OS casos de violência física entre estudantes: outros possíveis sujeitos nos discursos apassivados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sergivano
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Marcelo Miranda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/7187
Resumo: This essay analyzes the written and apassivated discourses of students who committed acts of physical violence among peers, which appear in the records of school occurrence books, as subjects of discourses constituting other subjects and non-normative identities. This violence is characterized by every movement of the human body that intends, in power relations, to hurt and physically subjugate the other through the use of force. From these non-discursive events and anchored in the post-structuralist perspective and in the methodology of discourse analysis of French Foucauldian affiliation, we analyze some statements that indicate ruptures in the rules of the constitutive discourses of female and male subjects. The essay points to the existence of other subjects and identities that are being constituted in the apassivated discourse of students who committed acts of violence. We will also open paths for a deeper analysis of these discourses in our thesis work.  
id UEMG-2_120ca88fd5b4cf71b6f80ccc0d4a93d1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7187
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling OS casos de violência física entre estudantes: outros possíveis sujeitos nos discursos apassivadosPós-EstruturalismoViolência físicaDiscursosSujeitosIdentidadesThis essay analyzes the written and apassivated discourses of students who committed acts of physical violence among peers, which appear in the records of school occurrence books, as subjects of discourses constituting other subjects and non-normative identities. This violence is characterized by every movement of the human body that intends, in power relations, to hurt and physically subjugate the other through the use of force. From these non-discursive events and anchored in the post-structuralist perspective and in the methodology of discourse analysis of French Foucauldian affiliation, we analyze some statements that indicate ruptures in the rules of the constitutive discourses of female and male subjects. The essay points to the existence of other subjects and identities that are being constituted in the apassivated discourse of students who committed acts of violence. We will also open paths for a deeper analysis of these discourses in our thesis work.  Este ensaio analisa os discursos escritos e apassivados das estudantes que praticaram atos de violência física entre pares, que constam nos registros dos livros de ocorrências escolares, como sujeitos de discursos constituintes de outros sujeitos e identidades não normativas. Essa violência é caracterizada por todo movimento do corpo humano que se propõe, nas relações de poder, ferir e subjugar o outro física e psicologicamente pelo uso da força. A partir desses acontecimentos empíricos, aos quais chamamos de não discursivos, circulam discursos gerativos dos sujeitos constitutivos de outros sujeitos. Ancorados na perspectiva pós-estruturalista e na metodologia da análise do discurso de filiação francesa foucaultiana, o ensaio aponta, sem pretender esgotar a discussão, para a existência de outros sujeitos e identidades que vão sendo constituídas no discurso apassivado das estudantes que praticaram atos de violência física. Também abriremos caminhos para análise mais profunda em nosso trabalho de tese, acerca desses sujeitos. EDUEMG2024-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/718710.36704/eef.v27i51.7187Educação em Foco; Vol. 27 No. 51 (2024): Educação em Foco (Publicação Contínua); 1-19Educação em Foco; Vol. 27 Núm. 51 (2024): Educação em Foco (Publicação Contínua); 1-19Educação em Foco; v. 27 n. 51 (2024): Educação em Foco (Publicação Contínua); 1-192317-009310.36704/eef.v27i51reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/7187/5082Copyright (c) 2024 Sergivano Santos, Marcelo Mirandainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, SergivanoMarcelo Miranda2024-04-19T18:33:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7187Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2024-04-19T18:33:42Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv OS casos de violência física entre estudantes: outros possíveis sujeitos nos discursos apassivados
title OS casos de violência física entre estudantes: outros possíveis sujeitos nos discursos apassivados
spellingShingle OS casos de violência física entre estudantes: outros possíveis sujeitos nos discursos apassivados
Santos, Sergivano
Pós-Estruturalismo
Violência física
Discursos
Sujeitos
Identidades
title_short OS casos de violência física entre estudantes: outros possíveis sujeitos nos discursos apassivados
title_full OS casos de violência física entre estudantes: outros possíveis sujeitos nos discursos apassivados
title_fullStr OS casos de violência física entre estudantes: outros possíveis sujeitos nos discursos apassivados
title_full_unstemmed OS casos de violência física entre estudantes: outros possíveis sujeitos nos discursos apassivados
title_sort OS casos de violência física entre estudantes: outros possíveis sujeitos nos discursos apassivados
author Santos, Sergivano
author_facet Santos, Sergivano
Marcelo Miranda
author_role author
author2 Marcelo Miranda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Sergivano
Marcelo Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Pós-Estruturalismo
Violência física
Discursos
Sujeitos
Identidades
topic Pós-Estruturalismo
Violência física
Discursos
Sujeitos
Identidades
description This essay analyzes the written and apassivated discourses of students who committed acts of physical violence among peers, which appear in the records of school occurrence books, as subjects of discourses constituting other subjects and non-normative identities. This violence is characterized by every movement of the human body that intends, in power relations, to hurt and physically subjugate the other through the use of force. From these non-discursive events and anchored in the post-structuralist perspective and in the methodology of discourse analysis of French Foucauldian affiliation, we analyze some statements that indicate ruptures in the rules of the constitutive discourses of female and male subjects. The essay points to the existence of other subjects and identities that are being constituted in the apassivated discourse of students who committed acts of violence. We will also open paths for a deeper analysis of these discourses in our thesis work.  
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/7187
10.36704/eef.v27i51.7187
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/7187
identifier_str_mv 10.36704/eef.v27i51.7187
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/7187/5082
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Sergivano Santos, Marcelo Miranda
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Sergivano Santos, Marcelo Miranda
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 27 No. 51 (2024): Educação em Foco (Publicação Contínua); 1-19
Educação em Foco; Vol. 27 Núm. 51 (2024): Educação em Foco (Publicação Contínua); 1-19
Educação em Foco; v. 27 n. 51 (2024): Educação em Foco (Publicação Contínua); 1-19
2317-0093
10.36704/eef.v27i51
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1798045782546317312