A INCLUSÃO MENOR: UM ENSAIO INSPIRADO NA OBRA “KAFKA” DE DELEUZE E GUATTARI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ORRÚ, SILVIA ESTER
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1197
Resumo: A educação é direito fundamental do cidadão. Para garantir esse direito, legislações foram feitas para que alunos com deficiências tivessem acesso e permanência nas escolas. A esse movimento deu-se o nome de inclusão. Contudo, apesar das legislações instituídas, muitos alunos sofrem uma pseudoinclusão, pois embora tenham acesso físico à escola, o acolhimento que promove o sentimento de pertencimento ao grupo inexiste. O objetivo desse texto é dar a conhecer o conceito de “inclusão menor” inspirado na leitura “Kafka, por uma literatura menor”, de Deleuze e Guattari. Foram realizadas duas entrevistas com uma diretora e uma professora, além de roda de conversa com uma turma de crianças do primeiro ano. Como resultados são apresentadas experiências onde a inclusão faz parte da filosofia pedagógica e de vida da comunidade escolar. Por fim, conceitua-se inclusão menor como aquela que acontece na diferença que se diferencia, sem a imposição legal como sua motivação.
id UEMG-2_1e0e0de8a030531c37c3a5a3772273ef
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1197
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling A INCLUSÃO MENOR: UM ENSAIO INSPIRADO NA OBRA “KAFKA” DE DELEUZE E GUATTARIinclusãodiferençainclusão menoreducaçãosingularidadesA educação é direito fundamental do cidadão. Para garantir esse direito, legislações foram feitas para que alunos com deficiências tivessem acesso e permanência nas escolas. A esse movimento deu-se o nome de inclusão. Contudo, apesar das legislações instituídas, muitos alunos sofrem uma pseudoinclusão, pois embora tenham acesso físico à escola, o acolhimento que promove o sentimento de pertencimento ao grupo inexiste. O objetivo desse texto é dar a conhecer o conceito de “inclusão menor” inspirado na leitura “Kafka, por uma literatura menor”, de Deleuze e Guattari. Foram realizadas duas entrevistas com uma diretora e uma professora, além de roda de conversa com uma turma de crianças do primeiro ano. Como resultados são apresentadas experiências onde a inclusão faz parte da filosofia pedagógica e de vida da comunidade escolar. Por fim, conceitua-se inclusão menor como aquela que acontece na diferença que se diferencia, sem a imposição legal como sua motivação.EDUEMG2016-08-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/119710.24934/eef.v19i28.1197Educação em Foco; Vol. 19 No. 28 (2016): Educação em Foco; 47-73Educação em Foco; Vol. 19 Núm. 28 (2016): Educação em Foco; 47-73Educação em Foco; v. 19 n. 28 (2016): Educação em Foco; 47-732317-00931519-332210.24934/eef.v19i28reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1197/977ORRÚ, SILVIA ESTERinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1197Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:05Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A INCLUSÃO MENOR: UM ENSAIO INSPIRADO NA OBRA “KAFKA” DE DELEUZE E GUATTARI
title A INCLUSÃO MENOR: UM ENSAIO INSPIRADO NA OBRA “KAFKA” DE DELEUZE E GUATTARI
spellingShingle A INCLUSÃO MENOR: UM ENSAIO INSPIRADO NA OBRA “KAFKA” DE DELEUZE E GUATTARI
ORRÚ, SILVIA ESTER
inclusão
diferença
inclusão menor
educação
singularidades
title_short A INCLUSÃO MENOR: UM ENSAIO INSPIRADO NA OBRA “KAFKA” DE DELEUZE E GUATTARI
title_full A INCLUSÃO MENOR: UM ENSAIO INSPIRADO NA OBRA “KAFKA” DE DELEUZE E GUATTARI
title_fullStr A INCLUSÃO MENOR: UM ENSAIO INSPIRADO NA OBRA “KAFKA” DE DELEUZE E GUATTARI
title_full_unstemmed A INCLUSÃO MENOR: UM ENSAIO INSPIRADO NA OBRA “KAFKA” DE DELEUZE E GUATTARI
title_sort A INCLUSÃO MENOR: UM ENSAIO INSPIRADO NA OBRA “KAFKA” DE DELEUZE E GUATTARI
author ORRÚ, SILVIA ESTER
author_facet ORRÚ, SILVIA ESTER
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ORRÚ, SILVIA ESTER
dc.subject.por.fl_str_mv inclusão
diferença
inclusão menor
educação
singularidades
topic inclusão
diferença
inclusão menor
educação
singularidades
description A educação é direito fundamental do cidadão. Para garantir esse direito, legislações foram feitas para que alunos com deficiências tivessem acesso e permanência nas escolas. A esse movimento deu-se o nome de inclusão. Contudo, apesar das legislações instituídas, muitos alunos sofrem uma pseudoinclusão, pois embora tenham acesso físico à escola, o acolhimento que promove o sentimento de pertencimento ao grupo inexiste. O objetivo desse texto é dar a conhecer o conceito de “inclusão menor” inspirado na leitura “Kafka, por uma literatura menor”, de Deleuze e Guattari. Foram realizadas duas entrevistas com uma diretora e uma professora, além de roda de conversa com uma turma de crianças do primeiro ano. Como resultados são apresentadas experiências onde a inclusão faz parte da filosofia pedagógica e de vida da comunidade escolar. Por fim, conceitua-se inclusão menor como aquela que acontece na diferença que se diferencia, sem a imposição legal como sua motivação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1197
10.24934/eef.v19i28.1197
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1197
identifier_str_mv 10.24934/eef.v19i28.1197
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1197/977
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 19 No. 28 (2016): Educação em Foco; 47-73
Educação em Foco; Vol. 19 Núm. 28 (2016): Educação em Foco; 47-73
Educação em Foco; v. 19 n. 28 (2016): Educação em Foco; 47-73
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v19i28
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205468956884992