Ensino rural primário em Minas Gerais no início do século XX: fundamentos e representações da escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/96 |
Resumo: | No presente artigo objetivamos analisar as representações da educação, do ensino e da instrução rural para crianças em Minas Gerais, no período da República Velha. Ao tratarmos de tal época, recorreremos também às teorias contemporâneas da educação para subsidiar nossas reflexões. Entendemos que os fundamentos modernos da educação escolar e as novas tecnologias de aprendizagem são fundantes para o repensar de processos educacionais com vistas na história da educação; são paradigmas importantes, são reconfigurações epistemológicas das ciências da educação. Destacamos uma das indagações: quais formas de representações de práticas educativas nos/dos processos de educação/instrução das crianças no meio rural são expressas nos documentos pesquisados? Em termos metodológicos, recorremos às fontes primárias a exemplo das Mensagens Presidenciais disponíveis no site do Centro de Pesquisa dos Recursos Globais da Rede de Bibliotecas sediado em Chicago, Estados Unidos, e de fotografias encontradas no site do Arquivo Público Mineiro, em Belo Horizonte, Minas Gerais. |
id |
UEMG-2_1d6bad55f0447e658c4b6e41e6a8efd1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/96 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino rural primário em Minas Gerais no início do século XX: fundamentos e representações da escolaeducação ruralinstrução primáriaRepúblicafundamentoshistória da educação.No presente artigo objetivamos analisar as representações da educação, do ensino e da instrução rural para crianças em Minas Gerais, no período da República Velha. Ao tratarmos de tal época, recorreremos também às teorias contemporâneas da educação para subsidiar nossas reflexões. Entendemos que os fundamentos modernos da educação escolar e as novas tecnologias de aprendizagem são fundantes para o repensar de processos educacionais com vistas na história da educação; são paradigmas importantes, são reconfigurações epistemológicas das ciências da educação. Destacamos uma das indagações: quais formas de representações de práticas educativas nos/dos processos de educação/instrução das crianças no meio rural são expressas nos documentos pesquisados? Em termos metodológicos, recorremos às fontes primárias a exemplo das Mensagens Presidenciais disponíveis no site do Centro de Pesquisa dos Recursos Globais da Rede de Bibliotecas sediado em Chicago, Estados Unidos, e de fotografias encontradas no site do Arquivo Público Mineiro, em Belo Horizonte, Minas Gerais.EDUEMG2011-01-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/9610.24934/eef.v13i16.96Educação em Foco; Vol. 13 No. 16 (2010): Educação em Foco; 41-66Educação em Foco; Vol. 13 Núm. 16 (2010): Educação em Foco; 41-66Educação em Foco; v. 13 n. 16 (2010): Educação em Foco; 41-662317-00931519-332210.24934/eef.v13i16reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/96/131Barros, Josemir Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/96Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:02Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino rural primário em Minas Gerais no início do século XX: fundamentos e representações da escola |
title |
Ensino rural primário em Minas Gerais no início do século XX: fundamentos e representações da escola |
spellingShingle |
Ensino rural primário em Minas Gerais no início do século XX: fundamentos e representações da escola Barros, Josemir Almeida educação rural instrução primária República fundamentos história da educação. |
title_short |
Ensino rural primário em Minas Gerais no início do século XX: fundamentos e representações da escola |
title_full |
Ensino rural primário em Minas Gerais no início do século XX: fundamentos e representações da escola |
title_fullStr |
Ensino rural primário em Minas Gerais no início do século XX: fundamentos e representações da escola |
title_full_unstemmed |
Ensino rural primário em Minas Gerais no início do século XX: fundamentos e representações da escola |
title_sort |
Ensino rural primário em Minas Gerais no início do século XX: fundamentos e representações da escola |
author |
Barros, Josemir Almeida |
author_facet |
Barros, Josemir Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Josemir Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação rural instrução primária República fundamentos história da educação. |
topic |
educação rural instrução primária República fundamentos história da educação. |
description |
No presente artigo objetivamos analisar as representações da educação, do ensino e da instrução rural para crianças em Minas Gerais, no período da República Velha. Ao tratarmos de tal época, recorreremos também às teorias contemporâneas da educação para subsidiar nossas reflexões. Entendemos que os fundamentos modernos da educação escolar e as novas tecnologias de aprendizagem são fundantes para o repensar de processos educacionais com vistas na história da educação; são paradigmas importantes, são reconfigurações epistemológicas das ciências da educação. Destacamos uma das indagações: quais formas de representações de práticas educativas nos/dos processos de educação/instrução das crianças no meio rural são expressas nos documentos pesquisados? Em termos metodológicos, recorremos às fontes primárias a exemplo das Mensagens Presidenciais disponíveis no site do Centro de Pesquisa dos Recursos Globais da Rede de Bibliotecas sediado em Chicago, Estados Unidos, e de fotografias encontradas no site do Arquivo Público Mineiro, em Belo Horizonte, Minas Gerais. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/96 10.24934/eef.v13i16.96 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/96 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v13i16.96 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/96/131 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 13 No. 16 (2010): Educação em Foco; 41-66 Educação em Foco; Vol. 13 Núm. 16 (2010): Educação em Foco; 41-66 Educação em Foco; v. 13 n. 16 (2010): Educação em Foco; 41-66 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v13i16 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205468467200000 |