Ensino rural primário em Minas Gerais no início do século XX: fundamentos e representações da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Josemir Almeida
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/96
Resumo: No presente artigo objetivamos analisar as representações da educação, do ensino e da instrução rural para crianças em Minas Gerais, no período da República Velha. Ao tratarmos de tal época, recorreremos também às teorias contemporâneas da educação para subsidiar nossas reflexões. Entendemos que os fundamentos modernos da educação escolar e as novas tecnologias de aprendizagem são fundantes para o repensar de processos educacionais com vistas na história da educação; são paradigmas importantes, são reconfigurações epistemológicas das ciências da educação. Destacamos uma das indagações: quais formas de representações de práticas educativas nos/dos processos de educação/instrução das crianças no meio rural são expressas nos documentos pesquisados? Em termos metodológicos, recorremos às fontes primárias a exemplo das Mensagens Presidenciais disponíveis no site do Centro de Pesquisa dos Recursos Globais da Rede de Bibliotecas sediado em Chicago, Estados Unidos, e de fotografias encontradas no site do Arquivo Público Mineiro, em Belo Horizonte, Minas Gerais.
id UEMG-2_1d6bad55f0447e658c4b6e41e6a8efd1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/96
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Ensino rural primário em Minas Gerais no início do século XX: fundamentos e representações da escolaeducação ruralinstrução primáriaRepúblicafundamentoshistória da educação.No presente artigo objetivamos analisar as representações da educação, do ensino e da instrução rural para crianças em Minas Gerais, no período da República Velha. Ao tratarmos de tal época, recorreremos também às teorias contemporâneas da educação para subsidiar nossas reflexões. Entendemos que os fundamentos modernos da educação escolar e as novas tecnologias de aprendizagem são fundantes para o repensar de processos educacionais com vistas na história da educação; são paradigmas importantes, são reconfigurações epistemológicas das ciências da educação. Destacamos uma das indagações: quais formas de representações de práticas educativas nos/dos processos de educação/instrução das crianças no meio rural são expressas nos documentos pesquisados? Em termos metodológicos, recorremos às fontes primárias a exemplo das Mensagens Presidenciais disponíveis no site do Centro de Pesquisa dos Recursos Globais da Rede de Bibliotecas sediado em Chicago, Estados Unidos, e de fotografias encontradas no site do Arquivo Público Mineiro, em Belo Horizonte, Minas Gerais.EDUEMG2011-01-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/9610.24934/eef.v13i16.96Educação em Foco; Vol. 13 No. 16 (2010): Educação em Foco; 41-66Educação em Foco; Vol. 13 Núm. 16 (2010): Educação em Foco; 41-66Educação em Foco; v. 13 n. 16 (2010): Educação em Foco; 41-662317-00931519-332210.24934/eef.v13i16reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/96/131Barros, Josemir Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/96Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:02Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino rural primário em Minas Gerais no início do século XX: fundamentos e representações da escola
title Ensino rural primário em Minas Gerais no início do século XX: fundamentos e representações da escola
spellingShingle Ensino rural primário em Minas Gerais no início do século XX: fundamentos e representações da escola
Barros, Josemir Almeida
educação rural
instrução primária
República
fundamentos
história da educação.
title_short Ensino rural primário em Minas Gerais no início do século XX: fundamentos e representações da escola
title_full Ensino rural primário em Minas Gerais no início do século XX: fundamentos e representações da escola
title_fullStr Ensino rural primário em Minas Gerais no início do século XX: fundamentos e representações da escola
title_full_unstemmed Ensino rural primário em Minas Gerais no início do século XX: fundamentos e representações da escola
title_sort Ensino rural primário em Minas Gerais no início do século XX: fundamentos e representações da escola
author Barros, Josemir Almeida
author_facet Barros, Josemir Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Josemir Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv educação rural
instrução primária
República
fundamentos
história da educação.
topic educação rural
instrução primária
República
fundamentos
história da educação.
description No presente artigo objetivamos analisar as representações da educação, do ensino e da instrução rural para crianças em Minas Gerais, no período da República Velha. Ao tratarmos de tal época, recorreremos também às teorias contemporâneas da educação para subsidiar nossas reflexões. Entendemos que os fundamentos modernos da educação escolar e as novas tecnologias de aprendizagem são fundantes para o repensar de processos educacionais com vistas na história da educação; são paradigmas importantes, são reconfigurações epistemológicas das ciências da educação. Destacamos uma das indagações: quais formas de representações de práticas educativas nos/dos processos de educação/instrução das crianças no meio rural são expressas nos documentos pesquisados? Em termos metodológicos, recorremos às fontes primárias a exemplo das Mensagens Presidenciais disponíveis no site do Centro de Pesquisa dos Recursos Globais da Rede de Bibliotecas sediado em Chicago, Estados Unidos, e de fotografias encontradas no site do Arquivo Público Mineiro, em Belo Horizonte, Minas Gerais.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/96
10.24934/eef.v13i16.96
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/96
identifier_str_mv 10.24934/eef.v13i16.96
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/96/131
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 13 No. 16 (2010): Educação em Foco; 41-66
Educação em Foco; Vol. 13 Núm. 16 (2010): Educação em Foco; 41-66
Educação em Foco; v. 13 n. 16 (2010): Educação em Foco; 41-66
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v13i16
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205468467200000