A história da pós-graduação no Brasil e a construção do espaço acadêmico científico da educação
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3577 |
Resumo: | Este artigo trata da história da construção do espaço científico da Educação e dos processos pelos quais a pós-graduação consolidou a pesquisa científica no Brasil e os grupos de pesquisa nas diversas áreas de conhecimento. Assim, objetivou-se investigar o movimento histórico pelo qual se engendrou a pós-graduação em Educação no país, a partir das primeiras intencionalidades de construção do espaço acadêmico educacional, que datam de 1892, até meados da década de 2010, período em que se consolida o processo de constituição e ampliação da pós-graduação, e a emergência dos grupos de pesquisas nesse âmbito. Mediante uma revisão bibliográfica da literatura educacional acerca da pósgraduação, com Henriques (1994), procedemos à investigação da construção do campo científico da Educação. Os resultados apontam que as transformações da pós-graduação em Educação trouxeram novas condições de produção do conhecimento. |
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