A história da pós-graduação no Brasil e a construção do espaço acadêmico científico da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Ortega, Fábio
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: da Fonseca Brandão, Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3577
Resumo: Este artigo trata da história da construção do espaço científico da Educação e dos processos pelos quais a pós-graduação consolidou a pesquisa científica no Brasil e os grupos de pesquisa nas diversas áreas de conhecimento. Assim, objetivou-se investigar o movimento histórico pelo qual se engendrou a pós-graduação em Educação no país, a partir das primeiras intencionalidades de construção do espaço acadêmico educacional, que datam de 1892, até meados da década de 2010, período em que se consolida o processo de constituição e ampliação da pós-graduação, e a emergência dos grupos de pesquisas nesse âmbito. Mediante uma revisão bibliográfica da literatura educacional acerca da pósgraduação, com Henriques (1994), procedemos à investigação da construção do campo científico da Educação. Os resultados apontam que as transformações da pós-graduação em Educação trouxeram novas condições de produção do conhecimento.
id UEMG-2_1fe25018112ca517ff48c9d2ca48d208
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3577
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling A história da pós-graduação no Brasil e a construção do espaço acadêmico científico da educaçãoGrupos de Pesquisa. Pesquisa em Educação. Pós-Graduação.Este artigo trata da história da construção do espaço científico da Educação e dos processos pelos quais a pós-graduação consolidou a pesquisa científica no Brasil e os grupos de pesquisa nas diversas áreas de conhecimento. Assim, objetivou-se investigar o movimento histórico pelo qual se engendrou a pós-graduação em Educação no país, a partir das primeiras intencionalidades de construção do espaço acadêmico educacional, que datam de 1892, até meados da década de 2010, período em que se consolida o processo de constituição e ampliação da pós-graduação, e a emergência dos grupos de pesquisas nesse âmbito. Mediante uma revisão bibliográfica da literatura educacional acerca da pósgraduação, com Henriques (1994), procedemos à investigação da construção do campo científico da Educação. Os resultados apontam que as transformações da pós-graduação em Educação trouxeram novas condições de produção do conhecimento.EDUEMG2020-05-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/357710.24934/eef.v23i39.3577Educação em Foco; Vol. 23 No. 39 (2020): Educação em Foco; 249-269Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 39 (2020): Educação em Foco; 249-269Educação em Foco; v. 23 n. 39 (2020): Educação em Foco; 249-2692317-00931519-332210.24934/eef.v23i39reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3577/2636Copyright (c) 2020 Fábio Silva Ortega, Carlos da Fonseca Brandãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva Ortega, Fábioda Fonseca Brandão, Carlos2020-06-10T15:59:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3577Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2020-06-10T15:59:01Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A história da pós-graduação no Brasil e a construção do espaço acadêmico científico da educação
title A história da pós-graduação no Brasil e a construção do espaço acadêmico científico da educação
spellingShingle A história da pós-graduação no Brasil e a construção do espaço acadêmico científico da educação
Silva Ortega, Fábio
Grupos de Pesquisa. Pesquisa em Educação. Pós-Graduação.
title_short A história da pós-graduação no Brasil e a construção do espaço acadêmico científico da educação
title_full A história da pós-graduação no Brasil e a construção do espaço acadêmico científico da educação
title_fullStr A história da pós-graduação no Brasil e a construção do espaço acadêmico científico da educação
title_full_unstemmed A história da pós-graduação no Brasil e a construção do espaço acadêmico científico da educação
title_sort A história da pós-graduação no Brasil e a construção do espaço acadêmico científico da educação
author Silva Ortega, Fábio
author_facet Silva Ortega, Fábio
da Fonseca Brandão, Carlos
author_role author
author2 da Fonseca Brandão, Carlos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Ortega, Fábio
da Fonseca Brandão, Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Grupos de Pesquisa. Pesquisa em Educação. Pós-Graduação.
topic Grupos de Pesquisa. Pesquisa em Educação. Pós-Graduação.
description Este artigo trata da história da construção do espaço científico da Educação e dos processos pelos quais a pós-graduação consolidou a pesquisa científica no Brasil e os grupos de pesquisa nas diversas áreas de conhecimento. Assim, objetivou-se investigar o movimento histórico pelo qual se engendrou a pós-graduação em Educação no país, a partir das primeiras intencionalidades de construção do espaço acadêmico educacional, que datam de 1892, até meados da década de 2010, período em que se consolida o processo de constituição e ampliação da pós-graduação, e a emergência dos grupos de pesquisas nesse âmbito. Mediante uma revisão bibliográfica da literatura educacional acerca da pósgraduação, com Henriques (1994), procedemos à investigação da construção do campo científico da Educação. Os resultados apontam que as transformações da pós-graduação em Educação trouxeram novas condições de produção do conhecimento.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3577
10.24934/eef.v23i39.3577
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3577
identifier_str_mv 10.24934/eef.v23i39.3577
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3577/2636
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Fábio Silva Ortega, Carlos da Fonseca Brandão
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Fábio Silva Ortega, Carlos da Fonseca Brandão
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 23 No. 39 (2020): Educação em Foco; 249-269
Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 39 (2020): Educação em Foco; 249-269
Educação em Foco; v. 23 n. 39 (2020): Educação em Foco; 249-269
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v23i39
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205469790502912