógicas utilizadas no Estágio Supervisionado em Enfermagem. Fundamentou-se na abordagem quantitativa e qualitativa utilizando três recursos metodológicos: o questionário, a observação não participante e entrevistas semiestruturadas. Participaram 24 docentes, entretanto a observação das aulas e entrevistas ocorreram com quatro desses sujeitos. Constatamos que os docentes estão arraigados à concepção de Educação fundamentada na racionalidade técnica. Há indícios de que esses professores acrescentam novas atitudes em sua atuação lançando mão de outras formas de ensinar com um fazer mais criativo, interacionista, dialógico com os sujeitos que os cercam.EDUEMG2017-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/121210.24934/eef.v20i30.1212Educação em Foco; Vol. 20 No. 30 (2017): Educação em Foco; 105-123Educação em Foco; Vol. 20 Núm. 30 (2017): Educação em Foco; 105-123Educação em Foco; v. 20 n. 30 (2017): Educação em Foco; 105-1232317-00931519-332210.24934/eef.v20i30reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1212/1323Copyright (c) 2017 Educação em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Silvana RodriguesCicillini, Graça Aparecida2017-07-06T19:18:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1212Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2017-07-06T19:18:42Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Interfaces entre identidade profissional e saber da enfermagem: caracterização de um grupo de enfermeiras docentes / Interface between professional identity and knowledge of nursing: characterization of a group of teachers nurses
title Interfaces entre identidade profissional e saber da enfermagem: caracterização de um grupo de enfermeiras docentes / Interface between professional identity and knowledge of nursing: characterization of a group of teachers nurses
spellingShingle Interfaces entre identidade profissional e saber da enfermagem: caracterização de um grupo de enfermeiras docentes / Interface between professional identity and knowledge of nursing: characterization of a group of teachers nurses
da Silva, Silvana Rodrigues
Educação Superior. Docentes de Enfermagem. Prática em Saúde. / Higher Education. Nursing teachers. Practice in Health.
title_short Interfaces entre identidade profissional e saber da enfermagem: caracterização de um grupo de enfermeiras docentes / Interface between professional identity and knowledge of nursing: characterization of a group of teachers nurses
title_full Interfaces entre identidade profissional e saber da enfermagem: caracterização de um grupo de enfermeiras docentes / Interface between professional identity and knowledge of nursing: characterization of a group of teachers nurses
title_fullStr Interfaces entre identidade profissional e saber da enfermagem: caracterização de um grupo de enfermeiras docentes / Interface between professional identity and knowledge of nursing: characterization of a group of teachers nurses
title_full_unstemmed Interfaces entre identidade profissional e saber da enfermagem: caracterização de um grupo de enfermeiras docentes / Interface between professional identity and knowledge of nursing: characterization of a group of teachers nurses
title_sort Interfaces entre identidade profissional e saber da enfermagem: caracterização de um grupo de enfermeiras docentes / Interface between professional identity and knowledge of nursing: characterization of a group of teachers nurses
author da Silva, Silvana Rodrigues
author_facet da Silva, Silvana Rodrigues
Cicillini, Graça Aparecida
author_role author
author2 Cicillini, Graça Aparecida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Silvana Rodrigues
Cicillini, Graça Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Superior. Docentes de Enfermagem. Prática em Saúde. / Higher Education. Nursing teachers. Practice in Health.
topic Educação Superior. Docentes de Enfermagem. Prática em Saúde. / Higher Education. Nursing teachers. Practice in Health.
description Apesar de haver preocupação, por parte dos Enfermeiros, na busca de fundamentação pedagógica para atuarem nos cursos de Graduação em Enfermagem, nem sempre foi dada a devida valorização para essa área, uma vez que não há exigência de formação pedagógica específica para o exercício da docência no Ensino Superior. O objetivo foi caracterizar um grupo de enfermeiras docentes e analisar as práticas pedagógicas utilizadas no Estágio Supervisionado em Enfermagem. Fundamentou-se na abordagem quantitativa e qualitativa utilizando três recursos metodológicos: o questionário, a observação não participante e entrevistas semiestruturadas. Participaram 24 docentes, entretanto a observação das aulas e entrevistas ocorreram com quatro desses sujeitos. Constatamos que os docentes estão arraigados à concepção de Educação fundamentada na racionalidade técnica. Há indícios de que esses professores acrescentam novas atitudes em sua atuação lançando mão de outras formas de ensinar com um fazer mais criativo, interacionista, dialógico com os sujeitos que os cercam.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1212
10.24934/eef.v20i30.1212
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1212
identifier_str_mv 10.24934/eef.v20i30.1212
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1212/1323
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Educação em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Educação em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 20 No. 30 (2017): Educação em Foco; 105-123
Educação em Foco; Vol. 20 Núm. 30 (2017): Educação em Foco; 105-123
Educação em Foco; v. 20 n. 30 (2017): Educação em Foco; 105-123
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v20i30
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205468961079296